domingo, 17 de janeiro de 2010

Oferenda para Iemanjá...

E não é que boia...

O tema Olimpíadas Rio de Janeiro vira e mexe está pintando nas telinhas, e entre as inúmeras melhorias propostas, as cobradas e as que se fazem necessárias para que o evento ocorra, está a limpeza da Baía de Guanabara.

Certa feita, terminei de ver um comercial com essa propaganda e a TV, já começando um desses programas sensacionalistas, mostrou um sofá encalhado num mangue, numa região próxima a tal Baia de Guanabara... era um de 3 lugares, parecia ser de couro, (mas duvido que fosse), meio que amarelo, puxando pro dourado, com os assentos todos elameados... e sendo disputado ferrenhamente por 3 urubus enormes! Bárbaro! ¬¬

Não que eu não goste do Rio de Janeiro, mas, quando assisti a transmissão de sorteio de sedes para as Olimpíadas e o presidente do COI abriu o envelope e disse Rrriiioo de Rrranêêiroouu... por Odin! Meu desespero veio a tona tão rápido quanto a imagem que tinha visto instantes atrás... como pode um ser Humano, um ser supostamente Racional, jogar um sofá no mar?!

Todos nós já nos encontramos na rua, algum dia, com um papel de bala na mão, ou uma latinha de refrigerante, olhando em volta, em busca de uma lixeira. Muitos de nós, não encontrando nenhuma, já jogaram o papel no chão, colocaram a latinha num canto, ou ao lado de um saco de lixo – como se, durante a noite, por osmose, quem sabe, ela fosse parar do lado de dentro do plástico preto. Agora, até onde pude ver, nesses vinte e três anos sobre a Terra, as pessoas não andam por aí com sofás velhos nos ombros. Sequer com poltronas. Nem mesmo uma almofada costuma-se levar à rua. Para se atirar um móvel ao mar, portanto, é preciso não apenas má fé, mas esforço, engenho, planejamento e trabalho em equipe.

Certamente, numa quarta-feira ensolarada, o sujeito resolve pegar o telefone e...

- “Siqueira? Tudo bom rapaz? No domingo bem cedinho, tem como você me dar uma forcinha...to precisando dispensar meu sofá, acho que jogando pela ponte fica tudo certo...”,

-“Sem crise Bebeto, levo a Kombi do meu cunhado, o Zico, ae na tua casa, e a gente faz o serviço ”

-“Tranquilo então, e quando a gente voltar, já sabe, vai rolar aquele churrasquinho esperto aqui na laje de casa...”

Domingo bem cedo, conforme combinado, os amigos se reúnem. A mulher do tal Bebeto põe as Brahmas pra gelar, e ao mesmo tempo orienta os homens na sala:
- “cuidado com o batente”, “olha o abajur, o abajur... cuidado Siqueira!”

Os amigos amarram o sofá na caçamba da Kombi – é uma dessas Kombis caminhonete - e dirigem meia hora até a ponte mais próxima. Talvez, no caminho, façam um bolão: sofá bóia ou afunda? O Bebeto diz que o fogão da prima afundou, semana passada. O tal Zico comenta que a geladeira da tia boiou, já faz o que, uns seis meses?

Chegam à ponte. Param no acostamento. Tiram o sofá da caçamba, contam um, dois, e lá vão os... Pronto, atiraram o sofá no mar. O sofá bóia. Os três o contemplam, sendo levado pela correnteza, naquele silêncio que só as verdadeiras amizades permitem. Bebeto brinca: “Esse é pra você, Iemanjá!”. Depois, sem remorso algum, vão comer churrasco. É o Brasil das Olimpíadas e da Copa do Mundo.
Guttwein, T.

Além do que se vê...

Assine nosso Feed!

65 Opiniões:

Vinicius Colares disse...

quanto a limeza da baía de guanabara foi prometido o mesmo para o pan, ou foi da lagoa rodrigo de freitas? não lembro direito, mas sei que o que foi prometido n~çao foi cumprido! rsrsrs

Êmili disse...

Li o texto completo e não discordei em nenhuma parte. Na realidade, acho uma tremenda burrada as Olimpíadas e até a Copa do Mundo serem no Brasil. Aqui não há suporte pra um evento desse tamanho, e além disso, tem o que foi publicado no seu blog... Vai ser uma baita vergonha ver o país sujo sendo passado para o mundo inteiro. Acho que antes de se receber algo tão grande no país, deveriam ter feito todo o trabalho já, porque todos sabemos que na correria, algo sem vai acabar dando errado. Ótimo blog, gostei muito! Parabéns!

Sara disse...

Excelenteeeee ... descreveu com exatidão a realidade da maior parte da população das grandes capitais que destroem o meio em que vivem ,chamam o CQC para reclamar de enchente e vibram por um Brasil sediando copas e olimpiadas ... parabens!!

Unknown disse...

nosso país ainda tem muita gente que não sabe usar o cerebro e continua fazendo essas coisas! Nossos politicos são reflexo e o que merecemos por ter uma maioria ainda burra!

Anônimo disse...

Promessas e mais promessas.
Sempre no começo de ano, tudo se repete. Aí chega no final, nada foi cumprido. Esse ano é de eleição, vamos ouvir muitas bobagens.

Anônimo disse...

São essas atitudes que fazem o Brasil nunca ir pra frente.. Se todos fossem conscientes que devem contribuir, seriamos um país totalmente diferente.
Mto bom o blog
Bjus

Guilherme Augusto disse...

Olimpíadas... hum... quero ver o carnaval que vai ser... Sem falar que na Copa do Mundo o Brasil todo vai parar :)

kilder disse...

muito legal o texto, criticas numa dose certa, palavras boas...que despertam! boa semana

Tati disse...

Sou uma paulista que adora o Rio e pra ser sincera, seu post veio a calhar. Dia desses eu falava exatamente isso: da forma como as pessoas [ainda] são mal educadas, o quanto não percebem que o seu lixo contribui [de forma significativa] para um caos na cidade.
Em algumas regiões de SP é isso: vc vê pessoas jogando lixo pelas janelas dos seus carros, do ônibus, como se o problema, não fossem delas. Depois, acusam apenas o governo [que tem sim sua parcela de culpa] no caos que a cidade se torna após 15, 30 minutos de chuva...

E quanto às Olimpiadas: isso é apenas um detalhe... na verdade tudo é politicagem. Tira-se daqui, ganha-se alí. A diferença é quem tira e quem ganha. Justo seria se fosse a população carioca.

Marcus Alencar disse...

O mais curioso e o mesmo interessante é que seu exercicio de imaginação de como foi o epilogo desse sofá não foge muito do que deve ter sido, tendo em vista o famoso jeitinho brasileiro aliado ao silêncio que só as verdadeiras amizades permitem, como você disse. Ao ler o titulo, nem imaginava que esse era o assunto do texto, parabéns pela bela escolha de titulo e pela criatividade.

Joy Barreto disse...

Oláá, como vc está?
saudades daqui!!

Pois é, interessante o seu tempo, o que se trata nele e claro muito bem escrito, vou te falar... Semana passada estava vendo no notíciario, não sei se vc viu... a quantidade de lixo que é encontrado na beira das braias, por toda a areia, os que afundo no mar e os que boiam e vão parar longe prejudicando ainda mais a natureza... Pois é o triste mesmo são as conscequencias que por causa disso os animais morrem, uns são até enforcados , as c enas são chocantes... Agora um sofá?
isso ainda e pouco se pararmos para imaginar a capacidade do homem de ser tão podre!
INFELIZMENTE...
Agora quanto as olimpiadas meu querido... Falando sério isto é preocupante, aliás estamos falando do Brasil, mais que isto do RIO DE JANEIRO... as condições que está, lamentável!

Bjos se cuida

Matheus disse...

é a vida né...

Vanessa Lee disse...

Eu ri mto lendo a "operação sofá".
Realmente eu já havia me perguntado como certos móveis chegam aos rios e mares...
Jogar lixo na rua é uma questão de cultura nacional, já! Mesmo qdo se bem uma lixeira perto, parece que as mãos do povo coçam prá jogar no meio-fio. Incrível!

http://lasanhadeabobrinha.blogspot.com/

Lenivaldo Silva disse...

OLha,é a segunda vez que volto aqui.Muito bom o blog.
Quanto a essa questão é verdade.Pior é imaginar que nos rios a situação é ainda pior.Desce de tudo pela correnteza.Quam mora em cidades que são cortadas por um rio sabem do que estou dizendo.
Mas o descaso não é apenas da população.Como você sitou, quem nunca se deparou com o lixo na mãe e não encontrando um cesto.Quando é um lixo limpo,tudo bem.Mas não dá pra colocar um prato manchado de cobertura de chocolate dentro da bolsa,ou do bolso.
Valeu a visita mais uma vez.Voltarei aqui com certeza.

Silvio disse...

Lugar de lixo precisa ficar no lixo. Devemos respeitar a natureza e cuidar dos nossos bens. Devemos cuidar de tudo, devemos respeitar tudo e devemos fazer por merecer tudo.

Parabéns pelo belo texto, provocou boas reflexões no pessoal.

Abraços.

Fernando lopes disse...

Como vcs mesmo concluiram no post, este é o país das olimpiadas, nos ultimos anos "pão e Circo" não tem faltado a massa popular que se contenta com o minímo!

http://identidade-cultural.blogspot.com/

Árion Aleixo disse...

Não espere muito de um lugar onde não há nem saneamento básico decente.

Veja:
http://www.cibg.rj.gov.br/detalhenoticias.asp?codnot=95&codman=28

Cássio disse...

olá!
também concordo de que o Brasil não tem a mínima estrutura para uma olimpiada!também concordo que nosso país está desorganizado, sujo, etc.Entretanto, a ideia de que a gente vai passar essa ideia pra o mundo será uma surpresa, n acredito nisso.Todo mundo já tem uma visão pré-definida deste país!
Acho uma boa oportunidade de tentarmos uma mudança e melhorarmos o máximo que pudermos, daí sim, o mundo teria um surpresa.

Estou de volta com o meu blog, dei uma repaginada nele, querendo visitá-lo o convite está feito!
=*
http://www.sprechstdu.blogspot.com/

Ladeira disse...

Poxa muito interessante mesmo
o humor irônico que utilizou
a maneira como escreveu
gostei mesmo
continue assim

Wander Veroni Maia disse...

Olá! Vc tem toda razão de questionar isso. Dá revolta de ver um sofá boiando numalagoa que faz parte de uma cidade que vai ser sede um evento tão grandioso. Isso é falta de educação das pessoas como um todo, não só do governo.

Abraço,

http://cafecomnoticias.blogspot.com

Henry Barros disse...

Bem crítico o texto, muito legal \o

Anônimo disse...

Oi!
Bem informado esse texto.Se eu que moro em cidade pikena, o rio daki q antigamente o povo nadava e pescava, agora tah xeio d lixo, a té gente morta =O
imagina as cidades grandes, principalmente o Rio, ligado ao oceano...
esse mundo tah perdido -.-


deh uma visitinha:
http://aborrecenteinformado.blogspot.com/

@fredmoraes disse...

Ótimo texto, agridoce no ponto certo! Parabéns!

Neuro-Musical disse...

O Brasil todo está desestruturado e isso é fato. Jogar coisas deste porte na água é um absurdo, mas vamos pensar nas pequenas coisas. Se tivessem lixeiras na rua em todas as ruas desse Brasil, será que teria tanta catastrofe? Ruas se confundindo com rios e etc?

http://cerebro-musical.blogspot.com

Nicolle Longobardi disse...

Brasileira e carioca, posso lhe dizer que quando algo que é nosso é elogiado e prestigiado infla o nosso ego.Maaaaas isso não se aplica ao nosso caso!!!Nós não temos segurança,estrutura e capacidade AINDA para isso.Beleza e simpatia???Uhuuuul temos!!Mas isso não é o suficiente, quem dera se fosse!!!!Somos o país mais simpático êlelê que bom... mas não somos o melhor para as olípiadas ainda, isso é FATO!
Bjs, se quiser visite o meu blog > www.decodifique-me.blogspot.com

Cangaceiro Surfista disse...

503 seguidores??? o.O

como se faz isso?

\o

kbritovb disse...

tb não gostei da escolha do Ro
acho que tem muitas outras capitais que mereciam esse investimento e pelo amor de Deus não aguento mais ouvir falar nisso, é muito melhor começarem a investir nessa merda

Mayara Cardoso disse...

Concordo com tudo que você disse.
Acham que o Brasil precisam de melhorias só quando tem Copa do Mundo, Pan Americanos, Olimpíadas, etc. Agora, se nós jogarmos quem jogou o sofá ao mar, a pessoa bóia ou afunda? Vamos testar?
Beijos
http://andnobodyelse.blogspot.com/

m4luck0 disse...

São essas atitudes que fazem o Brasil nunca ir pra frente.. Acho uma boa oportunidade de tentarmos uma mudança e melhorarmos o máximo que pudermos...

GANHE DINHEIRO PARA SER NOSSO INDICADO NO NEOBUX!
http://navegue-ganhando-dinheiro.blogspot.com/2010/01/ganhe-dinheiro-com-neobux.html
http://navegue-ganhando-dinheiro.blogspot.com/2010/01/ganhe-dinheiro-com-neobux.html
http://navegue-ganhando-dinheiro.blogspot.com/2010/01/ganhe-dinheiro-com-neobux.html

mulherices disse...

É tudo verdade. E vc conta uma história que é - mesmo - bem possível: um sofá não sai andando sozinho de casa, óbvio! :)

O que me incomoda ultimamente, é a gente ligar tudo o que se refere ao Brasil (inclusive quando falamos da falta de educação do povo) às Olimpíadas, como se só devessemos cuidar da casa quando vem visita ...

Anônimo disse...

Como jah disse lah em cima, gostei do texto, e esse problema q vc aponta, eh coisa seria!

Só pasei pra agradece o comentario que vc deixou no:
http://aborrecenteinformado.blogspot.com/

Jonas Alves disse...

como sempre otimos textos ! parabens muito critico e realista
otimo blog..

Unknown disse...

kkkkkkkkkkkk gostei do teu humor. A consciencia humana tem que ser mudada não só por causa desses eventos. Creio que nós ainda teremos que evoluir muito, e infelizmente, como só existem 2 maneiras pra se aprender, a dor ou o amor, a que se fará presente para nós será a dor, como já ta acontecendo por ali.
Abraços!
www.borarir.com

Unknown disse...

Já foi uma vergonha não terem conseguido limpar a baía para o Pan, espero que para as Olimpíadas o governo tome vergonha... Mas do jeito que é o Rio, melhorar qualidade da baía significa que vão jogar sofás melhores, uma mesa de jantar de oito lugares, uma cristaleira... hehe

http://ocenosamba.com.br

Autora da História disse...

Existem brasileiros que vivem reclamando do país, mas não movem uma palha para fazer a diferença. E tem aquele tipo de brasileiro que faz o "serviço sujo" e reclama por tudo. Por que jogar um sofá no mar? Se podemos doar à alguém. Com certeza alguém irá querer um sofá velho rasgado, da mesma forma como pessoas anseiam um prato de comida, enquanto colocamos em nossas lixeiras a comida que mamãe fez e não apreciamos do tempero.

Camila Oaquim disse...

Amei o texto, um tema sério, uma critica boa e sem perder o toque de humor!
Adorei seu blog ;)

;*

Fábio Sousa disse...

Tantas coisas para melhorarem nesse País... e isso...
Será que o governo vai pedir permissao pros traficantes tbm??? hahahha...
Pelo q parece eles sao a lei...

OTIMO TEXTO...

FOrte abraço

Adubados® disse...

nossa! mt interessante o blog. gostei msm, topa parceria?

Adubados®
...pois nem todo adubo é merda!
http://adubados.blogspot.com

Pobre esponja disse...

Nos eventos esportivos será o Rio B. Aquele Rio que se arruma para ir à festa. Mas quem limpará a bagunça deixada serão os cariocas, e em menor grau, nós, os brasileiros.

abç
Pobre Esponja

Macaco Pipi disse...

NÃO, ISSO É CERTEZA QUE NÃO.

É QUE TIPO, TAVA VIAJANDO...E OS FOLGAS QUE ME AJUDAM NO BLOG SÓ POSTARAM UMA COISA ENTRE UMA E OUTRA DO FORM.

APENAS FOI COINCIDÊNCIA...É Q TODA SEGUNDA FAREMOS UM TOP 20 DO FORM.

Gabriel Pozzi disse...

AH, finalment reencontrei aquele blog que tinha lido o texto do faxineiro, acho que se chamava Holocausto Social. Muito bom aquele texto, mas infelizmente esqueci de anotar o blog e o perdi dentre meu histórico... =/

mas aqu está ele de novo, e com mais um texto gostoso de ler!
gosto do seu jeito irônico e seu modo de satirizar as coisas... mesmo quando tratamos de algum assunto mais sério, como esse, um sofá no mar?
Dessa vez o link está anotado, voltarei aqui mais vezes! :)

http://songsweetsong.blogspot.com/

FabioZen disse...

Culturalmente falando,em termos de habito e costumes de etiquetas estamos atrasadíssimos em relação aos europeus.Mas faz parte de uma coisa enraizada desde o Brasil Colonia,onde os gringos andavam na linha la e soltavam a franga aqui.Nos filmes de Hollywwod,os caras fazem horrores e fogem para onde?Para o paraiso do pode-tudismo.Então como querer que o povo ande na linha com uma coisa tão antiga no subconsciente.Abrç Gutt e Ari.

Mandy disse...

Acho que infelizmente aqui no Brasil, não temos suporte para as olímpiadas.
Os problemas sempre são os mesmos e só as promessas de solução são ouvidas, ams nunca vistas.
Com as olímpiadas, vai ser aquele monte de policial para garantir a segurança, tudo limpinho, nada de baderna. E em menos de uma semana após o término tudo acaba, e volta a poluição q era antes...
BjO

Losterh disse...

Por mais que se reclame, há sempre um "foda-se" a todos os assuntos importantes. Bah.

Unknown disse...

Olá, amigo! Há muito me despedi (provisoriamente) da blogosfera e de meu "temporário". Mas com o passar do tempo, percebo que sua escrita e sua crítica vem melhorando cada vez mais - na dosagem certa!

Venho também para pedir sua visita no meu novo projeto: o Superlativo.

http://blogsuperlativo.blogspot.com/

Abraço!

BRUNO

Inez disse...

O pior é que muita gente faz isso mesmo, já vi sofás jogados no io, carcaça de fogão, entre outras coisas ai quando tem enxente colocam a culpa no pefeito.

Carol Caiana disse...

As vezes, certas atitudes são tomadas por eufora, na hora do vamos ver os problemas parecem piorar, e a data dos evenos cada vez mais perto, e a educação do brasleiro deixa a desejar.

Anônimo disse...

Noooossa, nem me fala de como são essas pessoas do nosso país. Não querendo ser vingativa, ou sendo malvada, estou apenas espondo os fatos: geralmente que tem sua casa cheia durante as chuvas, são aqueles que fazem esse tipo de coisa. É como você disse, precisa de planejamento pra jogar um sofá fora. É incrível a capacidade destrutiva das pessoas.

Esther Saldanha disse...

É... Iemanjá vai trazer uma tsunami esse ano pros cariocas. hehehe

Isso me lembra uma coisa que meu irmão comentou comigo outro dia, o mesmo cursa faculdade de turismo, o que mais os turistas reclamão quando vem ao Rio de Janeiro não é a violência, não são os insetos, não é a zona, é a poluição!
A cidade maravilhosa vai acabar com seu brilho ofuscado pela poluição, o quão antes resolvermos isso melhor. Cada um tem qu fazer sua parte.

Ps.: Esses caras jogando eletronicos no Rio são burros, vender pro ferro velho pagava as cervejas ;]

abraços

Thamara Duvivier disse...

Gente que absurdo! Detesto gente porca, despreocupada e irresponsável. Mas a mãe natureza tá ai pronta pra se vingar... Alias, já se vingando! Adoro o blog. Um beijo.

Jonathan disse...

amigo, não consegui comentar em seu blog, mas vou lhe dizer, o povo do Rio de janeiro, é triste por um lado, e bom por outro.

Moro no Rio de janeiro, sou carioca, e isso me da tristeza, e tranha certeza de quem faz isso, é pessoal do suburbio do Rj, pessoas que não tiveram a devida educação


Mas acredito que vá melhorar muitas coisas, e já começaram a mulherar.

Matheus Galvão disse...

Rapz, muito bom, ótima maneira de abordar um tema que é recorrente e ninguém ouve, aqui em Salvador nao é diferente, cidadezinha de mal-educados!

Vistoria Simples disse...

gostei do post... muito interesante...

Abra Aspas disse...

Esse é o Brasil...

Adorei o blog.
Achei muito interessante!

Abra Aspas,
http://abra-aspas.blogspot.com

vαnessα ~ disse...

Obrigada por passar no meu :)

LINDO seu blog!

bju

Marina Brito disse...

É, esse tipo de coisa deixa qualquer brasileiro triste mesmo, qualquer cidadão aliás de onde for. Será que ninguém pensa que essa sujeira toda um dia vai voltar pra nos "assombrar"? Será que ninguém tem consciência do que isso significa para a nossa própria existência? Triste mesmo é pensar que ninguém se importa com nada, nem com si mesmo, nem com o próximo. E que com ou sem olimpíada o problema vai continuar lá, no mesmo lugar. Ou será que vão mandar murar o mar também pra que ninguém veja os sofás e outras coisas mais fedidinhas boiando?rs Vai saber!

F-29 disse...

Acho sim que o Brasileiro precisa mudar muito antes de uma Olimpiada ou Copa do Mundo , mas se nossos governantes levarem o projeto á serio dá sim pra reverter essa cultura de jogar sofá no rio ou coisa parecida, basta trabalho e esforço

Edu Chaves disse...

Gostei da crítica sobre a escolha da sede das olimpiadas. Claro, todo mundo no começo gostou: "Porra! O Brasil foi escolhido! Beleza!". Aí depois: "Porra! Isso não vai dar certo...".

palavras ao vento disse...

depois reclamam por que tem enchentes, se nos mesmos sujamos nossos rios e mares, temos que aprender muito sobre a natureza...

A Desbocada disse...

Ahahahahhaha!!! O parágrafo em que você vê o envelope e lembra do sofá ri muito!
Eu fiz um texto muito parecido no meu blog, o povo foi as ruas comemorou, uma euforia só, mas ninguém mostra tanto interesse quando falamos do futuro do nosso país, do político que rouba, enfim...
Tem a história das tartarugas também, elas estão comendo saco de plástico, desses de mercado, e morrendo... Puxa uma espécie animal está pagando por nossa irresponsabilidade. Imagina só, se jogam sofá! Saco plástico e outras porcarias nem se fala!
Abraços!

Lucas disse...

Culpa não e do governo ,não adianta por a culpa "só neles" a culpa e das atitudes das pessoas =(

Anônimo disse...

Q maldade. As vzs e só algum deslizamento q arrastou o sofá até o mar.

Unknown disse...

Estou amando o blog, vou seguir com certeza!!!

Luiz Scalercio disse...

cara bellissimo texto
concordo o que vc escrevel.
prbns.

Anônimo disse...

oi olha eu quero dizer que gostei de tudo isso foi irado tem toda razao eu apoio seguinte meu nome é marcelo tenho 29anos sou de araras o brog é foda mais tambem quero aproveitar para fazer minha oportunidade e fazer duas promessas a lemanja sim eu acredito nela

estou crente que ela ouve ate pela net; primeira promessa nunca mais vou me inbichar

segunda promessa; mulher tem que ser estrangeira

obrigado pelo espaço e mais uma vez eu digo que é irado