segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Drummonidades...


Articulações de idosos não se movem como outrora, ou como nós gostaríamos que se movessem. Principalmente no meu caso, que são feitas de bronze. Eu, Carlos Drummond de Andrade, resido agora (de 7 anos para cá), na praia de Copacabana. Pretendo expor-lhes algo que vem acontecendo comigo com certa freqüência.

Na calada da noite, meus amigos, o mesmo larápio de sempre passa por aqui e rouba meus óculos! Meus óculos de bronze! Como eu gostaria de ganhar lentes de contato... O governo do Rio gentilmente repõe a peça, mas o larápio não tarda a voltar e me assalta!

Nem estátuas têm paz?! Que século XXI é esse?

Agora, quando pretendo levantar e visitar meu efusivo amigo, Heitor(o Villa Lobos) o inevitável acontece. Chego coxeando e dando motivo para a chacota do amigo...

-“No meio do caminho tinha uma pedra/tinha uma pedra no meio do caminho/tinha uma pedra/no meio do caminho tinha uma pedra.”

Tropeço em inúmeras pedras, todas no meio do caminho até aqui. E por isso estou coxeando... onde estão os meus óculos? Quem precisa roubar óculos de bronze, por deus!! Você acha mesmo que só porque minhas articulações são de bronze elas são resistentes a tudo? Como me doem...

- Diga-me lá Heitor, em algum momento os óculos não mais serão necessários as pessoas, e principalmente, as estátuas? Esse é meu sonho... achar um profissional que me receite lentes de contato!

- Não sei caro amigo Drummond, realmente não sei...

O tempo não está dos melhores, esta uma chuvinha chata e incessante. Despeço-me rapidamente de meu amigo compositor e volto para meu banco, de fronte a praia... me resta mesmo é esperar por novos óculos. E por um pouco mais de consciência das pessoas!

Após inúmeros furtos, e uma nova reforma e reposição dos óculos, a estátua de Drummond recebeu também uma câmera de segurança, para ver se inibe a ação dos vândalos .
Guttwein, T.

62 Opiniões:

Unknown disse...

o que acontece que aqui no brasil ninguem respeita nada...isso e verdade...nem estátuas nem pessoas...e estranho mas e verdade...

Anônimo disse...

Parece coisa de quem quer andar na moda.

Marcus disse...

É vergonhoso esse nosso pais, roubar até uma estatua, infelismente o povo ignorante desse nosso pais não sabe as maravilhas que existe em nosso pais e são invejadas no mundo inteiro, e ainda existe idiotas que destroi nossa cultura.

Anônimo disse...

Realmente o Brasil, melhor, os brasileiros vêm se tornando uma chacota, uma vergonha, uma aberração...
Onde vamos ou queremos chegar desse jeito? Roubando ate mesmo estatuas?

O que sera amanha..

Pessoas roubando praças, prédios
e outras coisas mais inimaginaveis..

Ah, mas aqui o inimaginavel acontece!

Otimo post!

Abraços!

Viviane Righi disse...

Oi, Gutt e Ariane!

Entendo a dor de Drummond - ele está coberto de razão!

Infelizmente, as pessoas reclamam de tudo nessa vida. Muito se pede do governo e pouco se faz por conta própria (é claro que existem as excessões!).

Falta cultura, eu sei, mas também falta educação e vergonha na cara. E cultura, educação e vergonha na cara não estão reservados apenas para pessoas de considerável poder aquisitivo... quantas e quantas pessoas desprovidas de recursos financeiros conseguem dar um verdadeiro show nesses quesitos? Portanto, alegar pobreza não é desculpa para a prática do vandalismo.

Tudo isso é lamentável!

Abraços,

Vivi Righi
http://fluindolhar.blogspot.com/

Unknown disse...

Parabens pela otima ideia, fazer um relato a partir da vitima, o proprio drummond, no caso a estatua de drummond!
Talvez isso ja tenha se tornado um souvenir, colecionar oculos de drummond, sera qeu as turmas disputam quem tem amis oculos ( assim como pixadores disputam quem pixa lugares mais perigosos) de qualquer maneira quem sofre sempre sao os donos de paredes, ou de oculos...
um abraço
Ibere

Inez disse...

Nossaaaaaaaa adorei o texto. Drummond está mais que certo, até seus óculos de bornze são roubados todos os dias.
Quando vi a matéria no Jornal Nacional fiquei pasma este povo não respeita nada mesmo.
Que falta faz a educação.

Reis disse...

Realmente genial, muito bom, a forma como voce abordou, com humor ironico e bem leve, a cronica como critica ao vandalismo aos óculos do Drumond, Parabens...

Priscila disse...

maravilhoso texto .
Baita criatividade teve ao ter a idéia de escrevê-lo, uma bela forma de protesto manifestado através das letras , no qual Drummond era fera. Nem uma estátua está protegida aqui. é ...isto também é Brasil .Lamentável .

Thiago Sampaio disse...

E tem gente que implica com o gênio, mesmo depois de morto.


http://tec-prog.blogspot.com/

disse...

Perfeito!!!!
Ahhh Drummond, nao tem paz nem onde nao se há mais pedras no caminho!!!
O bronze reluz aos olhos dos larapios e deixam triste quem um dia só nos fez sorrir!!!
Bjs

Anônimo disse...

Pois é ... Isso acontece porque no país não há uma valorização do patrimônio cultural (próprio), a maioria das pessoas só valorizam o que está no "estrangeiro" e, com isso deixam de educar seus filhos e ensiná-los que aquela simples estátua é parte de nossa identidade . Identidade cultural... !
Roubam bronze, fios de cobre (cabos de energia), mensalão, dólar na cueca... Reflexo de um sistema educacional falido, professores mal remunerados, pais ausentes... Tudo isso é vergonhoso.

Ótimo post.

Cuchila Blog disse...

post interessante...a estatua do drummond foi pichada?
o povo brasileiro não sabe dar valor a historia ne?
cara,no inicio eu era totalmente contra vc,hj te apoio, te sigo e comento
feliz 2010 e sucesso com seu blog!

Ivani disse...

Poxa, curti a foto lá em cima!
Amo fotografia a do meu blog é a cortina do meu quarto....hauhauahau

E que vergonhoso essas depredações, qual vai ser o dia em que esse Brasil vai mudar?

bjO

Ana C. Nonato disse...

Post muito incrível!
Realmente é nisso que nosso Carlos Drummond de Andrade deve estar pensando nesse momento... Nem as estátuas têm mais paz.
Vândalos! Não respeitam nem um dos maiores escritores do Brasil! Percebemos assim o caos que estamos vivendo.
Parabéns pelo blog! Muito bom!
Feliz 2010!

Fernanda Alves disse...

é uma pena que um bem que é publico não seja respeitado. Coisas do meu Brasil!

Adorei seu blog!
Mto bom msm!

Anônimo disse...

quem sabe quando souberem nomear a pedra os óculos parem de ser roubados.

Sabina Insustentável disse...

Nossa! Adorei! Vou seguir seu blog! Moro em Belo Horizonte e o mesmo acontece com a estátua de bronze da Henriqueta Lisboa. Esses dias ela amanheceu sem o habitual óculos e com as unhas e a boca pintadas de vermelho. Em 2010, o Governo tratou de ajustá-la. O Roberto Drummond, o paquerinha dela do outro lado da praça (rs), com este não mexem. Vai ver que é pq ele não usa óculos. Próxima campanha de governo: Lentes para as estátuas de bronze míopes!
Adorei o texto! Desde já, Sou seguidora!
Beijo

Erich Pontoldio disse...

Qdo li a reportagem sobre o roubo dos óculos eu achei o fim da picada.
Pra que??? me diga o q é q fazem ocm os óculos???
Deixem a estátua em paz meu Jesus Cristo

Yaser Yusuf disse...

BOA NARRATIVA, INFELIZMENTE ISSO NÃO CHEGA A 98% DA POPULAÇÃO...MAS COMO SEMPRE FAZEMOS NOSSA PARTE, ALERTAMOS, RECLAMAMOS....
ENFIM!
BOM TEXTO!

Vestibulando disse...

É estressante este tipo de falta de ética. As pessoas não tem respeito e conhecimento por icones como Drummond, e não dão a eles total crédito por seu trabalho. Não entendem que é um patrimônio histórico e que tais devem ser preservados, como a memória de ter tido um grande poeta, escritor como Carlos Drummond De Andrade.


Parabéns pelos textos e o blog.

Visite o nosso
www.blog.maisestudo.com.br

Abs
Mais Estudo

Lord_Icerage disse...

O vandalismo, ou a fome? Não sei... Não sei mesmo o que dizer, apenas digo, é lastimável que o poeta fique sem ler a cada dia que passa.

Esdras Bailone disse...

Meras utopias...
O que seria de nossos dias aflitivos sem elas?
E q raio de óculos é esse q tá sempre sendo roubado?
Vândalos malditos!!!

Jairo Vanucci disse...

eh... falar sobre esse assunto, nossa a coisa ficou tão evidente que um amigo teve uma idéia divertida para debater a situação: ele e uns amigos da minha facul que tentamos aos trancos e barrancos montar uma IPTV, fizeram um programa sobre estátuas e advinha qual foi a primeira estátua privilegiada?

http://www.youtube.com/watch?v=dzLxb8E2sUU

confere... abraços

Atrevido disse...

É uma pena que as pessoas não consigam respeitar quem foi Drummond. E como sempre suas crônicas são maravilhosas. Já pensou em publicar um livro? Feliz Ano Novo e Mais sucesso. *.-

Anônimo disse...

Que Viajem...
No Rio parece que virou brincadeira de vândalos roubar o óculos de Drummond...

Anônimo disse...

Achei de muito bom gosto a forma com que expressaram o deprazer da estátua sem óculos e a ironia da mesma querer usar lentes por causa da ação de vândalos.
Abraços.

Bruno Costa disse...

Deve ser porque o Drummond não faz parte do cotidiano de algumas pessoas. Não creio ser apenas uma questão de vandalismo, mas de falta de sentido também. Sei a importância de Carlos, e o admiro; mas não parece fazer parte da realidade da educação da maioria da população do Rio. Talvez deva-se pensar nisso também...
Parabéns pelo blog, sempre passo aqui.

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador... Pobre Drumond, mas se considerar as maldades que fazem com o pipi do manequinho em Botafogo... ele até está com sorte... pois se lhe arrancam os oculos....

Cotinha Artes & Design disse...

No brasil nao existe educação! esse é o problema. muito boa essa postagem

Peterson Nemesis disse...

e tem gente que implica com o genio, mesmo depois de morto ²

Inez disse...

Ao ler novamente esse texto chego a conclusão que você estava em um momento de grande inspiração.

Satiko disse...

Poxa,me espantou!o.O
Realmente um otimo texto!Otima ideia!Super criativo viw!Mas agora comentando sobre o assunto,fala sério,o mundo está realmente perdido,que modos são esses?Uma vergonha...

Anônimo disse...

Adoro crônicas. Adorei mesmo essa.
Realmente, as pessoas não respeitam mais nada... É revoltante. Adorei muito o jeito de escrever, a ironia com as lentes de contato, TUDO! Parabéns DEEEE VERDADE.

Deixaria o endereço do meu blog, mas não quero estressar os blogueiros daqui KKK, muito bom *-*

Carlos Macêdo disse...

Tem que ter um estoque de óculos né. hehehehehe

Gostei do texto

flw!

Frank Cunha disse...

Concordo com o amigo lá em cima.
Parece coisa de quem quer seguir a moda. sei que vc entendeu '

Bom texto.
Parabéns.

Neuro-Musical disse...

Caramba... Hoje em dia ladrão não perdoa nem estátua... rsrsrs! Bacana o texto... Tomara que essa camera resolva tudo!

http://cerebro-musical.blogspot.com

Mattheus Rocha disse...

Lindo texto !!!

A prefeitura instalou uma câmera que vigiará nosso amigo Drummond durante 24 horas por dia. Não foi muito divulgado e a câmera fica longe, portanto não irá intimidar quem rouba seus óculos, mas poderá identificar. Pelo menos isso.

Um abraço !!

A Desbocada disse...

Bando de mal educados, vândalos! Falta respeito pelo nosso patrimônio cultural, isso independe de classe social!
Abraços!

Fabrício Bezerra disse...

eu queria que carlos drummond de andrade estivesse vivo(no sentido real da palavra) pra ler isso,ele com certeza te elogiaria.

Unknown disse...

Me impressiona por tu ter tantos comentários, tantos readers e tantos seguidores, mas depois de ler teus textos sempre lembro o porquê disso.

Tenho um amigo meu que escreve de uma forma muito parecida, inclusive fez uma carta escrevendo como se fosse o ano de 2009, muito divertida.

Parabéns pelo texto, cara ;)

www.degaragem.com

CB disse...

muito bom o texto

Andrei Vinicius Morais disse...

Adoro essas viajadas com o Drummond!
Gostei :D

SinaldoLuna" disse...

Imaginação a mil *-*
Descrição perfeita, parabéns pelo texto! Não conhecia seu blog =/

Sucesso

Fernando Serra disse...

Bom, mais uma vez eu me encontro aqui, e li teu texto outra vez.
Sob uma nova perspectiva... Talvez o Poeta queira mesmo é umas lentes de contato, pra mudar o seu estilo.

八洲商店 disse...

Realmente nem as estátuas são consideradas aqui...

Bullshit Rock disse...

Mais um ótimo texto;

Vi no jornal essa história dos ocúlos constantemente furtados...

Brasil neah =/

Pobre esponja disse...

Aproveitando a deixa, Drummond + Ano Novo:

" Carlos Drummond de Andrade -

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança
fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano
se cansar e entregar os pontos.

Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez
com outro número e outra vontade de acreditar
que daqui para adiante vai ser diferente…"

abç
Pobre Esponja

Pedro Prado disse...

Heey,

Bem vindo ao nosso mundo!
E que grande mundo né?
Um mundo onde ninguém se respeita , onde nenhuma lei vale , o homem já não se importa nem mesmo com uma estátua!

Agora com a câmera instalada la , o tal do ladrão vai encontrar outro lugar pra roubar , mas será que a prefeitura vai ter que colocar uma câmera em cada um de nós pra evitar os roubos e a violência?

=)

MUNIKS disse...

hauahauhauahuaha muito gostoso de se ler..vocês estão de parabénss..e como ta bonito isso aqui,heim!!!!Putz...to seguindo...bjaaaao e continue inspirando o mundo da net com coisas úteis...me tirem da colheita feliiiiiz...=D

Georgiana disse...

Entendo que existe vândalos no Brasil, mas eles existem em qualquer lugar.
Não entendo essa mania das pesssoas de TUDO-DE-RUIM-DO-MUNDO-É-CULPA-DO-BRASIL
É uma vergonha mesmo roubarem os óculos, mas porque não soldaram logo isso Drummond!? hauahuaha
Gente, o texto ficou muito bom, parabéns

nem sabia que o nome o Villa-Lobos se chamava Heitor /ignora

hauahuahaah

Millena disse...

Respeito é a palavra pra este post.
Falta respeito por parte de algumas pessoas na nossa sociedade.

Unknown disse...

Comento neste post, pois no primeiro já deixei uma mensagem para vocês. Vi a matéria na TV e achei um absurdo. Será que agora com as câmeras vigiando os malandros vão deixar nosso amigo Drummond em paz?
Só Deus sabe!!!!!!!
Abraços e sucesso!!!!!!!

Unknown disse...

Fazer o que? É o Brasil, tem que mudar o comportamento da população, isso sim... dar mais educação, em vez de mais policiais nas ruas..

Abraços

Betina Rosa. disse...

QUE PAIS É ESSE?ONDE NEM ESTATUAS FICAM LIVRES DE VANDALISMO E ROUBOS?DIZEM QUE O BRASIL DAQUI ALGUNS ANOS VAI SE TORNAR UMA DAS MAIORES ECONOMIAS DO MUNDO,COMO QUEREM QUE O BRASIL VIRE ISSO SE NM ESTATAUAS O POVO RESPEITA?

Anônimo disse...

Bandidos ninja atacam nas trevas! Ainda bem q o poeta não tem coração...

Paty disse...

que absurdo, não sabia que acontecia isso. é a falta de respeito geeneralizada no país associada ao vício do crack que faz as pessoas roubarem o que aparecer pela frente. não vejo solução p/ isso, infelizmente

m4luck0 disse...

Um Absurdoo..

http://navegue-ganhando-dinheiro.blogspot.com/

Tati disse...

Posts diferentes e mais uma vez mais indignação à falta de educação e de respeito da população!

Adoro Drummond... adoro ver a sua estátua em Copa, mas é triste saber que toda poesia acaba aí.

Gisele Cunha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gisele Cunha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gisele Cunha disse...

Ótimo texto, ótima sua abordagem. Gostei muito do blog. Muito inteligênte, bem formado, de forma a interessar e inspirar.
Quanto ao Drummond(adoro drummond), é uma pena realmente que o Brasil já tão pouco valorizado culturalmente(porque acredito que em alguns aspectos ele esteja melhorando), seja motivo de mais chacota internacional. E o que é pior, a conciência é de poucos! Enquanto imperar essa visão, o 3º mundo, continuára imudavél 3º mundo...

www.tetodeareia.blogspot.com