sexta-feira, 29 de maio de 2009

Cadê o Silêncio?


Quando resolvo andar um pouco por aí, naturalmente passo na frente de lojas, bares e casas e dá pra escutar pelo menos umas 20 músicas diferentes, sem brincadeira! Todas em um volume histérico. Às sextas-feiras, no fim de tarde... piora! Surgem “do nada”, carros equipados com aparelhagens de som no porta-malas (que valem mais que a droga do carro). Se não mais que a porcaria do pé-de-borracha, com certeza valem mais que a educação que o seu dono nem chegou a aproveitar. E claro que um sujeito que gasta um dinheirão com equipamento tem que mostrar a potência máxima da parafernália. Acaba sobrando para nós, os vizinhos, que precisam agüentar a barulheira infernal. O gosto musical de um anencéfalo desses, naturalmente, tende a ser medonho. Sempre tem que ser um funk, sertanejo ou pagode. Os finos da porcaria!

Obviamente, quem tem esse tipo de bugiganga no carro, carece de bom senso, e fica difícil explicar que não por meio da agressão, (a princípio verbal) que o som alto na rua incomoda muita gente. Principalmente a mim!

O pior, é que esse tormento de música inconveniente não se restringe aos de educação limitada. Alguns amigos mais ou menos educados, também contraíram o vírus da chatice musical e insistem em carregar para todo lugar esses aparelhinhos que conseguem armazenar bilhões de músicas. Levam para cachoeiras, praias, sítios. Sequer dão “uma foda” sem uma maldita trilha musical!!

Foi o iPod que matou o silêncio.


O engraçado é que, pode reparar, quanto menos uma pessoa tem a dizer, mais músicas ela coloca na porcaria do celular ou equivalente. Colecionar músicas descartáveis de download deve ser um jeito de as pessoas disfarçarem suas limitações!! Nas festas, para as quais tenho sido convidado, reparei em algo: gente que não tem o que dizer, mas quer promover festa, coloca música “no talo”! É preciso gritar pra trocar um verbal... seja lá com quem for. Parece que não “se tocaram” que música alta tem a ver com dançar e não com conversar.

Som alto, também serve pro dono da festa disfarçar que só tem amigos chatos e que é melhor ficar fingindo que todos estão se divertindo com a algazarra.

Finalmente, algumas pessoas, descobriram que não é “bacana” ligar a televisão durante uma festa. Falta agora, descobrirem também, que só gente que não tem nada a dizer coloca a música no volume máximo durante toda a festa.

Maaaaaaas, nem adianta ficar reclamando aqui... quem coloca a porra do som no máximo não gosta muito de ler... O jeito é gritar!

Guttwein, T.

48 Opiniões:

Rhaíssa Morais disse...

Eu concordo em partes com o que você disse.
Eu, por exemplo, amo música alta, mas sei os meus limites e sei quando estou incomodando. De fato, muitas vezes ouço o iPod no volume máximo pra evitar conversinhas com pessoas intediantes. É uma ótima saída, afinal. Mas o que muita gente não tem é limite. Não sabe qual a ocasião que é imprópria pra ouvir sua musiquinha e não sabe que nem todos curtem aquilo que tu tá ouvindo..

Enfim, minha opinião ;P


//myunwrittenwords.blogspot.com

Pedro Amaral disse...

ahh sim valeu ai por indicar o blog, valeu mesmo, to começando a criar um menu com indicações, e concerteza o seu estara lá, valeu


http://theocho888.blogspot.com

Marina J. Gonçalves disse...

amo musica alta e ao mesmo tempo a paz! Poluição sonora é o fim. Quando quero musica alta, uso o bom e velho fone de ouvido. Quando quero paz... só nas segundas mesmo, porque no resto o ritmo, onde eu moro, é acelerado, principalmente no barulho! Parabéns pelo blog, tá ótimo! vou seguir, tá? passa lá no meu, se gostar ;)

Pedro Duarte Jr. disse...

Concordo totalmente contigo. Muitas vezes eu saio com um grupo de amigos, vamos em uns lugares com música pra conversamos entre uma cerveja e outra, de leve, e não conseguimos. O som é muito alto, as pessoas berram e não há como um papo fluir. É algo que reflete certa ignorância da sociedade, que não lê nem conversa.

PS: Ótimo blog, virei 'seguidor'. Sou do http://quotidianonosso.blogspot.com/ , onde me chamou de 'viuva do socialismo'. Curiosamente, tenho um outro blog - http://blogprivatizado.blogspot.com/ - onde, como pode ler, sou liberal e capitalista ao extremo haha. Só acho que me entendeu errado lá, obrigado e abração!

Pobre esponja disse...

Não tenho palavras para falar do silêncio...

Pobre Esponja

Carol Caiana disse...

é algo a ser avaliado né? tudo demais faz mal (principalmente o volume do ipod)

Jaime Guimarães disse...

SUA POSTAGEM ESTÁ EXCELENTE! CONCORDO INTEIRAMENTE COM ELA!

Desculpe ter que gritar, é que o vizinho está lavando o carro e, já sabe, o som está nas alturas para que todos apreciem seu excelente gosto musical.

Quer "ouvir" coisa? Venha a Salvador uma hora dessas. O barulho é insuportável e não há limites de horário ou bom senso e nem lugar ( pode ser em festas, no meio da rua, em casa, dia de semana, fim de semana) para ouvirmos músicas e mais músicas tocando em volume elevadíssimo.

Isso não apenas é falta de educação e cidadania ( sim, há de se respeitar o silêncio que os outros querem ter em suas casas - isso tem até lei para regulamentar) mas demonstra também aquela "vontade de aparecer" que é ridícula: "meu som é melhor que o seu".

Excelente texto, parabéns. Hã? O que? PARABÉNS! rsss

abs!

http://grooeland.blogspot.com

Fabrício Bezerra disse...

todo mundo só tem Ipod ou MPqualquer coisa,é porque é caro,se fosse coisa de pobre ninguem tinha(é irônico né?)eu gosto de praticar o silencio,eu quase não falo ,e quando tô sozinho eu fico queto sem ouvir nada.o silencio é tão bom que tem até seu próprio dia,que foi este mês se eu não me engano.

Pedro Amaral disse...

Ótimo blog cara, mas o lançe eh q volume alto no iPod pode causa surdez ^^, eu não acreditava, meu amigo, compro um iPod no ínicio do ano, e da pra ver, que o cara ficou meio surdo, por isso que no meu ipod, eu cuido com o volume.

http://theocho888.blogspot.com

Web Radio IAPI disse...

Nossa muito bom seu blog e interessante..

espero que visite o meu blog...
http://djneny.blogspot.com

abraços

Rosangela A. Santos disse...

Eu tb concordo com vc .. não sei te dizer se é falta de respeito, senso ou sei lá oq...

abç

Cesar Higashijima disse...

muito bom esse texto! eu concordo e acho que o silêncio precisa ter seu espaço diário em nossas vidas!!

Anônimo disse...

Ahh detesto a falta de desconfiometro desta gente! Musica eh algo pessoal, celular, radio, tv, tudo q emite som, q seja apenas pra vc! Se alguem quisr chega junto nao!?!?
Mas n acontece so com musicas, ja viu akelas motos q passam e na aceleração por exemplo, quase estouram os timpanos alheios??? GEnte eu sou completamente contra akela aberração, se pudesse jogar um abomba em cada so pra ouvir uma ultima explosão e acabar com a poluição auditiva seria ótimo!!
bjus

Unknown disse...

não sei tbm o que seria mas acredito que seja falta de bom senso mesmo!

Anônimo disse...

Isso é coisa de gente mal educada, que gosta de chamar a atenção...

Pedro Amaral disse...

tem momento certo pra tudo, pra silêncio, ouvir música e assim por diante

http://theocho888.blogspot.com

Kallynka Fernanda disse...

Dizem que o silencio fala mais que mil palavras e é verdade!!Infelizmente vivemos em uma sociedade qeu não respeita o direito dos outros e constantemente somos vitimas de poluições sonóras!!!

Leonardo disse...

Para falar do silênciO, nada mais do que ficar em silêncio! =)
Post legal!
Parabens pelo blog!

Noticias, Latadinhas, Desinformação, Bizzarrisses...
.
Blog do Leonardo - http://leonardobslima.blogspot.com/

Ju Camargo disse...

Hum... Só não concordo muito com a afirmação de que quanto menos a pessoa tem a dizer, mais músicas tem no celular... a diferença está bem aí, em como ela usa, e não o quanto ela usa!
Mas pois é, concordo com o post... e por que diabos justamente esses anencéfalos tem que gostar do Funk do Pica-Pau, e não de algo um pouco menos insuportável?

Abraços!

Fabrício Bezerra disse...

já postei aki,aguarde eu comentar no de baixo

Luan Ribeiro disse...

Ouço música, sim. E alta. Mas apenas até o nivel suportavel. Quando posso. Quando não incomodo.
Sou apreciador insaciavel de musica, mas conheço o limite. Tenho Semancol.

Renata Bertolini e Eduardo Bertoni disse...

De fato a nossa cultura incita o barulho. Na França, o pessoal fala tão baixo que a gente quase não escuta. Deve ser nosso sangue latino, com descendência italiana que grita que é uma beleza!!
Mas os vizinhos chatos estão em todas as partes do mundo, infelizmente...

Patrícia disse...

Infelizmente tem pessoas mal educadas demais no mundo! Desconhecem que o seu espaço acaba quando começa o do outro! Não há respeito pelo próximo, essa é a verdade!

Equipe Intriga Social disse...

"O engraçado é que, pode reparar, quanto menos uma pessoa tem a dizer, mais músicas ela coloca na porcaria do celular ou equivalente."


nunca tinha parado para pensar nisso, mas é verdade.
eu sou um bom exemplo, ou mal exemplo, nao sei. rs



http://intrigasocial.blogspot.com/

Raiana Reis disse...

Oi Guttwein! Bom, mais uma vez por aqui e vamos as reflexões...
Comecei rindo e concordando com seu post, tb passo por isso e o que era só final de semana passou a ser a semana inteira, com a vizinha do lado que resolveu ouvir músicas do baú daquelas que nem na época eu ouviria, se é que pode se chamar de música o choro de uma mulher e o cara falando do fim do relacionamento, imagina!! Essa imposição que as pessoas tem em colocar o som no volume máximo com seus bizarros gostos 'musicais' são de azucrinar um bom ouvinte de música...
Por outro lado, bem polêmica sua ideia ao fato de levar no celular músicas ser falta de conteúdo. Amo música, mas faço com que ela me acrescente sempre e não substitua meus pensamentos nem o bom papo claro, mas há coisa melhor que passar o tempo do ônibus lotado ouvindo músicas com letras incríveis ou te faça viajar pra bem distante e até ser pano para futuras reflexões, textos ou mesmo recordações?! Claro que com uma boa companhia ao lado não ficaria com fones ouvindo música, mas ao mesmo tempo bater papo com os amigos num barzinho ouvindo música em som na altura da medida até produz papos interessantes e divertidos. Momento a dois também sempre é bom, mas quem não gosta de ter uma música que marca o casal e ouvir juntinho de vez em qdo?!
Abraços!
www.raianareis.blogspot.com
www.tocou.blogspot.com

AndersOnlineee disse...

O jeito é gritar hehehe..

Legal seu blog

Unknown disse...

concordo...ou não Ò__Ó

Ryder disse...

gritar ahhhhhhhhhhhhhh
realmente hoje em dia so tem barulho

Martins disse...

adorei a frase, quanto menos uma pessoa tem a dizer, mais músicas ela coloca no celular... às vezes eu faço isso quando não tenho nada a dizer. na verdade sou melhor ouvinte eescritor do que falador.

╠♡╣ ºмαяι ╠♡╣ disse...

Realmente Silencio é Uma Coisa Que naãO Se Tem Nos Bares Daquii Da Ruua Tocam Mais De 20 AmigO Acoisa Tah Seriia...

Anônimo disse...

Muito bom o post e vale como um protesto contra a falta de diálogo .
Beijinhos de Rozangela Melo
Se quiser retribuir a visita, fique à vontade…
Fazemos cinema amador
Visite nossso blog
http://www.cgfilmpictures.blogspot.com

MARCIANNU disse...

MUITO BOM O BLOG...MSGS QUE NOS FAZEM PARAR UM POUCO PRA REFLETIR SOBRE NÓS....

http://balacobacu.blogspot.com/

VLW

Thays Pessoa disse...

Bakana seu blog e o texto...

Bom FDS...bjinhusss

Anônimo disse...

É... concordo e muito com o que você falou, afinal, moro ao lado de um lugar que nem sei que porcaria de nome tem, só sei que instala e conserta sons em automóveis. Aquelas drogas de músicas ficam tocando o dia todo sem parar na potência máxima, e quando não são os "finos da porcaria" é música gospel, que sem querer ofender ninguém, eu odeio mesmo. E se você por acaso resolve sair pra rua já viu né... é só reler o post pra entender o que acontece.

.Macarenna disse...

Bom, não concordo totalmentee
com suas palavras. Principalmente
a partir da musica alta acho que ela tem seus momentos e numa festa
ela bomba mesmo, anima qualqr espirito morto ;DDD

beeijos

Anônimo disse...

Eu ponho algodão no ouvido =P

Mto bom blog,parabéns.

Helene Eichel disse...

Desculpa, mas tenho mesmo que discordar.
Não que eu tenha grandes coisas para falar, mas tenho muitas.
E sou viciada [ não há outra palavra] em música.
Meu bem mais precioso é meu I Pod, mas eu uso para mim, não tô afim de obrigar ninguém a escutar e odeio som alto.
Só acho que a música é mais do que uma desculpa para não falar.
As veses não se quer falar nada, só escutar.
Pense nisso.

Mas tá super bem escrito! ;*

http://chocolatebitter.blogspot.com

Thainara Oliveira disse...

Nossa, concordo plenamente.
Ninguém merece pessoas munidas daqueles celulares super potentes, pensam que são o dono do lugar e coloca a parafernalha pra funcionar, é horrivel!!

Valeu!!

http://aleatoriamentecolorido.blogspot.com

Anônimo disse...

Concordo plenamente com vocês, além de detestar som nas alturas, também detesto Funk, Pagode e música sertaneja, nada melhor que rock, mas em uma altura normal e sem incomodar os outros.

Fernanda Toledo disse...

Olá,
Gostei daqui!
Creio que a música relaxa as pessoas. Não está em questão o estilo musical, mas a música em si. Só que o fato de estar num volume alto demais acaba atrapalhando o próximo, que muitas vezes , não tem o mesmo gosto musical.
Quem ouve música as alturas nem sempre é alguém que não lê, ou pessoa que não se pode travar uma conversa. Existem momentos, e neles cabem os livros e a música, e a arte e o silêncio.

Mas concordo que muitos não tem respeito por pessoas que não estão querendo ouvir a mesma música que eles. Temos que ter paciência!

O silêncio é essencial, mas na sua medida, eu penso.

Raiana Reis disse...

Ah, tô esperando seu comentário seguindo a ordem da comu... rs postou alguns segundos após o meu, mas já passei aqui tb... Abraços!

www.tocou.blogspot.com

Anônimo disse...

é tem dias que me escondo atrás de músicas, haushuashuas e ponho algumas só por por.
Embora isso não seja nada produtivo, vai entender . . .

Anônimo disse...

Cara odeio Funk também, quer ver eu ficar puto da vida é quando tô no ônibus e os "sem cultura" coloca esta MERDA no volume máximo achando que todos querem ouvir.

liláh disse...

concordo com tudo que voce disse =]
e eu adoro o silencio!
da uma passada la,post novo
beejo

Dú Esperanco disse...

realmente, o silêncio é muito importante...
se não souber o que falar, não fale...
o difícil é segurar a língua!
parabéns pelo blog, estou com um blog e admiro muito seu trabalho!

Unknown disse...

Eu gosto de curtir minha musica e não que outras pessoas fiquem escutando,tem limites isso.

pra isso que serve mp4

disse...

Não é apenas falta de bom senso. É falta de educação e respeito.
Tenho vizinhos aqui insuportáveis. O adolescente resolveu que é DJ e todo o bairro é obrigado a ouvir a 'profissão' dele.
Quando tem então...
A festa termina e a arruasa pela rua (no meu portão) continua!!!
Triste como falta respeito entre as pessoas!!!

Marcelo A. disse...

Engraçado. Minha última postagem, meio que indiretamente, tem a ver com o que você escreveu. Aqui no Rio, acabamos de perder uma das poucas opções em FM de boa música. Por que? Porque os donos da emissora estão com o penico na mão e "cederam" o lugar no dial para uma rádio mais... comercial, digamos...

Pois é. E tem gente que chama qualquer barulho de música. Imagine isso no último volume, às dez da noite? Imaginou... Às vezes, eu passo por esse inferno!

Rsrsrsrsrs!

Abração, meu velho!