sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Profissão Mulher


Sem dúvida, trata-te de um desafio às mulheres. Ainda mais por se tratar de uma profissão onde os homens dominam desde os primórdios... Refiro-me à mecânica de automóveis!


Falo sobre, porque fui a uma oficina mecânica com um amigo, na zona leste de São Paulo, e lá chegando, reparamos que o responsável pelos ajustes, era uma mulher. Aliás, ela era a dona da oficina! Renomada por sinal (o nome do estabelecimento não vem ao caso...)


Acho que ainda não foi pesquisado a fundo, estatísticas que apontem quantas são as guerreiras que se aventuram por esse ramo profissional, mas o que reparo pelas minhas andanças, é que elas estão cada vez mais presentes nesse meio. Atuantes, com a mão na graxa, e não como contratantes do serviço! Aliás, existe até curso específico para elas nesse ramo...


Ainda na oficina mecânica, conversando com a responsável, ela nos contou certas situações, quase todas, envolvendo uma espécie de preconceito da parte dos homens. Um descrédito e uma falta de confiança sem igual.


Ela nos contou, por exemplo... Um homem entrou pedindo informações e quando eu respondi, ele me ignorou e foi até o mecânico que estava trabalhando, então eu entrei no meio da conversa. Ele ficou bravo e foi embora, mas no dia seguinte voltou com o carro para a oficina”.


Olha, vou ser sincero, até eu fiquei um pouco receoso quando notei que seria uma mulher que mexeria no carro. Mas assim que ela nos atendeu, se restava algum receio, ele caiu por terra! Um tratamento sem igual!

Tinha embasamento/conhecimento a tudo que se referia! Pô, mulher sabe conversar, tem paciência, é mais atenciosa... é outro atendimento!


Vejo como uma profissão qualquer. Estudaram para isso e garanto que tem capacidade para ser melhor que muito mecânico “machão” por ae...

E você, que acha que lugar de mulher é dentro de casa, “pilotando fogão” apenas, acho bom rever alguns conceitos. A mulherada está cada vez mais inserida no mercado de trabalho, em inúmeros ramos de atuação, e esse é só um pequeno exemplo.

Você homem “machão”, que não trate de estudar cada vez mais não para ver o futuro que te espera! Ela é mecânica formada, dona do seu estabelecimento, e está estudando engenharia automotiva! Rsrs...


Bem verdade que, o visual agride um pouco os olhos... ela não usava esmalte nas unhas, e uma maquiagem quase que imperceptível, mas as fotos na parede, ao lado do marido, não escondiam a beleza estonteante que ela apresenta em sua vida particular, longe do seu macacão e da mão com graxa...


A vocês mulheres, meu humilde parabéns! Cada vez mais independentes e quebrando paradigmas de uma sociedade machista e que adora rotular!

Guttwein, T.

83 Opiniões:

Deni disse...

por essas e outras q não vivemos sem elas *-*
parabens pelo blog
primeira vez aqui
espero vir mais vezes.
ótimo fds com feriado
abraços...

aah no open iD eu nao tenho registro.
e to logado com meu outro perfil no google pq perdi a senha do blog
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

pátcha q paróla..
mas qualquer coisa ... bocadekabide.blogspot *-*

[pronto ngm viu *-*]. . .

Carolina disse...

adorei :D

Anônimo disse...

Esse tipo de situação só espanta quem tem a cabeça pqna. Faz quase cinquenta anos q as mulheres conquistaram espaço na indústria fabricando bombas e fazendo serviços pesados na 2ª guerra mundial, todo mundo aprende isso na escola, e ainda tem quem diga "oh!" como se fosse algo de esxtraordinário.

O pior é q tem q ser mto desinformado, ou caipira pra ainda encontrar alguma justificativa pra essa separação entre serviço de homem e de mulher. As próprias barreiras vasculares e hormonais que se apontavam antigamente são perfeitamente solucionadas com treino, onde é que, fora do campo cultural, alguém ainda enxerga algum argumento lógico para esse tipo de segregação?

O que as pessoas gostam é de repetir isso sim. Incapazes de analisar as situações, ou mesmo driar os próprios discursos, limitam-se a repetir o q vêem nos estupidificantes programas televisivos ou revistas sensacionalóides mais preocupadas com o lucro rápido que com a precisão ou fidelidade das matérias.

E como a maior parte do que sai na mídia sobre o tema é em tom de "oh!" o que se encontra por aí é uma papagaiação sem fim.

"Oh! q grosso, ele tem uma opinião, e nenhuma vegonha de exprimí-la!"

Tem erros gritantes de pronome e nas conjunções no começo e no final do texto. Corrija.

Gutt e Ariane disse...

/\
||

Paulão fardadão e suas opiniões impactantes!! rsrsrs esse é o cara!

Unknown disse...

as mulheres hj em dia estão igualou melhor que muitos homens ai no ramo profissional...apesar das diferenças elas estão vencendo cada barreras...

Anônimo disse...

Além do que cerveja.

JuANiTo disse...

Muito interessante essa questão abordada por vc.
As mulheres estão ocupando campos que , em outros tempos, eram inimagináveis. Essa grande evolução deve ser vista com bons olhos, pois as mulhres de outros tempos feita de boaba pelo homens, hoje podem se precaver de homens sacanas!
ABraço!

Inez disse...

Numa empresa que trabalhei fizemos uma pesquisa sobre mercado de trabalho, nesta pesquisa quisemos também saber quais as chances da mulher e algumas áreas, a surpresa foi grande.
Algumas empresas dão preferência a mulher em várias profissões, tais como Engenharia Eletrônica, Engenharia Química, Comércio Exterior e outras, porque a nulher é mais dedicada nos estudos e no trabalho, ela cuida do todo incluindo os detalhes, é mais amável, tem mais paciência.
Com o tempo nós as mulheres vamos dominar o mundo e os homens podem ter certeza será um outro mundo, muito melhor.

Dani disse...

Tá de parabéns pelo post.
Realmente as mulheres conquistaram esse mundo trabalhista, e estão fazendo coisas que pensamos que só os homens pudessem. Enfim eu já estudo e sei o que quero da vida, em que trabalhar.. somente átras de fogão não fico não kk.

Rodrigo Andolfato disse...

É legal isso, sempre que um ser humano tem que enfrentar o preconceito ele acaba dando o melhor do si. Preconceito traz a tona o pior do que agride, mas o melhor de quem sofre. Parabéns a ela pela vitória!!

Anônimo disse...

Realmente o sexo feminino está no apogeu. Conseguiu muuuito espaço no setor trabalho. Em geral. Hj em dia se vê mulheres em profissões que antes eram somente masculinas. Para algumas pessoas, assustam, mais não há problema nisso. I

Liza Santana disse...

Concordo plenamente com você.
Não só nessa profissão como em várias outras as mulheres estão ganhando um espaço inimaginável na época das nossa avós. Os homens que se cuidem, pois num futuro não muito distante as mulheres conquistarão o mundo..rsrs
ah...obrigada pelo humilde parabéns. =D
Gostei do blog e estou te seguindo.
Abraço

Cruela Veneno da Silva disse...

eu adoro mecanica

sou curiosa

semana passada o meu carro não pegou

graças a minha curiosidade eu sabia que era a bomba de gasolina

resultado... um fio solto

eu arrumei e economizei 100 pilas

katia Ruivo disse...

Nós mulheres podemos tudo! Fazemos tudo o que eles fazem além de fazermos também o que eles não fazem! Não temos limites!

beijos

Isabela Fausto disse...

Concordo com o texto sobre o mundo ser menos machista, mããs, será que isso é um defeito só do homem?
Sou mulher e sou machista em alguns aspectos, muitas ao verem uma mulher na graxa iriam deboxar... "iih, machona!".
Sinceramente: que orgulho dela!

Anônimo disse...

Para você ver em que mundo estamos. O preconceito desfarçou-se mas ainda está aí. A começar com as piadas, não é mesmo?

Camaleão disse...

Cara, o mundo é das mulheres, elas podem dominar o mundo, tem os homens nas mãos, é difícil dizer isso mas é a verdade.

Rodrigo Alves de Carvalho disse...

Parabéns pelo blog... o conteúdo é muito bom e o layout também...

Abração!

Rafa disse...

Seu blog é um dos meus favoritos brou, tipo seu texto retrata um preconceito que ainda existe contra o trabalho feminino...

. disse...

Nossaa, vc fez eu me lembrar de uma garota de 22 anos que eu conheci que tinha (não sei se ainda tem) um lava rápido...
E não era muito diferente da história do seu post.
Eu adimirava aquela menina...
Batalhadora D+ e fazendo um trabalho que na verdade geralmente são os homens que fazem "lavar carros"...
Mais uma vez, parabéns pelo blog!
BjOs^^

Carlos Alberto Mota Candreva disse...

Mulheres sofrem muito com o preconceito machista com muitas profissões, principalmente onde predominam-se homens como oficinas e motorista de caminhão ou ônibus, apenas lamento sobre isso...

Gabriel Tubbs disse...

Bem, eu quaaaase concordo com tudo o que tu escreveu.

Claro que a gente já passou da época do machismo faz muito tempo. Então eu quero deixar bem claro que o meu comentário não tem nenhuma pretensão machista.

Eu só acho que homens e mulheres têm habilidades diferentes. Claro que eu não vou duvidar que a tal mulher do post seja uma excelente mecânica (mesmo sendo da zona Lost haha), mas existem certas profissões (que não a de mecânico, senão eu estaria discordando por completo) nas quais os homens são melhores, e outras que se encaixam melhor com o perfil das mulheres.

O mais interessante é que, quando alguém resolve se dedicar a uma profissão que é comum ao sexo oposto, essas pessoas costumam ser extremamente talentosas. Exemplo: a mecânica sem nome que você postou, chefs de cozinha espalhados pelo mundo inteiro, bailarinos clássicos, jogadorAs de futebol, etc e tal.

Ok, depois de escrever o que eu escrevi, eu descobri que talvez eu tava errado no primeiro parágrafo do meu comentário. Nada como auto-análise, não?

Desculpa a demora pra postar por aqui. É que eu tenho estado ocupado com trabalho e tals. Mas não abandonei, não.

Abraço!
Gabriel

Wagner Bormann disse...

é como uma profição qualquer...*
mas é meio estranho ver mulheres fazendo isso....garotas são mais delicades...gosto mais de ve-las assim...*

iti disse...

doce é a mulher, ...
http://www.maquinazero.com.br

Humberto disse...

ou sabe o velozes e furiosos q vc baixou la no meu site?
pois eh meu primo baixou ele aki onte e jah ta asistindo lah na ksa dele...
tenta baixar de novo lah..
abrass²²
www.thevirtualmaster.blogspot.com

Luh disse...

Muito bom, Mulheres no comando kk!

abraço.

Eu amo a E.Y. disse...

Pois é... as mulheres "invadem" a área que era exclusiva aos homens cada vez mais.

Curioso que o inverso não ocorre. Os homens não conseguem fazer as tarefas que são exclusivas das mulheres.

Mas, claro, é um grande avanço a mulher-mecânica. Tomara que muitas outras apareçam.

Abraço!

Tiago disse...

acredito, que isso seja muito bom. odeio preconceitos, ou dizer que algo so pode ser feito por uma mulher, ou por um homen, ambos tem o mesmo potencial, e as mesmas qualidades. Otimo texto parabens

Natalie disse...

É realmente um absurdo que em pleno século XXI´, ao escrever um texto falando de mulheres que trabalham seja preciso demonstrar surpresa. Não foi de uma hora para a outra a nossa inserção no mercado de trabalho, essa admiração e surpresa com a EXCELÊNCIA do trabalho feminino é quase uma ofensa.
Tá vendo?
Mulheres mecânicas não são só símbolos sexuais e fantasias sensuais não! O mesmo de enfermeira, policial, professora...

Fernanda Freitas disse...

Acredito na igualdade entre os sexos.Não digo isso porque sou mulher,mas porque é a verdade: nós podemos ser tão boas em certas coisas quanto vocês. A diferença é que vocês são mais fortes fisicamente,fora isso nós temos as mesmas capacidades. ^^

E não é só o preconceito para com as mulheres,tem gente que tem preconceito para com os homens que gostam de fazer coisas "afeminadas",como limpar,lavar roupa e ser cozinhar. :)

Acho que assim como nós podemos realizar trabalhos que antes vocês consideravam apenas masculino,vocês também têm o direito de realizar certos trabalhos que muita gente acha que é só de mulher.

Parabéns pelo blog,muito sucesso.Sou tua seguidora :D

Anônimo disse...

Cada um tem seu valor, dom e capacidade.
A sociedade esquece disso, e vai pela coisa mulher é só cozinha e casa...essas coisas. E deixam de dar emprego a grandes profissionais por conta de ser mulher. ¬¬

Ainda quero saber quem inventou isso... coisa de mulher e coisa de homem!

:**
Beijooos

Paulão Fardadão Cheio de Bala disse...

Mto além do cqc.

f4binhuu disse...

não curte naruto? azar o seu ^^

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
[ADM] Diarréia Mental disse...

Parabens pelo blog!

http://blogdiarreiamental.blogspot.com/

Fabrício Bezerra disse...

Não sei se as pessoas falam para serem simpaticas,mas dizem que as profissões que são consideradas "pra homens" as mulheres fazem melhor.

PCN disse...

Preconceito é foda...
Eu faço curso técnico de eletroeletronica no senai. E já existem bastante mulheres fazendo o mesmo curso que eu, mesmo sendo considerado coisa de homem.

Aos poucos a mulherada ganha mais espaço!

Papéis Riscados

AG disse...

cada vez mais as mulheres vem exercendo funçoes até então masculinas. E muitas vezes fazem até melhor.

Kristina Mendonça disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kristina Mendonça disse...

Um assunto bem polêmico esse, mas que desperta sempre orgulho para nós, do sexo feminino, e uma certa percepção, como ser humano, de que os paradigmas estabelecidos com o tempo pela sociedade não são exatamente os certos e nem a única linha de racíocinio a ser seguido. Aliás, não há uma única linha de raciocínio em nada. Acho que cada vez mais estamos ciente disso e, também, nos dando conta da pluricidade que podemos ser .

Unknown disse...

Ainda bem que elas existem.

Kélen Henn ♀ disse...

" O visual agride um pouco os olhos..."

E para uma mulher? Agridiria se o homem estivesse todo sujo de graxa?
Entendo, somos acostumados a ver mulheres muito bem arrumadas, e quando isso acontece, alguns ficam abismados...

Parabéns pelo blog.

thaiana disse...

uma mulher mecanica gerar surpresa...
as mulheres estão dominando o mercado de trabalho e os empregos vistos como exclusivos dos homens...

Raphael C. Lima disse...

Destoa à primeira vista, por não ser muito comum. Mas as mulheres sabem conquistar o espaço delas. E logo logo, esse tipo de visão cai por terra de vez. Eu adoraria deixar meu carro nas mãos de uma mulher. rsrs

Unknown disse...

As mulheres de fato estão ocupando cada vez mais o lugar que antes era prenchido por homem. É até bom que elas trabalhem e os homens sejam auxiliados por elas. Mas se elas querem trabalhar, que trabalhem bem como nós, homens rsrsrsrs

Brincadeira. Direitos iguais quanto ao gênero!

Anônimo disse...

Ah essas mulheres revolucionárias!
E o mundo conteporâneo, claro.

OozZeias disse...

[2]Cada um tem seu valor, dom e capacidade.
A sociedade esquece disso, e vai pela coisa mulher é só cozinha e casa...essas coisas. E deixam de dar emprego a grandes profissionais por conta de ser mulher.[2]

Gostei desse coment... e desculpe eh que naum sei me expressar direito...

http://www.super-sapo.blogspot.com/

Janis Lyn disse...

Como sempre seu blog ótimo!

bjs

http://diariodeumafocaemcrise.blogspot.com

Julio disse...

Belo post, interessante, todo apoio as mulheres!

Vini e Carol disse...

Mais uma prova de que somos muito capazes, apenas querem, ter força de vontade.

Beijos, Carol

• Bêêђzıиђα disse...

realmente eles tem muito preconceito pra nós que somos mulheres...maiis não vivem sem agente...
lindo blog..passa lah depoix
http://beehzinha.blogspot.com

CAMILA de Araujo disse...

as mulheres cada vez mais estão recebendo conquistando o seu espaço e se destacando.

www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

Thamii ~ disse...

é isso ae, mulheres ganhando espaço e largando um pouco a frescura de lado!
acho que é importante falar que mesmo as mulheres se expandindo no mercado de trabalho não são todas que caem de vez nesse mundo e viram mecanicas... acho que ainda se esconde muita frescura e até medo!
obrigada pelo post e por mostrar que o mundo definitivamente não precisa ser machista em nenhum aspecto!

Thaís D.T. disse...

Olá!

Adorei este texto. Nós mulheres temos que fazer jus a força e atitudes que vem sendo faladas ao longo destes anos, desde que a mulher passou a ocupar um espaço mais ativo na sociedade. Muitos homens se sentem intimidados com mulheres tão pra frente assim, pois se assustam mesmo quando vêem uma mulher de opinião formada, que sabe debater e conversar sobre assuntos antes dominados apenas por homens. Não queremos ser Amélias! Somos mulheres, sem perder a feminilidade, mas com atitude!

beijos

Anônimo disse...

Todos os preconceitos estão caindo por terra e só não vê quem não quer. As mulheres estão "invadindo" (no bom sentido), muito áreas antes exclusivamente masculinas e felizmente o caminho inverso também está sendo construído. Belo relato. Verdadeiro e sincero.
Inté...

Habib Sarquis disse...

Realmente temos que bater palmas para elas. Conquistaram seu espaço!! Não só na mecânica, mas em vários outros setores que eram exclusivos aos homens.

Parabéns pelo texto.

Blog: Cultura Dinâmica - www.culturadinamica.wordpress.com

Losterh disse...

Mulheres não precisam de incentivos ou encorajamentos.

Mulheres são fodas.

Sasha Portrait disse...

adorei o assunto, até porque minha irmã está para se formar em engenharia mecatrônica e ela teme que o mesmo aconteça com ela, mesmo sendo um campo um pouco mais aberto a mecânica. De qualquer forma, injustamente, a mulher sofre preconceito mesmo quando está nas atividades mais 'femininas' possíveis.

É triste =/

ps: achei o seu blog realmente ótimo. Parabéns =]

palavras ao vento disse...

cada dia que passa as mulheres estão se igualando aos homens no quesito trabalho...

Anônimo disse...

Sessentésimo.

Raphael disse...

Certíssimo! Minha mulher é professora e ganhou o reconhecimento dos alunos e da escola como a melhor do ano. Além disso, ela entende de carro bem melhor do que eu...

Isso de "lugar de mulher é na cozinha" já era. Eu mesmo tou aprendendo a cozinhar pra fazer umas coisas gostosas pra minha amada.

Unknown disse...

"Mulheres não precisam de incentivos ou encorajamentos.

Mulheres são fodas." [2]

Concordo plenamente! Muiitas pessoas sentem receio ao ver uma mulher fazendo muito melhor o trabalho de 'machões' que os próprios! E hoje em dia a tendência é as mulheres fazerem tudo o que os homens fazem e mais, além do mais o mundo tem mais mulheres que homens, mas eu lastimo pelas que não enxergam que podem ser melhores que os homens e apanham dos mesmos, é realmente deprimente, mas isso mudará!

Excelente o post, parabéns :)
Bgs

Alan Salgueiro disse...

Coincidentemente no feriado da independência, este é o terceiro blog que leio hoje falando da causa feminina. De alguma forma a independência da mulher ainda está em processo de conquista, mesmo depois de décadas de luta para ganhar o espaço, temos exemplos claros da segregação que lhes é imposta. Parabéns pela citação e tenho certeza que o carro vai ficar show!

Anônimo disse...

Pra uma mulher estar ali ela tem que ter muita moral...

Deve ser bem melhor que muito mecânico de fundo de quintal que aprende na marra e dá uma de MacGyver no carro dos outros...

Keisy Oliveira disse...

aiii excelente Post! ...Me lembrou uma conhecida minha que concerta carros... ;) // Hj em dia, a mulher pode trabalhar em empregos digamos assim ''pesados'' sem preconceitos como antigamente...

de Oz disse...

sou totalmente a favor da mulher sair para trabalhar enquanto eu fico em casa cuidando dos filhos!

Fábio Sousa disse...

Admiro a Mulher...
Sempre passando por cima das dificuldades que as afligi sao guerreiras mesmo...
Guerreiras sem perder o toque delicado que só elas sabem...

Unknown disse...

acabou-se o tempo da mulher trabalhar somente dentro de casa!!!

Karina Kate disse...

Antes eram elas dentro de casa, cuidando da familia, afazeres domesticos e dos filhos. Quem ditava as ordens eram os pais, maridos, os homens. Depois das guerras elas ganharam lugares importante na sociedade e graças a ela, hoje temos ícones no mercado que fazem a economia girar e são chefes de muitos lares pelo mundo...

Giovanna Pientrelli disse...

A Sociedade machista se espantam, mas nós sabemos o nosso potencial e o quanto somos guerreiras!

Uvirgilio disse...

Se você for em qualquer curso profissionalizante vai encontrar na turma as mulheres em maior número, elas procuram sempre se atulizarem, por isso elas estão conquistando cada vez mais o mercado de trabalho.

Julio disse...

Humm... legal.;.. nao concordo com tudo, mas legal...

Luiz Scalercio disse...

cara eu sou mecanico eu
estou com duas melheres
trabalhando.
elas tem uma forsa de
vontade que eu fico
bobo de ver elas trabalhando.
muito legal de ver.

Anônimo disse...

EU GOSTO DE POSTS ASSIM SABE... SÃO BEM CONSTRUTIVOS PARA NOSSA VIDA.

GOSTEI DO QUE VOCÊ ESCREVEU, FOI BEM CLARO.

MAS, ACHO QUE PODERIA SER MENOS 'POLITICAMENTE CORRETO' QUEM SABE... MAS TÁ BOM.

Anônimo disse...

Queridos amigos avassaladores...
A principio, não há profissões masculinas e/ou femininas. Porem, precisamos admitir que algumas tarefas pedem atributos fisicos que faltam a mulher e/ou homem.
Não há nada de errada em optar por um homem para mecanico ao invez de uma mulher como tb escolher uma ginecologista ao invez de um.

Alcione Torres disse...

O preconceito que você diz ter tido inicialmente com certeza é de todos os homens. Por mais que se diga o contrário, a mulher ainda não é igual ao homem. Basta lembrar que o homem sai para trabalhar, volta, põe os pés para cima e descansa. A mulher sai para trabalhar, volta e continua dando duro em casa, enquanto o marido descansa.

Unknown disse...

ola gente,
ainda tem sim muitos preconceitos contra mulheres,começando na propria casa delas.Eu queria fazer um curso de eletronica mas as barreiras foram tantas que dessistir e começou pelo meu proprio irmao que é da area de mecatronica,e depois ficaram contra mim meu marido,minhas irmas e muitas outras,que responderam com o machismo besta deles,e principalmente dizendo que no mercado de trabalho empresarios dao preferencia à homens e nao mulheres.Até hoje nao sei se isso é verdade.
Boa sorte a todos

David Aragon™ disse...

As mulheres já deixaram os homens para trás há muito tempo. Já são amioria nas universidades, são maioria entre os chefes mantenedores de família e ocupam cada vez mais cargos de comando nas empresas.

Os homens provam cada vez mais a sua inutilidade para a sociedade.

CHINFRAS e TALS

Luiz Scalercio disse...

eu so posso dar prbns a elas
merecem .

Esther disse...

Pois é, e o pior é que quanto menos escolarisados mais machistas os homens sao! e as mulheres idem, permanecem subjugadas e incapazes de ocupar seu verdadeiro lugar!!!

ótimo texto!!! amei!!

xeru

Unknown disse...

é...tenho que reconhecer...
ser mulher não é fácil... :O

Anônimo disse...

Ah, que máximo!
Mulher tem mais que ser valorizada mesmo! Sem desmerecer os homens, mas claro está que nossa jornada é muito mais difícil e, por isso, devemos ser vistas como o "sexo forte", pois de fato é o que somos!

Muito bom seu blog!
Abraço,
Tai.

Unknown disse...

https://www.facebook.com/pages/Mulheres-no-comando/257618597748941.
curti minha page ai do face mulheres..