terça-feira, 2 de junho de 2009

Excesso de falta...


Não tenho muita experiência no mundo da "blogosfera", mas uma coisa o bom senso me alerta, desde sempre: não se deve agredir o leitor!

Ora, o bom senso, infelizmente, não é a coisa mais bem distribuída do mundo, aliás, René Descartes já falou: "Cada um pensa estar bem provido dele". Ooorra, vá ser irônico assim lá na casa do chapéu! Rsrs... ¬¬

Agora, quando se fala de bom senso na internet, os mais exaltados devem ficar amarrados na cadeira! Não há lugar em que tantos se disponham ao mesmo tempo ao que tudo indica, para exibir tanta falta de senso. Manter a serenidade e a objetividade diante dos comentários encaminhados a um blog, por exemplo, é um exercício mais que indicado para manter a têmpora. Ao menos para nós, tidos como jovens!

Censurar é a solução? Tenho lá minhas dúvidas... Se for para fazer assim, criasse praticamente um diário virtual, com a exceção obviamente, que os comentários chauvinistas (entenda por piegas) serão bem vindos!

Que graça tem? Só aceitar aquilo que converge com sua linha de pensamento? Um blog, em essência, tende a ser por primazia um espaço democrático! Censura só deve haver quando partes fora do contexto total do assunto forem citadas (ofensas morais, propagandas indevidas e assim por diante, a meu ver...)

Fico extremamente estarrecido ao notar que blogueiros se utilizam de seus espaços, apenas para aceitar comentários que convergem com suas opiniões... Ou seja, se no seu blog, você diz que adora o azul e eu chegar lá e opinar que prefiro o vermelho, meu comentário será barrado!! Isso é justificativa justa? E daí que o blog é seu? Se não há agressão, apenas argumentação contrária, o que justifica a censura?

Saber lidar com o que nos é escrito não é fácil, mas desprestigiar quem doa tempo ao nosso blog, para postar algo, e quando retorna para ver o que está rolando, notar que seu comentário foi barrado, somente porque sua opinião é divergente? Deprimente!

Ora, ora... Um blog virtual definitivamente não é sua praia! Vá escrever um diário! Mas cuidado para não perder a chavinha do cadeado!

Alguém discorda?! Ou concorda?

A "sorte", é que aqui o espaço é democrático, críticas construtivas são bem vindas, fiquem tranqüilos.

Guttwein, T.

65 Opiniões:

Uncool disse...

Concordo em genêro número e grau!

Bom senso é mais do que importante e muita gente não tem, assim como vergonha na cara.

XD

Eu particularmente, não apago nenhum post, deixou o pau comer solto, na verdade, eu até adoro ver o circo pegar fogo, acendo uma vela pra Deus e outra pro Diabo e fico olhando o despacho.

http://midsummerwildthoughts.blogspot.com

Uncool disse...

PS: Tô te seguindo! XD

Dú Esperanco disse...

realmente, não tem nexo só colocar os comentarios que concordam, afinal toda crítica é construtiva...
saudações

Pobre esponja disse...

Eu modero os meus. Tiro algumas que seriam "boas" por achá-las clichês - hahahahaha, legal seu blog, etc; e deixo algumas como "Não consigo rir disso" ou "Melhore isso aqui".
Creio dever´se moderar, mas concordo que existam aqueles que só querem ouvir elogios - o que é menos vaidade que ignorância.

abç
Pobre esponja

Felipe Lana Machado disse...

Concordo plenamente com voce!
Além disso, como o amigo ai em cima disse... Críticas sempre são construtivas... E nada melhor para um "blogueiro" do que ter o seu trabalho lido... e ainda opinado...
Abraços

http://krids-cinetv.blogspot.com

JuANiTo disse...

Você tem razão. Se há espaço p/ comentários não deve haver censura. Até que faltem com respeito.
Devemos estar disposto a aceitar as criticas e filtrar aquelas que fazem diferença.
Abraço!

Jairo disse...

como minha vovo diz bom senso é bom e eu gosto ;)

Thaty disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thaty disse...

Bom senso é sempre bom pra quem vai postar e tbm pra quem vai comentar não acha?
Eu não ligo mto pra opiniões diferentes da minha (não, não sou como o deputado que está se lixando para opinião pública)se a pessoa não gostar do azul como eu, o que posso fazer? Excluir o comentário? Pq? Que nada... Nada disso mudaria a minha opinião.. Bjos

Humor Nota Zero!!! disse...

Bom senso e tolerancia sempre...
Como em nosso blog, que é visado para atingir todos os publicos, sendo assim não utilizamos o humor negro nele..

Anônimo disse...

Entendo perfeitamente o que você quis dizer! Eu deixo TODOS os comentários, acho que cada um tem uma opinião e junto a isso, tem o direito de expressá-la! Aliás, é o que fazemos quando postamos, opinamos sobre determinado assunto e sendo assim haverá sempre divergências de opiniões, normal.
Aceitar comentários que só elogiam é alimentar o egoísmo.

Abração!

Tolerância Zero disse...

cara sou totalmente contra a censura, proibir opinião das pessoas é burrice... falo isos no ambit de idéias.. agora proibir por idade esta corretissimo

Rosangela A. Santos disse...

Sei lá viu .. como tem aquela "musica" cada um no seu quadrado.. kkkkkkkkk

Abç.

Diário de Eva disse...

adorei o seu blog, ainda nem li tudo
,mas estou te seguindo.

Nilson Rodrigues disse...

muito bom seu txt

eu concordo com vc...ate pq em alguns blog o autor deixa uma pergunta no final o que faz com que as pessoas deem sua opniao e ate mesmo alguns txt tbm

um blog nao eh feito so para ganhar elogio e sim para receber diversas opnioes daquilo que escrevemos

havera opnioes que baterao com a nossa e outras que nao..o que nao eh uma coisa ruim e fara com que cresçamos mais ainda


visita la depois
http://www.blogdosatuais.com/

Vini e Carol disse...

Concordo !

As pessoas tem que ser mais abertas a opniões, não apenas opniões que vão satisfazer o seu ego, e sim opnião de pessoas diferentes, que mostrem algum outro lado que você não conhece ainda !

Eu acho que cada um escreve o que quiser no blog, independente se o leitor vai gostar ou não, mas a pessoa tem que estar ciente dos comentários que fatalmente irá receber, e tem a consciencia e clareza de deixá-los lá, para quem for comentar futuramente pode ver tal opnião.

É isso velho, sou meio novo no ramo de blog (novissimo, fiz o meu ontem), ai vou te adicionar pra sempre vir aqui.

Abraços.

Vini e Carol disse...

E sobre o seu blog.

Achei bem bacana ele, bem completo.
Gostei das estastisticas, se der depois você me ensina como que eu faço ? rs

Gostei do layout tbm

Bom é isso.

Abraços

Anônimo disse...

Concordo plenamente! Faço como o pobre esponja, eu modero meus comentários, por que tem gente que dá para perceber que não leu nada, e fala coisa que não tem nada a ver.
Aceito as críticas, é sinal de que o leitor de aprofundou em um post e é isso que eu levo em consideração.

Anônimo disse...

Está certíssimo! Acho até que um ditado bem popular cairia mto bem: Quem tá na chuva é pra se molhar!

bjos^^

disse...

Eu aceito bem todos os comentarios que me chegam. Se são ofensivos, tento responder de forma a deixar o sujeito em saias justas, mas não apago.
A unica coisa que me deixa P é qdo o fulano não lê o post e comenta de qq maneira. A pouco postei sobre um cantor carioca João Pinheiro e umas criaturas só de ver o nome já deixava o comentario: Não gosto de MPB!
Bem, paciência...
Estamos sujeitos a isso mesmo no mundo dos blogs!
E tb não modero comentarios não. Se o sujeito colocar besteiras lá depois aguentará a consequencia de ser 'sacaneado' pelos outros que virem!
Abços.

Ana Paula Moreira disse...

Claro que concordo. Acho um absurdo barrar algum comentário porque não corresponde ao pensamento do autor. Parece até alguns meios de comunicação que também agem dessa forma. Mas sabendo disso, o jeito é nem voltar nesse tipo de blog.
Abraços!

Ahh, a matéria sobre o jogo do São Paulo atrasou, mas tá lá no Jornal de Esportes já!

Marcelo A. disse...

Olá, Gut... Cara, como se fala isso?!

Rsrsrsrsrs!

Vim aqui de curioso e gostei muito do que encontrei...

Concordo contigo. Na minha humilde opinião, essa é a graça da brincadeira. Já pensou se todo mundo concordasse com a gente? O bacana de se espalhar as idéias Blogosfera afora é justamente essa. Criar polêmica! Desde que ela seja saudável, claro! Xingamentos, ofensas, tiradas preconceituosas... isso não! Esse tipo de coisa eu limo mesmo!

Em geral, isso não ocorre lá no blog. Sinto que acontece mais o popular "Legal seu blog, passa no meu"... Sinceramente? Não sei o que é pior. Dependendo da situação, prefiro mil vezes que o cara descasque em cima de mim, desde que tenha argumentos e que tenha lido o meu post. Agora, escrever baboseira só pra constar? Putz!

Seu espaço aqui é mesmo muito bom. De coração...

Me dá a honra de sua visita?

www.marcelo-antunes.blogspot.com

Sucesso, parceiro! Ganhou um fã!

Anônimo disse...

No meu blog eu aceito opiniões diversas da minha, mas mantenho uma moderação de comentários, pois o leitor que hoje apenas não concorda com a minha opinião, amanhã pode me mandar para aquele lugar, portanto acho prudente proteger meu blog com a moderação de comentários.

michelle susan disse...

Muito interessante seu blog !

Ah, e obrigada pelas dicas, ja estou tratando de segui-las !

Um abraçoo !

Wender Us LosT disse...

Concordo plenamente


http://sobretudo09.blogspot.com/
Blog novo !!
Estreiou Agora !!
Aberto pra parcerias !!
So m mandar um Recado no orkut !!
Ou pelo Blog mesmo !!
C puder seja nosso Seguidor !!
Obrigado !!!

Anônimo disse...

sim sim, concordo totalmente com o seu texto. internet nunca foi de muita censura e nao aceitar a opnião dos outros, é tão... ridículo.

não sei qual é pior: aquele que apaga as opniões alheias, ou que só comenta 'legal, passa no meu?'.
haha.

CLEITON CAC disse...

Concordo e muito, sei que minha opinião a respeito disso com a sua é a mesma mas e se não fosse??? Deveria aceitar de qualquer jeito e penso assim igual a vc, aceitar as diferentes opiniões, assim so temos a ganhar e amadurecer, curti muito seu blog um abraço apareça no meu tbm ta valeu!Que Deus te ilumine.

Vini e Carol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Querido amigo avassalador...Concordo comsua argumentação, porem lembre-se que mesmo no Caos existe uma ordem...
A tal blogspfera é uma verdadeira selva de assassinos virtuais da gramatica e ortografia...das idéias e ideais... tem todo tipo de manifestação sã e insana... por isso sou a favor da moderaçao dos coments antes da publicação.

Renata Bertolini e Eduardo Bertoni disse...

Eu acho que as pessoas abertas às novas ideias, crescem com a divergência. Entretanto, não é difícil encontrar comentários idiotas dentro de um post que você elaborou com tanto cuidado. Não sou do tipo de pessoa que costuma apagar comentários no meu blog, entretanto, espero um certo bom senso das pessoas que lá comentam!
Muito obrigada pela visita no Nyt!

Paspa disse...

A grande graça do blog é interagir opiniões, sem isso não teria graça nenhma blogar, encontrar alguém que goste de sua idéia é ótimo, mas encontrar alguém que descorda teria que ser tbm...muito bom esse seu post, parabens

me visite qndo puder
http://blig.ig.com.br/inthebox/

Thaty disse...

Oiiiii..... voltando aqui pra declarar uma revolta... Vamos criar um tópico nas comunidades dedurando os caloteiros de comentários? hehehe

Thaty disse...

Tbm estou farta... Simplismente por se comprometer a comentar... se não ta afim de comentar tem outro tópico de divulgação né? Revolta rsrsrsrs....

As comunidades específicas para isso e que eu estou participando são

1) http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=139788

2)http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=9300532

3)http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=7721988

Anônimo disse...

comcerteza cara

Inez disse...

Concordo com você o blog é público e cada um tem sua opinião, temos que ter o bom senso suficiente para aaceitar os elogios e principlamente as críticas.
Por outro lado há pessoas que fazem blog sobre determinados assuntos e muita gente deixa comentarios tentando atingir o blogueiro.

Leticia Ferraz disse...

Concordo plenamente contigo caro amigo. Adorei seu blog.
Grande beijo.

Visite:http://brise-coeur.blogspot.com/

Anderson Meireles disse...

CONCORDO PLENAMENTE. POR ISSO NEM OPTEI POR MODERAR MEUS COMENTÁRIOS.
O QUE VIER, VEIO!

Pedro Amaral disse...

é isso ai, eu tbm nem modero os comentário

Juliana Daglio disse...

adoreei o texto, e assino em baixo.
O titulo foi muito bom tbm... propoe uma dissonancia de ideias que leva o leitor a ficar curioso e ler...
depois passa lá:
http://jdinfinito.blogspot.com

Tati disse...

Infelizmente a vaidade das pessoas vai além do bom senso. Se estamos num espaço para discutir, opinar, é bem provável que vai haver alguma divergência, mas as pessoas querem ser apenas elogiadas, mesmo que induzidas a isso!

Gostei do post. Do tema abordado. Voltarei outras vezes.

º°● Piter disse...

Claro que concordo e acharia interessante caso discordasse e voltasse aqui e meu comentário estive na lata de lixo.

Blog é uma coisa útil, feita para pessoas inúteis. Assim penso. A pessoa que o inventou acredito eu, que nao tinha o propósito de banalizar a coisa de tal forma que escrevem sobre tudo e todos, e as vezes da mesma forma. Exaustivamente da mesma forma.

O meu levo e considero como um diário mesmo, no qual o cadeado joguei fora a muito tempo, entra quem quer, ler quem gosta e comenta quem souber escrever e juntar uma palavra a outra. Caso discorde ganha um ponto, adoro idéias contrarias.

Gostei daqui.

Cuida-te.

Mau Santos disse...

Sou nova no "ramo" e ainda não cheguei a receber nada ofensivo. Acabei de ler num blog o comentário (se é que pode ser assim chamado): Legal. Além de preguiça, é um desrespeito com o autor. Nada de bom a dizer? Não diga nada, então. Acho que mais vale a crítica do que esse "legal". É de doer!
Eu não modero os comentários, deixo livre. Se achar que alguém passou dos limites, talvez eu delete.
Não se pode esperar apenas o melhor quando tornamos algo público, não é?

Pequeno Historiador Urbano . disse...

Bom texto, concordo!

www.conto-um-conto.blogspot.com

jakared disse...

moderar os comentarios as vezes ve-se necessário, uma vez que tem uns coments ridiculos que não dizem nada, nem diverge nem concorda.:p,

Anônimo disse...

Concordo totalmente!

Márcio Daniel Ramos disse...

Eu até prefiro as críticas, já que o meu blog procura estimular isto.

Agora isso tem exceção: as críticas devem ser sobre o assunto da postagem, ou até sobre o bog em geral, mais tem gente que às vezes leva pro lado pessoal, “viaja na maionese”, e coloca um comentário pejorativo, sem noção. Isso aconteceu uma vês no meu blog. Eu censurei o comentário e postei um embaixo explicando os motivos. O cara era super ressentido consigo mesmo e mandou um comentário me ofendendo porque tinha feito uma crítica no blog dele. Também teve outro caso de alguém que não gosta de mim e fez ofensas pessoais a minha pessoa em algumas postagens. Também censurei.

Mais, fora isto, é livre a manifestação de opinião no ORDEM, PROGRESSO E CRÍTICA, por duas vezes até fiz postagens a partir de críticas de leitores. Teve um caso de um leitor que fez uns três comentários no meu blog, todos com duras críticas às minhas opiniões nos textos. Eu acessei o blog dele, agradeci profundamente as críticas, ponderei minhas colocações, e até elogiei a opinião dele. Eu acho que ele teve um choque com a minha receptividade ás críticas, tanto que mandou me respondeu pedindo até desculpas, e citando um certo filósofo que dizia algo do tipo “mesmo não concordando com o que dizes, defenderei até a morte o teu direito de dizer”.

Agora já tive experiências com pessoas que não aceitam opiniões contrárias. Uma bem interessante foi no Youtube. Era um vídeo com uma galeria de ateus famosos. Só que o problema é que varias pessoas citadas simplesmente não eram ateus. O vídeo era parcialmente metiroso! Eu comentei sobre isto, e ele excluiu meu comentário, e acho que ele fez isto com várias pessoas, pois o vídeo só tinha comentários positivos

Aline Paim disse...

tenho blogs desde que tenho 13 anos, agora tenho 17 e mudou muita coisa quanto as minhas postagens, mas sempre tive o famoso ' bom senso'.
O que as vezes não nos damos conta, é que a internet é de manifestação livre, então, quando me sinto ofendida diante de algum post de algum blog tenho que me dar conta de quê quem clikou, afinal, para ver essa 'tal' postagem foi eu mesma. Ou quando me sinto péssima, por que determinada pessoa viu meu orkut ou o orkut do meu namorado, logo percebo que nós se submetemos a essa exposição. Então é bola pra frente!
me identifiquei com seus posts!
{http://alin3.blogspot.com}

Diego Rodrigo disse...

Concordo com todas as palavras que você colocou aqui, eu particularmente odeio blogs cor de rosa que não passam de um diário eletrônico. Isso é muita falta do que fazer, e o pior disso e deixar para os outros comentarem!
Decepção!
No meu blog tem comentários que não gostei(nesses 3 anos) mas não apago, levo isso como uma critica construtiva!

Parabéns pela postagem, todo blogueiro de verdade sofre com isso!

Beto Uchôa disse...

Complicado a verdade eh que cada um cria blog com propozitos opostos neh.
Abraço

Anônimo disse...

Eu acho que quando vc cria um blog na internet, tem que estar sujeito a todo o tipo de comentário e público, aí vai do sendo, o bom, de cada um que comenta, de saber o que falar, como falar...

Rafael Gierwi disse...

Eu concordo. Um blogueiro tem que aceitar críticas também, só assim ele melhorará seu blog, seu texto, seu layout... e po aí vai.

abraços

http://www.blogtribuna.com.br/GameMania

Carol Pereira disse...

Concordo plenamente, bom censo é uma das coisas que mais faltam nas pessoas..

Felipe Lana Machado disse...

=]
Eu to lá em cima já!
uahauha

P.S.: Tá um tempão neste post heim?? =P

http://krids-cinetv.blogspot.com

nani disse...

Bem...eu tenho um blog sobre empreendedorismo e até hoje não mandaram comentários chulos, apenas bons comentários..
Infelismente tem pessoas que entram e deixa "muito bom" sem ao menos ler o conteúdo, isso é horrivel.
Estou moderando pois o blog está numa rede mundial..a internet e consequentemente todo tipo de pessoa pode entrar e postar comentários maldosos relativo a minha pessoa e demais..Por isso eu estou moderando, mas não precisei até agora apagar nenhum.
http://sucesso-empreendedor.blogspot.com/

Anônimo disse...

Eu já passei por isso aqui nos blogs, e eu sempre recomento os comentários em meus posts...Mesmo que seja um comentário que não me agrade tanto, assim como as postagens minhas podem não agradar a todos... Mas o mínimo de descência é de dar um retorno ao meu blogueiro visitante, concordo com você, vou seguir seu blog!!!
Desejo sucesso viu??

Roni SkyDiver disse...

O bom senso é a melhor maneira de agirmos em qualquer situação seja ela qual for (trabalho, casa, amigos, internet etc). O sobra na internet são pessoas que se aproveitam de um pseudo anonimato para se acovardarem e fazer coisas absurdas. Parabéns por usar o bom senso em seu blog

Vini e Carol disse...

Valew pelo comentário la velho.

País da Copa ?
Nessas condições ?

Putz, sem palavras.
Eu acho que nem é questão de segurança como estão falando, e sim questão de cultura, o povo brasileiro é assim por cultura, é algo de dentro, que não muda !

temos até 2014 para abençoar a mente das pessoas e faze-las muda-las !

Ou seja, impossivel.

Foda né?

Abraço meu velho

Juliana Torres disse...

A censura é a maior prova da fraqueza, concorda? Afinal, todas as experiências que tivemos com a censura, fizeram-se necessárias para que os censores não perdessem "terrtório"...

Concordo contigo...
Mas se discordasse também, não haveria problemas, né? hahaha

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador...
Continuo mantendo a moderação... e defendendo o direito de quem não quer moderar.

Anônimo disse...

Olá Guttwein, concordo plenamente com você. Na verdade, relativo ao que ocorreu em meu blog em relação ao seu comentário, é aquilo que lhe expliquei. O comentário foi barrado pelo spam do wordpress, descobri isso hoje e que bom que se manifestastes em meu scrapbook, pois como disse, não tomaria ciência do ocorrido.
Ainda primária que sou em wordpress, vou descobrindo a medida em que a necessidade pede. Seu comentário está lá e é muito bem-vindo!
A propósito sobre o tópico, defendo a moderação do bom senso. E por bom senso entendo o seguinte: a liberdade de um termina onde a do outro começa.
Abraços e sucesso!

Anônimo disse...

Olha Descartes estava certo, e eu sou um pouco nervoso quando se trata de política entre na discussão msm... acho sempre que tenho razão msm que depois perceba que estou errado. Sobre censurar, sou otalmente contra isso, liberdade antes de tudo!

Desculpe a demora para postar um comentário no blog, por que houve um fato lamentável na comunidade "Blog.Br - Blogger Oficial - r" por causa de uma caloteira que quis levar uma comigo. Mas estou aqui... Abração Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

o medo é um sentimento natural do ser humano...

Amanda Albuquerque disse...

eu concordo quando só deve ser censurado aquilo que não tem respeito algum.
também concordo com um leitor do seu blog, que comentou neste post, quando às vezes é preciso sim, moderar comentários num blog, desde que o mundo não nos dá mais liberdade total de opinião.

ótimo blog. vou me tonar seguidora,
estão de parabéns.

Anônimo disse...

Sem dúvida temos que expor a nossa opinião.
Agora, tem gente que exagera...
É só ter bom senso, e EDUCAÇÃO.
=)

Pobre esponja disse...

Gosto de xingamentos, ainda mais do anônimo: tudo que vem dessa pessoa corajosa e sensível eu deixo...

abç
Pobre Esponja