quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Qual foi o último e por que?

autor do blog na foto: reprodução da imagem só com autorização

Publiquei um texto um tempo a trás e gostei de sua repercussão. Comentários muito bons e de uma aceitação positiva dos leitores como num todo. E isso me motivou a escrever algo relacionado.

O texto ao qual me refiro tratava sobre o poder da leitura e seus reais benefícios, onde eu acabei citando até o poder da longevidade, decorrente do hábito constante da leitura.


Link: http://bloggalemdoqueseve.blogspot.com/2009/08/viva-mais-leia-mais.html


Tem pessoas, que infelizmente, só lêem aquilo que a escola dita; levam a leitura como uma obrigação e não como um passatempo prazeroso! Talvez a metodologia de ensino no Brasil precisasse de uma reforma nesse aspecto. E urgente. Seria mais apropriado apresentar o livro ao jovem, não como uma obrigação, onde será cobrado um trabalho e que será atribuído uma nota. Longe disso. O livro deve ser apresentado como fonte de sabedoria! A nota, ao menos nesse caso, tinha de ser moral, uma vez que o real conhecimento é o que levamos conosco, e não aquele que fica gravado nos boletins escolares!


Em minha casa, sempre tive meu pai como referência maior. Livros de diversos autores e de inúmeros gêneros; revistas; jornais... Talvez daí minha inclinação para o gosto de ler. Involuntariamente (ou não) ele acabou me passando esse hábito e essa é uma das coisas a qual lhe serei para sempre grato.


Confesso que determinados gêneros não fazem muito minha cabeça, como Harry Potter e similares por exemplo. Mas, nem por isso os desprezos; muito pelo contrário! Prefiro ver pessoas lendo ao menos esse tipo de literatura, do que trancafiados dentro de uma Lan House jogando sabe-se lá que tipo de jogo; dedicando seu tempo a conversas sem propósitos em salas de chat ou no MSN, ou mesmo sentados na calçada vendo o tempo passar.


Sendo assim, amigos(as),gostaria de saber de vocês: Qual foi o último livro que vocês leram ? Teve alguma razão específica? Se puder, conte um pouco da história do mesmo... apresente-o para nós e instigue mais pessoas a lê-lo!


Muito além da comprovada longevidade, um hábito sadio e que só corrobora para que nos tornemos cidadãos melhores a cada dia. Pratique e incentive essa idéia da leitura! Aquele livro que está na sua estante, é que você já cansou de ler, DOE! Uma outra pessoa poderá lê-lo e passar para outra e... gera-se um elo forte e digno! Só temos a ganhar com isso!

Guttwein,T.

74 Opiniões:

Jaime Guimarães disse...

Olá!

Bom, o último livro que eu li...na verdade RELI foi "Factótum", do Bukowski, um escritor do qual eu gosto muito.

Na verdade estou sempre lendo e relendo alguns de meus livros preferidos ( por isso não faço doação) e sempre que posso indico para alguns amigos leituras que eu gosto muito...Bukowski, Mark Twain, Lima Barreto, Kurt Vonnegut,Tchekov e tantos outros.

Abs!

Will disse...

o Ultimo livro que li foi o Sofrimento do joven wherter de goete, o livro eh mto bom um romance totalmente impossivel que nos acarreta a varias sensações junto ao protagonista muito bom mesmo! ^^

Unknown disse...

Bem, eu acredito que a leitura abre as fronteiras do universo. A leitura é essencial para nossa vida de aprendizagem. Coitados dos que limitam-se ao que lhes é imposto, muitos lêem por obrigação apenas, esses nunca passarão de repetidores de idéias.

Parabéns.
Visite-me e leia um pouco.
http://arthurmelo92.blogspot.com

Felipe Santos e Camila Alvarez disse...

Só quem lê bastante sabe o conhecimento que a leitura proporciona....

o conhecimento e a aceitação de outras culturas...

o aperfeiçoamento do portugues e o enrriquecimento de recursos linguísticos

a criatividade e a expressão verbal

a imaginação de vários lugares do mundo

a capacidade de sustentar um diálogo interessante e um debate dignamente

enfim...só quem lê mesmo..rs

Aloha

http://surfinsantoss.blogspot.com/

Antonoly Maia disse...

Gostaei da postagem de hoje, acho fundamental a leitura e concordo que devemos ser agentes facilitadores desse nobre hábito.

Inez disse...

Sempre gostei muito de ler, houve época que chegavaa ler três livros em uma semana.
Nada substitui um bom livro. O último que li foi Os Mensageiros, um livro espírita.

Daniel Silva disse...

E aí, Gutt. O último livro que eu li foi o Crepúsculo... ganhei de um amigo de presente pela minha formatura.

Abraço!

Mirelle e Ana Bell disse...

Eu reli a saga Twilight e li Vampire Diares, eu adoro livros de ficção!

Henrique disse...

Cara, eu posso ter 12 anos, mas que eu me diferencio desses jovens que ficam presos ao computador, isso sim. Estou lendo o último livro da série do "Harry Potter" da J.K. Rowling. Sempre leio e releio os livros. Gosto muito de literatura. Bom texto para "motivar" algumas pessoas ...

Unknown disse...

O ultimo que lí foi um que falava sobre as mensagens escondidas no rock, nao sei bem o titulo mas era mais ou menos assim, e pq eu tinha intersse em descobrir sobre este mundo musical estranho.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.cjb.net
www.twitter.com/blogdorubinho

JB Blog disse...

Ler Livros deve ser algo preservado!
Te leva para outro mundo em questão de segundos!

Hi! disse...

Ok, tenho 14 anos e entro os meus amigos ninguem se salva, sou o unico que gosto de ler, e pior que isso na minha familia acontese a mesma coisa, achei o texto muito intersante e concordo que a escola deve modificar suas atitudes quanto a isso.

Bom o ultimo livro que li acabou ontem *O*, e foi Amanhecer da serie "crepusculo", li por que tinha que saber a história e como esse é o ultimo livro a história ficou ainda melhor, amanha começo a ler formaturas infernas que pelo o que li também é uma bom, conta 5 histórias de formaturas que não deram certo (MUAHAHHAHA), espero que seja bom! ^^...a é já ia esquesendo amanhecer fala do casamento de Bella swan e Edwart cullen, só que, O cullen é um vampiro e tem medo de firir a menina em questão, mais "livro vai livro vem" ela engravida e por complicaçoes e obrigada a virar vampira ou a morte... é muito bom *---*

Marcus disse...

Cara eu confeço, não gosto de ler, e eu sei que deveria, mas numca fui acostumado como você citou, o ultimo livro que eu tentei ler foi o codigo da vinci, acabei baxando o filme da internet, e parei o livro na metade, isso foi a 1 ano quando iniciei a faculdade... kkk

Leo Pinheiro disse...

Não costumo ler bests sellers, porém, o último livro que li foi um 'blockbuster' daqueles.

Marley & Eu.

Desculpe-me mas, apesar de estar comentando aqui, não vou revelar os motivos que me fizeram comprar e ler o livro em 3 dias...

Juninho Nogueira disse...

Concordo com o post. Eu AMO ler... é sério... adoro, tenho 15 anos e sempre gostei. dosmeus amigos, poucos gostam, -acho q eu ganho-. sou um "DEVORADOR DE LIVRO", e falo isso com orgulho... ler naum é careta.
Mas, posso afirmar q eh chatão ler um livro obrigado pela escola. Se querem fazer com q os alunos leiam, naum deveriam fazer isso obrigando a fazer um trab sobre o livro, ou até mesmo uma prova - q funciona mesmo pra provar q o aluno leu! -.
Deveriam insentivar o gosto pelo livro. Sim... intrigar... contar a história do livro q se quer passar... manter mistério... deixar-nos curiosos...saka?

Bem, o livro q estou lendo agora, e q por sinal ja estou acabando é "A MORENINHA" um clássico literário brasileiro.
Sim, confesso. foi a escola q passou, no primeiro momento eu naum gostei, achei q seria mais um daqueles livros q todo mundo só ler pra acdabar logo, tipo, pula um parágrafo todinho pq naum está entenendo...rs Mas o livro me surpreendeu.. mesmo! Está ótimo e recomendo pra todos. acho q pode até levar o título de "O MELHOR LIVRO LITERÁRIO BRASILEIRO QUE JÁ LÍ" rsrs

O p´roximo já está reservado: O guia dos mochileiros das galáxias. é bem famoso ele.

bem, passei aqui só pra escrever um comantes, mas já estou quanze escfevendo um livro. daqui ampouco estou no cap 2 do comentário. rs

visita lah o meu bloguinho tbm!Acho q vc me segue. está atualizado... quer dizer... sempre está atualizado.

http://www.ojuninhoblog.blogspot.com/

valew, e comenta lah o q tu achou.

Nicke disse...

Sempre releioo livros que gostoo muito..
jaa reli livros da saga Twilight ,
Harry Potter, Um fantasma da meia noite (Sidney Sheldon )...
Agoraa estou lendo 'Depois do Funeral' da Agatha Cristie .
Adoreii o blog ,
Beijos.

Versos Controversos - Alan Salgueiro disse...

Compatilho da ideia de que é melhor se estar lendo um livro de conteúdo aparentemente fraco a uma tarefa que não engrandeça nem um pouco culturalmente. Porém, entre ler o Harry Potter e escutar a Legião Urbana, por exemplo, eu acho que minha escrita se desenvolve muito mais a partir do ouvido, e em se tratando de alguns livros, nem precisa ser a Legião Urbana pra ser um banho de aprendizado numa comparação.

Estou mesclando a leitura do Manifesto Comunista de Marx e Angels com o 'Leite Derramado' do Chico Buarque. 'A arte da guerra' que é estampado na foto do post está aqui lacrado e será o próximo da lista, espero eu!

Só pra constar: todo 'consenso' parte de que se tenha uma opinião comum, então quando dizes 'o consenso foi um só' fica um tanto redundante...

Boas leituras!

nefasta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
... (( Pamzinha ))... disse...

haha... por ironia, o último que li foi Harry Potter e o Cálice de Fogo... ^^'

Agora estou (re)lendo "confissões de um assassino econômico" e o caçador de pipas. Literatura nacional, eu A-M-O os livros do Luis Fernando Verissimo.

Livros é uma das coisas que gosto muito, sempre tenho um em mãos... hehe.

Abraços

http://i.dreams.zip.net

Anônimo disse...

Eu li Moby Dick. Pq quis.

kbritovb disse...

codigo da Vinci - Dan Brown

era o mais interessante que tinha na biblioteca hahahah

Ana Cláudia Sant'Ana disse...

Olá!!! =D
Estou lendo "Por que não pediram a Evans?" da Agatha Christie.
Adoro romances policiais, ficção, terror...

Quem gosta de desvendar mistérios e uma leitura bem descritiva, vai adorar Agatha!!!

Abraço!

Adrielly Soares disse...

Morangos MOfados, porque eu casei de ler fragmentos do Caio então, to sempre lendo algum livro dele que tenho salvo no Pc, mas o único que posso dizer que Li COMPLETAMENTE foi esse. Mas Caio Fernando é mara, despensa apresentações. É lindo.

Thaisa disse...

concordo que cada um deve ler o que agrade, afinal cultura é aquilo que nos transforma e modifica nossas vidas. o que é tocante para um pode não ser para o outro. congratulations pelo blog. :D

Unknown disse...

acabei de ler...ensaios sobre a ceguera..jose saramago..conta a storia onde todos ficam cegos, menos uma mulher...a storia emuito boa...vale apena...tb tem filme..ams recomendo o livro antes de ver filme...

Aninha disse...

O ultimo livro que eu li foi: "O vendedor de Histórias" de JOSTEIN GAARDER (o msm autor de Mundo de Sofia)

Bem, semana retrasada eu fui no Sesc e comecei a folhear alguns livros, esse me chamou muito a atenção e eu sentei pra ler um pouco, eram 15h30, eu só sai de lá as 5 pra 21, ao terminar de ler!!!

Amei, muiiiiito bom msm!

COmigo é assim, ou eu gosto e não consigo para de ler, ou ele fica mofando na minha bolsa, rsss

Só n tenho custume de comprar livros, leio os da biblioteca!!! Rsss

* ò timo post, qq dia vou imita-lo e fazer o msm! Rsss

Bjks

Gabriel Tubbs disse...

Meus queridos!

Eu nem li o texto agora porque eu estou com um pouco de pressa. Só to passando aqui pra dizer que a coleção de selos do blog de vocês deu uma aumentada hehe.

Fora que eu fiz uma propaganda na faixa pro blog hein hehehe.

Depois, se quiser, dá uma passada por lá.

http://achometrodoziel.blogspot.com/2009/08/videoachometro-episodio-4.html

Aquele abraço!
Gabriel.

Vini e Carol disse...

Veeelho, você tá escrevendo DEMAIS!

Cara, vou ser o mais sincero possível aqui..
Eu não leio um livro á teeeeempos!

Eu não sei o que acontece comigo, se é falta de paciência ou sei lá o que, o problema é que não tenho paciência para ficar em um assunto só!
Não consigo cara! E quando eu tô me interessando pelo livro, entendendo e tal, ai fico sem tempo e o deixo de lado!

Nem na época de escola eu lia, gostava mais de debates, se hoje sei alguma coisa é tudo por causa dos debates que fazíamos entre nós.

Hoje em dia eu vejo mais filmes, do que leio. Minha leitura é basicamente em blogs, sites de esportes, e jornal. Antes eu lia revistas também, hoje em dia tá difícil.

Maaaas, tem um livro, que eu pretendo ler INTEIRO, se chama: "Gurgel um Brasileiro de Fibra".
Em um programa da ESPN Brasil, canal do qual sou fã, e recomendo aliás, o repórter mostrou esse livro, e narrou a sinopse, e é simplesmente fantástico! Esse eu quero e vou ler.

A propósito, eu ODEIO Harry Potter e coisas desse gênero, se for para ler algo, que leiam alguma coisa construtiva, não apenas ficção.

Acho que esses tipos de livros é pior do que assistir TV, já que dizem que a TV aliena as pessoas, e os livros de ficção que não passa NADA de construtivo? Será que não aliena???

Puts, escrevi demais!!

Abraço.

Vi disse...

O último livro que eu li foi "O último Bailarino de Mao", extremamente emocionante, é uma autobiografia sobre um garoto que vive na China comunista e consegue escapar desse ambiente de pobreza e censura graças ao ballet.

Gabriel Tubbs disse...

Ok, agora eu vou comentar teu post mesmo.

Infelizmente, eu não fui tão esperto quanto você no que se refere a se espelhar nos hábitos de leitura do pai. Meu pai é o cara mais inteligente que eu conheço. Ele lê de tudo. E ele nunca me forçou a ler, mas sim a pensar, refletir. Ele sempre faz aquelas perguntas que a gente precisa pensar muito bem antes de responder. Tanto que nunca exigia resposta imediata. Mas eu não copiei o hábito de leitura do meu pai.

Claro que eu ainda gosto de ler algumas coisas, como Harry Potter ou Código DaVinci, mas eu ainda não tive coragem de procurar um desafio literário maior. O único momento em que me peguei diante de leituras complexas foi no ano da minha formatura, porque precisei conhecer uma porrada de autor pra escrever minha monografia. Mas eu ainda tenho fé que eu vou conseguir enfrentar uma leitura mais pesada, que desafie a minha inteligência.

Atualmente, estou lendo "O Caçador de Pipas", de Khaled Hosseini. Ganhei esse livro de presente de aniversário do meu melhor amigo. E ele não podia ter dado um presente melhor. Eu estou até lendo devagar, só pra não acabar rápido. O problema é que o livro virou filme. Então as pessoas acabam procurando pelo mais fácil. Mas eu vou insistir no livro, porque a adaptação sempre deixa um pouco da essência da história de lado no processo, e isso empobrece a história.

Cara, falei demais. Hoje eu to empolgado hehe.

Abraço!
Gabriel.

PauLinha disse...

O último livro que li foi: Sentindo na própria pele! [não me recordo o nome da autora] ......

MAS, fazendo um resuminho: É um livro espirita[com a intenção de repassar aos leitores a transição da reencarnação [de que nada na vida acontece por acaso!]

Que os varios encontros, desencontros, percas afetivas, compaixão [o gostar de graça, de uma pessoa - como dizem]

O, ódio que se desencadeia do nada e varias outras coisas [podem sim estar relacionado, dentre outros motivos ao re-encontro de duas almas aqui na terra.]

CAMILA de Araujo disse...

O ultimo livro que li foi 'Numa Fria' Do Bukowski.Excelente livro!

Alia...Bukowski é excelente!

www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

Anônimo disse...

Aquele post teria que ter uma boa repercussão msm, é uma mensagem positiva e instrutiva. Leio verozmente literatura, filosofia, política e meus arquivos que somam uma boa pilha para leitura. Que essa continue a ser uma preocupação do blog, incentivar a ler, e pode contar com meu esforço para que isso se realize.

Abraços!

http://tempo-horario.blogspot.com/

Fernanda Sandrini disse...

Temos mesmo que incentivar a leitura.
Ler um livro é muito bom, eu viajo... no momento estou lendo Amanhecer da série Crepusculo.
O Blog de vcs está cada vez melhor! Parabéns!
beijos

Anônimo disse...

Os ultimos livros foram Feliz Ano Velho, Marcelo Rubens Paiva. On The Road, Jack Kerouac. E Rota 66, do Caco Barcellos. Muito bons, recomendo.

No momento estou lendo O Cortiço, Aluísio de Azevedo. Não tenho paciência pra ler bestsellers...rsrs


Visita ae qq hora:
http://catalepsiaprodutiva.blogspot.com/

Pizzaria Klabin disse...

O Ultimo foi 'O vencedor está só' de Paulo Coelho, sempre quis ler um livro dele, adorei, pena que o final poderia ser melhor! Mais o bom de ler e isso, vc sempre pode se suprender! Abraço t+++

Ultraviolet disse...

O problema do brasileiro é q pra ele é mais fácil ver a novela!!!
Masss... O último livro q li foi "Cartas de um diabo a seu aprendiz" do C. S. Lewis (mesmo autor de Crônicas de Nárnia), muito bom, por sinal! No momento, leio Crônica da Casa Assassinada, do Lúcio Cardoso. Coincidência, da última vez que comentei aqui foi exatamente nesse texto q vc colocou como referência!! =]

Fernanda Sandrini disse...

Oi de novo!
Tem um selinho para vc no meu blog!

http://mudeparaserfeliz.blogspot.com/2009/08/mais-mais-mais-e-mais-selinhos.html

beijos

Diego Janjão disse...

Nossa, o ultimo que li faz tempo hein, foi o Código da Vince

Myojo disse...

Foi O Chamado de Cthulhu. me recomendaram o livro e eu gosto do genero

Anônimo disse...

Achei bem legal a mensagem, é importante o insentivo das pessoas lerem hoje em dia.
Elas estão ocupando seu tempo com coisas mais fúteis, e esquecem da leitura, que é o melhor lazer.

Beijos.

Naomy olywer disse...

O último que li foi "transformando suor em ouro" do Bernardinho,li pois tenho sonho de me tornar dirigente de um grande clube e tenho Bernardinho como referencial.A arte da guerra também é um ótimo livro fiquei até de comprar a outra versão.
Adoro seu blog espero que continuemos a ser "seguidores "um do outro.abraço..
Naomy olywer

http://novoangulodofutebol.blogspot.com/

Rayane Cássia disse...

Bastante legal o incentivo.
O ultimo livro que eu li foi Amor em Paris.
Bastante bonito :]

Plugado disse...

Ultimo livro que eu li foi João.

O evagelho de Jesus Cristo.

At disse...

Concordo :~
vejo muita gente lendo so por ler, ou pra passar o tempo... acho que tudo na vida tem o que extrair, especialmente livros...

Sobre esses livros, tipo Harry Potter, nao gosto tambem, e nem gosto de ver ninguem lendo, acabo lendo pra poder falar como é terrivel, ou até dizer que alguma parte foi até interessante, mas nao no de Harry Potter, foi no de Narnia que encontrei um ponto positivo... E acabo falando o livros até q eu gostei mais pra o pessoal trocar :D


O ultimo livro que li, foi 'Amigas do Clube' logo apos Maquiavel, como de comum... mas vou falar do 'Amigas do Clube' minha irma ganhou de aniversario e o que eu ganhei era horrivel, e como acabei desistindo de chegar no final do livro, peguei o dela e li... O livro fala de cinco familias riconas na Holanda, o que mais gostei foi a ousadia, algo bem ironico e real. Tem um seriado ja na Fox e foi dito como uma mistura de Desperate Housewives com Sexy and the City

Gabriel Tubbs disse...

Olha, eu fiz a propaganda de graça. Porque eu realmente acho aquilo que eu falei.

Masss, já que você cogitou as heiniken, eu não vou ficar me fazendo de educado e dizer que não precisa.

Aquele abraço!

Valfredo Mateus disse...

não creio. não é mais o que a escola indica. hoje é mais fácil pegar a sinopse destes livros na nete. mas, sim a lista dos mais vendidos! ou vc ler crepúsculo e companhia limitadíssima ou não é ninguém!

fato!

Anônimo disse...

Eu AmoooO demais a leitura e incentivo muito meus filhos a terem esse hábito, mas criança é froid's só quer saber das figuras que neles contém. =(
Bom eu sempre tive costume de ler mas confesso que já faz uns 8 meses que não me sobra tempo para ler um bom livro.

Mas os últimos que li foram:
"Dom Casmurro" *Machado de Assis muito bom por sinal e "Do outro lado" do Wilsom Frungilo Junior este último é espírita, mas é muito bonito e tem um enrredo bem envolvente.
E eu indico esses dois.

BjOs^^

Karina Kate disse...

Incrível o post. Lembro de todas as publicações que fui obrigado a ler na escola. Tudo bem, muitas eram básicão para o vestibular, mas outras .. como MACNAÍMA, não deram muita influencia na minha vida nem em minha profissão, mesmo eu trabalahndo com edição de conteúdo... Eu amo ler, e acho que isso deveria ser colocado em jogo na educação brasileira, as crianças devem crescer com papel, caneta e livros a disposição, para pegar gosto pela coisa e fazer no futuro, um Brasil melhor.

Habib Sarquis disse...

Cara, parabéns por mais esse post maravilhoso. Realmente ler é maginifico.O ultimo livro que eu li foi: A Cabana - Willian Young. Um livro intrigante e emocionante e recomendo a todos.

Blog: Cultura Dinâmica - www.culturadinamica.wordpress.com

Mau Santos disse...

Sempre amei a leitura. Não só de livros clássicos (que até li bem pouco) mas de tudo que me caía nas mãos. Mas confesso que ultimamente tenho etado mas lenta. Comecei a ler dois livros e ainda não acabei... Saio de casa muito cedo, chego muito tarde, com os olhos pesados para a leitura. Acho que preciso me refazer. Atualmente estou lendo Os Evangelhos Apócrifos - Joseph Carter.

Anônimo disse...

Além do que se vê:? O bom e velho Los Hermanos, rsrsrs!!
Cara, o último livro que eu li foi o elogio a loucura!
Ótimo livro q como o tema já fala, é uma abordagem explicita sobre a loucura... muito bom mesmo!!

Jonathan d' Silva disse...

eu ja li um livro parecido :D~
muito show', fala sobre o dominio de pessoas alheias (!

Andressa Muniz disse...

Primeiramente, quero te elogiar. Adorei seu blog, não é a toa que tem tantos comentários e seguidores. Você realmente está de parabens x)

Então, o ultimo livro que eu li foi:
"A Ideologia Alemã" do Marx e Engels. Eu gostei muito, estava com receio de começar a ler e não conseguir ler, por todos dizerem que é complicado. Pra quem gosta de Politica e Filosofia, esse livro seria como uma "Biblia" :)

Um beijo,

Andressa Muniz
http://www.newmoonlight.blogspot.com

Escorpiana disse...

O último livro que li foi `O Dossiê Iscariotes`, do jornalista Marcos Losekann, não tenho preconceito com nenhum tipo de literatura, adoro ler... fico feliz em encontrar pessoas que como eu gostam de ler e escrever, de preferência com o português correto...rs, nos tempos de orkut, twitter e cia (nada contra), as pessoas andam cada dia mais econômicas.

maddie disse...

eu gosto muito de ler, estou fazendo isso compulsivamente. tudo que eu pego eu leio, quer dizer , nem tudo.

meu caso foi diferente, na escola eu peguei uma raiva dos livros "obrigatorios" que não li nenhum deles, apesar de gostar muito de ler não consigo fazer isso sabendo que existe algum proposito traçado, me policiando, com a consciencia que aquilo é uma obrigação.

o ultimo que li foi "de paixão e desencontro" de uma escritora da minha cidade, onde ela cita contos muito interessantes e que relatam bem as pessoas, sem ser chato.

Anônimo disse...

Selo pra vcs la no meu blog.
Abraço.

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Gutt e Ariane!

Graças a Deus, aqui na minha família sempre cultivamos o hábito da leitura. Acredito que a família tem esse papel importante na formação da criança por incentivá-lo a ler.

Bom, estou lendo no momento o livo "O 12º Planeta". Trata-se de um livro de ficção e que mistura aspecto reais da história cultural do Planeta Terra. Fala de todas as culturas que influenciam a nossa atual e como elas foram criada. Para quem gosta de reflexões filosóificas, é uma boa pedida.

Abraço,


http://cafecomnoticias.blogspot.com

Aura Sacra Fames disse...

A leitura, essa sim é uma ferramenta libertadora, pena que muitos se vêem livres, encarcerados diante de suas tv's, fomentar a leitura deve ser uma obrigação de todos que acreditam em um outro arcabouço diferente deste em que vivemos.

O último livro que li A Luta pelo Direito, o qual recomendo já que vivemos em uma sociedade na qual o ser humano aceita a injustiça.

Abraços
Por uma sociedade melhor!

Pobre esponja disse...

Estou relendo "Escrava Isaura" do Romantismo; e "A carne" do Realismo. Porque são clássicos, e não à toa,

abç
Pobre Esponja

Neurotic StrangerBlood disse...

A Outra Face, de Sidney Sheldon. Adoro este escritor. Ele escreveu vários ótimos livros como O Fantasma da Meia Noite e o Outro Lada da Meia Noite. Atualmente estou lendo contos de Alan Poe, adorei O Gato Preto. O primeiro livro que lí foi um presente de minha tia, chama-se O Menino do Dedo Verde. Devo a Harry Potter meu prazer na leitura, sou fã da série. Também gosto de livros sobre filosofia e jornalismo, A Aventura da Reportagem é ótimo e eu recomendo. A Estrada da Noite, de Joe Hill, é muito interessante.


http://palavrasperversas.blogspot.com/

Unknown disse...

estou lendo por quem os sinos dobram, do hemingway. Fantastica a historia.

Quanto ao texto, trabalho em livraria e vejo muitos jovens que so compram o que é obrigado. O que me da alegria é ver que tem criança ja leu de tudo e pai incentivando a ler agatha cristhie pq a a menina apesar dos dez anos, ja tem cabeça pra entender.

Uma escola aqui tem um projeto interessante: quem escolhe os titulos de livros pra ler sao as crianças, assim elas incentivam a ler pq escolhem livros que realmente gostem. Quando crescem, estao mais dispostas a ler e gostar dos classicos. Falo por experiencia propria.

Anônimo disse...

O último também já lido em outros tempos foi "Contos e crônicas para viagem" da Nova COletânea. Uma antologia em que publicamos numa só edição 32 autores. Uma aventura para alem das espectativas. O melhor foi o volume de idéias novas e a descoberta de tantos talentos novos que estavam à margem da mídia; entre eles: Fernando Soares Campos, valdeck Almeida de jesus, Carlos Vilarinho, Mariano Pereira Souza, Maria Angélica Ramos Generoso, Gilciene, Cilla Noronha Andrade, Dimolitsas, Reginaldo Romeiro, Cirene Ferreira Alves, Rozimar Gomes e Júlio de Castro Paixão

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador... lega voce falar sobre isso... hoje visitamos um blog otimo sobre um projeto socio educacional que visa criar o habito de ler e escrever... lembrava até o filme "Escritores da liberdade"...
Livros são muito caros para nossa realidade...dai a necessidade de muitos locais publicos com facil acesso, bibliotecas ambulantes... quando eu era criança haviam "lotações" adaptadas que ficavam uma vez por semana em uma praça do bairro com exemplares de livros para emprestimo... era maravilhoso...ver a garotada com livros de Monteiro Lobato e outros....

Fábio Flora disse...

"O clube do filme" foi o último livro que li. Para quem gosta de literatura e, especialmente, cinema. Abraços e sucesso com o blog!

Keisy Oliveira disse...

É por isso que este é um dos meus Blogs favoritos! :) ...Sério... Deu até uma vontade de ler um livro agorinha msm com esse texto... // Pois é né, de 2006 á 2008, minha professora de portugues do colégio, em todos os bimestres obrigava a gente a ler livros (tinhamos que comprar, ou alugar em uma biblioteca... Eram os livros obrigatórios para o vestibular...) E, tinhamos que fazer fichamentos tbm... Além disso, tinha provas deles tbm' :O // ...Poucas pessoas liam... Um dia eu perguntei pro pessoal pq eles não queriam lêr, e eles disseram que com a obrigação, nem tinham vontade de ler... :O // Eu gostava de ler os livros mesmo assim! ADORO ler! Desde que aprendi a ler... não tem coisa melhor... Meus pais sempre me icentivaram, e eles sempre leram... // O ultimo livro que eu li foi ''A escada dos fundos da filosofia'' Esse livro é do meu pai, no tempo que ele cursou Direito. ADOREI! Fala da vida de vários filosofos e de seus pensamentos... Indico pra vc... // E eu tbm não consigo ler Harry Potter... Mas Gossip Girl... AUSHAUSH ADOROOOO! ;) Bjinhooos!

Vc curte rock? disse...

Escrever deve ser um prazer.

Concordo com tudo que foi dito no post.

Leio muito poucos livros, gosto de textos mais curtos.

leilane disse...

Nossa que legal! Vc ta certinho, eu li esse post anterior, lembro dele *-*
Bom, já que perguntou...
O último livro que li foi Amanhecer, pq li Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e eu queria saber o final
aaaa não
Li aquela história das amigas e do jeans viajante
HSAUIASHSIIUSAHUI

Nossa, eu leio sempre que dá :D
Acredito que todos deveriam fazer o mesmo!
adoro seus posts
bejao
http://futil-porem-essencial.blogspot.com/

ThiagOrnelas disse...

É, infelizmente esse indispensavel costume parece cada vez mais esquecido.
Talvez por isso estejamos vivendo esse cenário vergonhoso, e olha que não falo da politica ou da educação,falo de TUDO.
A leitura traz de tudo um ppouco,desde auto-conhecimento até conhecimento de mundo.

www.nos4.wordpress.com

Obs: Estou lendo "O vendedor de Sonhos", acho que por isso ando cada vez mais viajante. Muito bom, indico.

Anônimo disse...

Confesso que há muito estou me devendo uma boa leitura. Gosto de auto-ajuda e romances nem tão melosos e contraditórios. Vou procurar melhorar.
Inté...

ROdrigo disse...

eu amo ler contanto que no meu blog eu falo muto sobre livros
assim como vc já li A Arte da Guerra também e recomendo na sequencia desse o Livro dos Cinco Anéis, que segue a mesma filosofia de SunTzu tenho certeza q nãao vai se arrepender
O ultimo livro que li foi a viagem ao centro da Terra e agora Estou lendo Os Sofrimentos do Jovem Werther do Goethe

Felipe Santos e Camila Alvarez disse...

livro fantastico...deveria ser lido por todo mundo...
crescimento pessoal e profissinal incontestavel

Aloha
http://surfinsantoss.blogspot.com/

Rosy disse...

Bom...o ùltimo livro que li foi "O vendedor de sonhos"...aparentemente sem nenhuma razão. Li o título e acreditei que seria bom, e realmente...muito bom. Narra a trajetória um um homem que abandona tudo e sai as ruas vendendo sonhos para as pessoas. Instiga a inteligência e denuncia criticamente o manicômio global em que vivemos....vale a pena

Anônimo disse...

Queridos amigos avassaladores...
meu ultimo foi "PALAVRA DE MULHER-historias de amor e de sexo.Maria Tereza e Mariana Maldonado. Por ser o livro em promoção no blog este mes.
Por puro prazer li "Doidas& Santas" .... e por obrigação Li diversos textos sobre autismo psicogenico...