quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Lei anti-fumo: O começo do Fim!


Gravem a data, 07 de Agosto de 2009

Nesta sexta, entra em vigor a Lei Anti Fumo no Estado de São Paulo. E a Vigilância Sanitária e o Procon prometem (coordenadamente) ao menos 500 agentes espalhados pela cidade só no primeiro dia para fiscalizar diversos ambientes! No site www.leiantifumo.sp.gov.br, já vigente, constará um canal de denúncias online. E uma central telefônica (0800-771-3541).

Como vai funcionar?

Segundo tal lei, cinzeiros nos ambientes fiscalizados, bitucas jogadas nos banheiros e até mesmo a detecção de fumaça poluente nos locais, medida por sensores de monóxido de carbono, servirão de provas para aplicação de multas – variam de 792,50 a 1.585 -, ou interdição por 48 horas ou 30 dias, em caso de reincidência.

A partir de sexta-feira, basicamente só será permitido fumar ao ar livre, dentro de casa ou no próprio carro!

Ficam extintos os fumódromos e as áreas reservadas para fumantes, existentes em shoppings e em firmas por exemplo. E obviamente, o cigarro não será mais tolerado em bares, boates, restaurantes, pátios de faculdades e etcs, como é hoje.

Denunciou "eles" vem na hora?

A fiscalização vai se dar no dia posterior à denuncia, e não na hora. O intuito não é pegar o fumante, até porque, não se pode penalizar o fumante, somente o estabelecimento (Sabem que, penalizar ainda mais o fumante pra que? Ele se penaliza sozinho degradando sua própria saúde...)

Se bem que, espero que ocorra um bom senso por parte dos fiscalizadores... se uma denuncia for feita ao meio-dia, será que até meia-noite eles já chegaram ao local para tentar penalizar o dono do estabelecimento que permitiu que a lei não fosse cumprida?

Pontos Controversos

Citarei apenas um que acho que dará o que falar. Imaginem que, se dentro de um restaurante, um cliente insiste em permanecer com seu charuto aceso, ignorando os avisos nas paredes e do respectivo regente do local. Se uma das pessoas presentes se sentir desrespeitada/incomodada com isso, poderá acionar a polícia contra o insistente/infrator. E polícia terá como obrigação atender o chamado, uma vez que se trata de lei vigente no Estado!

A polícia terá de levar o fumante desobediente e o dono do estabelecimento à delegacia para registrar um boletim de ocorrência, ato que também servirá para aplicação de multa.

Não seria essa lei inconstitucional? Um golpe do governador Serra visando a provável candidatura a próxima presidência nacional?

Pergunta retórica: Se o fumante será caçado (entendo isso), porque a proibição da venda do cigarro não ocorre? Uma criança pode ir a qualquer estabelecimento e comprar, ninguém liga! Essa que é a verdade! Ora, ora kamerad! Quanto de lucro o cigarro não leva para os cofres da União não é mesmo? Pra que proibir a venda? Basta restringir (lê-se proibir) sua livre utilização!! ¬¬ rsrs...

O Estado de São Paulo deve seguir qual lei no fim das contas? Uma federal, que abrange todo território nacional, ou uma municipal, instituída as pressas? A federal, vigente, determina a implantação de fumódromos em determinados locais...

O cigarro é um vício. Um vício imposto por quem adota segui-lo. Mas, com tal lei, o único beneficiário é quem arrecada com a venda... qual o sentido de poder comprar livremente um maço de cigarro e ficar impedido de consumi-lo?

Então, o que vocês acham? Proíbe ou não proíbe?

Sendo o tabagismo um vício, não seria melhor o Governador promover campanhas para desintoxicação ao invés de segregar/vetar uma suposta liberdade do fumante?

Guttwein,T.

170 Opiniões:

Anônimo disse...

Eu sou fumante mas concordo plenamente com a lei, quem não fuma não é obrigado e ficar respirando fumaca dos outros, eu já respeitava a lei antes mesmo dela existir de certa forma

Anônimo disse...

Eu tbém concordo que que não fuma não é obrigado a inalar a fumaça dos outros.
Mais acho que a melhor forma de reduzir o tabagismo seria aumentando ainda mais os impostos das industrias de cigarro.
Assim reduziaria o consumo pelo preço.
Ou então lançando campanhas com maior impacto visual das consequencias causadas pelo fumo.

BeijOs..

- disse...

proíbe, vide opinião nº 1.

Caos e Letras disse...

Excelente.... ninguém é obrigado a partilhar do cigarro de um fumante.

Anônimo disse...

Adorei.
Tinha que já tá em vigor a muuuuuuito tempo.
Belo blog.

Unknown disse...

Essa lei ainda vai dar muito o que falar, é o direito de fumar contra o direito de não ser obrigado a fumar por tabela.

Muito complexa mas no fundo é justa.

www.blogdorubinho.cjb.net

Pobre esponja disse...

De vez em quando eu fumo, então concordo com a lei: quem não fuma não é obrigado a respirar fumaça. Mas também vai ter cageute adidado agora... zé povinho...

abç
Pobre Esponja

Thalisson disse...

Eu li um estudo q o fumante passivo sofre vários danos tbm, inclusive perda cognitiva.
Abraço

Vini e Carol disse...

Bom, iremos por partes rs.

Se é um golpe para a candidatura do Serra para a nossa presidência? CLARO, FATO, ÓBVIO.

Só não sei se dará certo.

São milhões e milhões de fumantes, até parece que todos vão obedecer as "regras" impostas.

Eu sou totalmente a FAVOR, mas acho que NÃO dará certo.

Olha, vamos ver um exemplo:
Um cara (fumante) vai pra balada, bebe uma cervejinha, outra e outra, consequentemente vai dar vontade de fumar, afinal o álcool ânsia á pessoa a consumir o tabaco. Ai o que ele irá fazer? Vai pegar um cigarrinho, ascender, e começar a estragar seu pulmão.
Você acha que se ele fizer isso, o gerente do local vai sair da cadeira macia, ou da cama gostosa, pra ir lá e repreender ele?
Você acha que alguém irá ligar pra polícia, e a polícia irá acabar com a balada para levá-lo para delegacia? Claro que não!

Oras, não somos tão ingênuos assim.
Uma coisa é fazer uma lei, toda bonitinha, que irá deixar nosso ar um POUCO mais puro, outra coisa é essa lei funcionar.

A maconha é proibida, mas em todo canto tem 'nego' fumando, e a polícia não faz nada. O que irão fazer com os fumantes? Menos ainda...

A não comercialização do cigarro seria uma jogada talvez melhor. Mas do jeito que está as coisas, seria bem capaz do cigarro ser vendido em bocas de fumo! Ué, a droga é proibida, mas existem muitos viciados, eles compram em favelas, numa boa. O cigarro tb seria proibido, contendo "300 milhões" de vezes mais viciados, e eles tb comprariam em favelas numa boa. E do jeito que o brasileiro é, faria isso, e o tráfico estaria trocentas vezes maior.

Bom, sinceramente, eu TORÇO para que essa lei dê certo! Pois odeio sair pra algum lugar com minha namorada, ou minha família, e ter que inalar a fumaça do cigarro pq tem um bonitinho fumando em meu lado ¬¬.

Enfim, acho que os cidadão tem que ter a clareza dos problemas que o cigarro causa, e colocar a saúde em primeiro lugar.

É isso, abraço, Vini.

(O banner já está lá.)

Plaidy disse...

Foi bem lembrado o problema que pode ocorrer, há muitos mal-educados e esperamos que o dono do estabelecimento não pague por isso...

Foi tão súbito tudo isso, vai pegar os fumantes de surpresa.

Wander Veroni Maia disse...

Olha, de uma maneira geral, acredito que cigarro e bebida, deveria ser encarada como droga. E por isso, ser proíbido.

Acho uma hipocrísia falar em drogas lícitas, pois há muitos alcolátras e fumantes morrem todos anos por causa dessa dependência química.

Como essas drogas ainda são legalizadas no nosso país, o melhor é fazer campanha de educação com a população.

Abraço,

http://cafecomnoticias.blogspot.com

Caminheiro Pensador disse...

Vc é jornalista!?
Escreve muito bem!

Bruno disse...

Eu prefiro apostar no bom senso à obrigação. Nossas relações deterioram cada vez mais e são regidas por leis. Mas em relação a poluição, muita gente se incomoda mas anda de carro por aí. O que será que polui mais, o carro ou o cigarro? Claro, existem outras questões, mas também um pouco de demagogia.
Sou contra a proibição, acho que um lugar reservado não mataria ninguém.
E não sou fumante!

www.costabbade.blogspot.com

Bruno disse...

Com relação a um comentário acima - Vini e Carol -, respeito a opinião. Mas com relação a maconha a polícia faz algo. Sobe o morro e...acho que como bons cariocas e realmente nada ingênuos, já sabemos.

Rafael disse...

Com certeza sou a favor da lei! Eu saio correndo pra cima e pra baixo, me fiscalizo dia e noite para me manter saudavel e chega um camarada que nunca vi na vida e começa a denegrir meu pobre pulmão hehehe piadas a parte sou a favor sim é um desrespeito aos não fumantes, a campanha anti-tabagismo deveria ser posta juntamente com essa lei.

Blog da Srtª Skellington disse...

Eu sou fumante mas concordo plenamente com a lei, quem não fuma não é obrigado e ficar respirando fumaca dos outros, eu já respeitava a lei antes mesmo dela existir de certa forma Eu prefiro apostar no bom senso à obrigação. Nossas relações deterioram cada vez mais e são regidas por leis

Macaco Pipi disse...

TOMARA QUE SEJA LEVADO A SÉRIO, POIS JÁ CHEGUEI A MUDAR DE LUGAR POR CAUSA DESSES FUMANTES MALDITOS!!

Macaco Pipi disse...

ENFIEM NO CU!!!

Dtescom.blogspot.com disse...

Tomara que esse lei entre em vigor o mais rapido possivel, em todos lugares.

Samira Lima disse...

Eu sou fumante e concordo com a lei, em termos. Ninguém é obrigado a respirar fumaça dos outros, mas acredito que a área reservada para fumantes deveria ser mantida. Infelizmente muitos estabelecimentos perderão muitos de seus clientes fumantes por causa dessa lei, para não dizer em prejuízo.

Parabéns pelo blog!

abraço

Fernanda Maria disse...

Eu acho o seguinte....com o cigarro acontece algo pior que com as drogas por que todo dia 7 não fumantes morrem, eu tenho sinuzite e meu pai fuma feito chamine dai ja viu ne, nunca consigo me curar e so fico mais mal fora o cheiro...cara, como quem fuma suporta o cheiro? é ruim demais fora que pensem..pensem fumantes:
Quem fuma fica fedendo a cigarro e não é so na boca, é ans roupas tambem e no cabelo, acha que alguemv ai querer beijar outro chegar perto com cheiro tão horrivel? poxaaa fora que enquanto os fumantes comprar cigarros ciranaças estão sendo exploradas para fazer o tabaco a ser vendido e elas estão morrendo pois convivem de perto com o cigarro e correm beeeem mais perigo que os fumantes.
Concorod, tem muita gente uqe fuma e não morre porem, muitas que não fumam morrem, são feitas de escravas então alem de proibir deveriam proibir sim a venda de cigarros, realmente,muito conviniente poribir cigarros em local fechado mas continuar a vender né...so proibir em local fechado não ajuda muito, pois o cigarro continua a ser vendido, continua a fazer mal pra todos, continua a fazer vitimas todo dia.
Pasmem, cigarro é pior e mais mortal que a maconha...é...o que fazer? bem, as pessoas tem de tomar vergonha na cara e procurar um vicio saudavel ao invez de não apenas se matar mas provocar a morte de outras pessoas...
mas se querem continuar a se enganar

Neuro-Musical disse...

Concordo muito com essa lei. Exatamente o que estávamos precisando para pelo menos diminuir os danos que a fumaça nos causa. Eu por exemplo vivo com meus pais e os dois são fumantes desde os 14 anos e hoje têm 38. As vezes fico perto da fumaça e fumo passivamente...

http://cerebro-musical.blogspot.com

Rodrigo Araújo disse...

Acho que a lei já estava boa, não precisava mais mexer com ela.Tem coisa mais importante pra regulamentar...

Não sou fumante, mas não me importo tanto com a presença dos mesmos. Até porque a maioria deles já sabe quando está sendo inconveniente e apaga o cigarro, ou pelo menos se afasta...

Fernanda Maria disse...

ja comentei e comento de novo..fumar faz mal mais a quem não fuma..devem proibir a venda sim mas mudar a cabeça das pessoas se não acontece como as drogas...venda ilegal, trafico de cigarro ja pensou ...

disse...

Eu fumo eventualmente (isso existe?, sim, eu é que as vezes acho que não existo...rs) e acho essa lei de uma discrepância sem fim.
Em alguns ambientes até concordo, como restaurantes.
Mas bares e boates??
Isso não dará certo, sabem pq? As empresas de bebidas alcoolicas estão intimamente ligadas com as de tabacos e não darão chance de perder alguns trocados.
Tem muitos não fumantes que não se incomodam com fumantes. Se eu tivesse uma casa de show, boate ou barzinho teria uma placa "Aqui fumantes podem acender seus cachimbos da paz". Entra quem quer!
Abços

Wander Veroni Maia disse...

Bom, o que mais me incomoda com essas lei que querem ditar comportamento é que elas não tem preocupação de educar a sociedade. Mas, sinceramente, qualquer medida para combater as drogas deve ser no mínimo, bem avaliada.

Abraço

leilane disse...

Será que se proibir tb não vai ser permitido fumar em estádios de futebol? *-* tomara que sim
asuahusauhisa

odeio akele caras que ficam tacando fumaça na minha cara nuss

mas faze o que né =(
não dá pra convencer todo mundo que cigarro só faz mal à saúde!
adorei o post, dessa eu não sabia!
e ah, mande recadinho pra uma pessoa especial siM! asashusauisisa
só falar pra ela liga na rádio e manda bala
aasshsauisauiuahsauhsauisahsauisa


bejão

Anônimo disse...

Tem mais é que proibir o fumo em locais públicos sim, quem quer destruir os pulmões que façam sozinhos, não levem quem tiver por perto.

disse...

''fumar faz mal mais a quem não fuma''
Isso é uma besteira tão grande. Todos sabemos que as campanhas fomentam essa mensagem para que haja 'piedade' dos fumantes.
A coisa toda é ter bom senso. Se as pessoas tivessem um pouco de bom senso tudo isso seria irrelevante.
E é bom senso para tudo na vida, não apenas em relação de onde e quando acender seu cigarro.
O meu bom senso não me permite fumar em casa em respeito aos meus filhos e minha mãe. Eles não gostam então não fumo. Isso acontece em qq outro ambiente que tb percebo que a maioria está com seus cigarros apagados.
Agora se as pessoas não tem bom senso não há lei que dê jeito.
Continua achando a lei uma hipocrisia!

AG disse...

Eu acho e espero que essa lei pegue!

A grande maioria da poplução é nõ fumante e a tendência é que diminua.

Unknown disse...

Bom, eu acho que deveriam proibir que fumem. É horrível.

Rodrigo da Silva disse...

essa lei é absurdamente patética.

Gabriel disse...

pra falar a verdade não concordo tanto com a sua opinião do final, mesmo não sendo um processo completo, é certo sim fazer tudo isso


e meu, se vc não é fumante, não tem que ser obrigado a inalar a fumaçaa


então, que o cara fume na SUA casa =)



aberto a parceria, http://zuerado.blogspot.com/

♥ Driii ♥ disse...

Toh conhecendo o blog de vocês agora.. E adorei o que vi por aqui...
Toh seguindo vocês...
Ahh.. e bem vindos no meu blog!!
:D

Anônimo disse...

Não acho que é questão de "Pegar", mas sim de bom senso.

Eu fui fumante já, mas sempre evitei fumar em locais fechados, principalmente com não fumantes presentes.

As pessoas precisam de lei pra isso???

Juillet disse...

Ola.
achei super digno o post.
fumo mas concordo com essa lei em parte pois fumar em lugares fechados ninguem merece, mas como falaram que vai ser que nem na porta dos bares e boates e tals vai poder eu discordo, outra coisa e a area para fumantes como assim nao vai ter area para fumantes? meio dificil a lei pegar 100%.

*Teta de Nêga* disse...

Só falo uma coisa: essa lei não vai dar em nada!

thaiana disse...

odeio cigarro meu irmão fuma e aquele cheiro é horrivel...

Anônimo disse...

Essa lei está mais é que certa, chega de fumaça alheia em cima da gente!

Lorena Alves disse...

Concordo, não fumo e não estou de acordo em fumar por tabela. Se um fumante 'quer' [ porque acredito que tudo é força de vontade] se matar aos poucos não é justo que o façam com outrem .

Tina Devillart disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tina Devillart disse...

Cigarro é uma droga prejudicial tanto a quem fuma, como a quem não fuma. Odeio. :x

Andy disse...

em alguns lugares da Europa, vc só pode fumar dentro da sua casa, e isso se a fumaça ou o cheiro não incomodar os vizinhos!
sei lá... eu fumo.
mas sei que pra quem não gosta incomoda muito e nem preciso entrar no mérito da saúde né?!

Lívia Lunardi disse...

Desculpe... mas discordo totalmente do que vc escreveu.

Concordo e sou muito a favor da nova lei!
Proibe!

As pessoas não são obrigadas a prejudicar a própria saúde por causa dos fumantes que não se importam com sua saúde.

Andy disse...

ah... quanto à metamorfose, eu prefiro sê-la!!!
;]

Diogo Stanley disse...

eu acho q em lugar livre nao deveria ser proibido lugares fechados sim

Unknown disse...

Sou fumante,e por educação sempre evitei fumar perto de quem não partilha tal hábito.
Acho que a lei é interessante mas soa contraditória e peca no exagero ao proibir por exemplo áreas para fumantes em estabelecimentos onde sexo inseguro,bebidas a vontad e e entorpecentes proliferam,mas como um "erro" não justifica o outro...

Agora é esperar para ver se a lei cairá no esquecimento após ou algum tempo,isso no caso de ser realmente cumprida.


Ótimo blog,parabéns pela abordagem do tema e demais assuntos.


Abraços!

fala ai! disse...

adorei,e aprova essa regra!!!muito legal o blog,conteudo informativo e educativo!parabens!boa quinta.

Thamara Duvivier disse...

Eu apoio a lei, acho que de fato NINGUÉM merece inalar fumaça de cigarros alheios... Mas não coloco muita fé nisso tdo! Já que há pouco tempo atras estava este mesmo "bafafá" sobre a Lei Seca e infelizmente só teve o efeito esperado no começo de tudo... Acredito que vai ser o mesmo para Lei antifumo. No começo, mil maravilhas... depois? "Por favor seu zé, me empreste um cinzeiro?". Não sei, talvez eu esteja enganada... TOMARA!

Daniel Silva disse...

Acho que demoraram pra criar essa lei. O fumante deve ter a sua liberdade de fumar, desde que não atrapalhe ou prejudique uma outra pessoa. Como faz mal, tem que proibir mesmo. Tenho certeza que vai reduzir em muito o consumo dessa droga.

Abraços

Juninho Nogueira disse...

Eu concordo com essa lei. acho q qm não é fumanth não deve ser obrigado a ficar 'cheirando' fumaça alheia. se quer se qr acabar com o pulmão q acabe com o useu, mas naum leve os outros com vc!

já soube por pesquisas q qm mais sobre com o tabaco não é nem qm fuma, mas qm é o fumante passivo, qm tem o caso mais agravado.
OU SEJA: CIGARRO FAZ MAL DE QUALQUER JEITO, E PONTO FINAL.

Visete tbm o meu blog, dê uma forcinha, é bem legal!

POSTS RAPIDINHOS... DIVERTIDOS.. INTERESSANTES... ORIGINAIS...
.
http://www.ojuninhoblog.blogspot.com/
.
Se der, comente em mais de um post!

bom post, e acima d tudo, util.

Anônimo disse...

Acredito que tem que se proibir mesmo! Ou como falado a cima, aumentar o preço dos impostos, alem de se fazer cumprir a fumaça somente em casa!! Pq roupa suja n se lava em casa??? ENtão fumo tb deveria ser!! Odeio cheiro de cigarro, e acho desrespeitoso quem fuma sem prestar atenção ou se importar com os que estão por perto... é como se uma pessoa podre chegasse e fcuspisse no pé do outro...
PROIBE!

Luan Ribeiro disse...

Eu acho que em meio ao processo de tentativa de liberação da maconha, voltar atras no cigarro foi.. no minimo, surpreendente.
Mas eu acho que quem quisesse fumar, poderia fumar nos antigos locais permitidos. Pois, alem das proibições, tem de haver um bom senso por parte do dono do estabelecimento e, tambem, do fumante.

Anônimo disse...

Olá!
Concordo com a lei: ninguém é obrigado a ficar fumando vários cigarros sem nem perceber.
A restrinção ao fumo em locais fechados e outros é um grande avanço nas políticas sanitárias.
Espero que a lei pegue e não fique só no papel.
Uma boa iniciativa.

Abraços fraternos,
www.descargapublica.blogspot.com

Bart Codes disse...

RsRsRs

Fábio Pegrucci disse...

Eu acho inacreditável que a sociedade, mansamente, aceite (e aplauda) tal nível de ingerência do Estado na vida das empresas privadas.

Todo o restante é discussão secundária.

A questão não é de ESTADO: a sociedade deve se auto gerir!

J.F. Marques disse...

Não gostei nem um pouco dessa lei. Eu tenho que suportar quem não é fumante, porque não suportar um fumante?
Mas não adianta mesmo, jajá o sistema coloca lei para nós usarmos uniformes para andar na rua e vão colocar arame farpado nas praias!
Parabéns pelo blog.
Abraço.

Welder Campos disse...

Faço Faculdade de Geografia, e muitos de seus post sao comentaods em sala, parabens belo blog...

Anônimo disse...

Espero mesmo que essa lei realmente faça valer. Na boa eu tenho uma bronquita muito forte, qualquer cheiro de cigarro e ja estou com a bronquite atacada. Pra se ter noção, minha janela fica de frente para a rua, quando alguem passa fumando o cheiro entra e eu tenho que ir pro quarto da minha mae, ou procurar outro ambiente da casa. Se é assim em ambiente aberto, imagina em ambiente fechado?

Campanhas sinceramente para desintoxicar eu nao sei se vai ajudar. A ajuda tem que vir da propria pessoa no inicio. Se elas nao querem ajuda, vão continuar fumando em ambiente fechado tbm. E quem se prejudica é quem foi tomar um simples cafezinho e sái de la com o pulmão cheio de nicotina, alcatrão, monóxido de carbono, nafitalina se não me engano etc...
Bem legal seu blog.

. disse...

Eu acho que deveria ser proibida a venda, sim. O cigarro é registrado como uma droga, e até onde eu saiba é proibido, certo? Tudo bem que tem esse lance de live arbítrio, mas então pra que proibir? As substâncias contidas no cigarro não tem nenhuma utilidade no organismo e é algo viciante. Se é pra cortar, que cortem direito.

Julio Almeida disse...

sou contra o fumo..concordo com a proibiçao!

Erich Pontoldio disse...

Não sou fumante mas aprovo a lei e serei um dos que vai denunciar estabelicimentos por descumprir a lei.
Existe um príncipio básico que é ignorado por alguns fumantes que é o RESPEITO...fume o qto quiser, mas isolado sem fazer com que pessoas inalem a fumaça.

Beatriz Paz disse...

Não podia ter lei melhor, odeio fumar passivamente --'
Ótimo blog!

Soletra Pra Mim?
www.soletrapramim.blogspot.com

Unknown disse...

sempre com matérias interessantes! parabens.

Anônimo disse...

PROIBIR A VENDA DE CIGARRO JÁ !

fala ai! disse...

adorei o blog,é bom informar as pessoas sobre essa lei do fumo!
boa sexta!

Nicke disse...

Isto é uma caso complicado pois quem fuma tem o direito de fumar , ao mesmo tempo quem não é fumante não tem a obrigação (...)
É dificil chegar a um acordo em que ambos se sintam bem, acredito que sempre um não vai aprovar essas leis.
Mas acho que se todos tivessem bom senso tudo se resolveria de alguma maneira .:S

Tayna disse...

Concordo com a lei, não sou fumante mas tenho parentes fumantes. E é totalmente desagradavél vc estar em um ambiente com amigos, e um idiota fumando. Acho q eles tem q respeitar os outros, ñ é só eles que se prejudicam como foi provado.

Beijoos

Fernanda Duarte disse...

Acho a lei superfantástica, já deveria ter sido criada há secula seculorum. Na verdade, eu a ampliaria: seria interessantíssimo se fossem proibidas também as tragadas ao ar livre, em espaço público. Só uma pessoa asmática e alérgica sabe o quanto é penoso desviar da fumaça desgracenta do cigarro quando o vento a traz do transeunte da frente. Nem sempre é possível, e olha que já cheguei muitas vezes a atravessar a rua. Em se tratando de um vício publicamente nocivo, a lei não tem nada de inconstitucional, até porque não proíbe o consumo de cigarros (infelizmente): apenas o restringe a locais em que o fumante possa se prejudicar sozinho, e não coletivamente. Cigarro é uma forma de suicídio que, ao contrário de muitas outras, não mata somente o suicida. E eu gostaria de não ser suicidada por outrem, se não for incômodo. Quer se destruir aos poucos? Pois faça isso no sacrossanto recesso do lar, se mora solitário, e deixe meus frágeis pulmões em paz. :-)

Lucas Lins disse...

Isso lascou minha vida... agora só vo pra balada e bar q tenha área descoberta ! vo para d dar dinheiro pra um monte d gente ! problema deles... no Serra q eu num voto nunca mais !

Comenta no meu blog também ok ???
http://escolhaopcional.blogspot.com
Abraços

Anônimo disse...

cara eu acho uma falta de respeito tremenda as pessoa que fumam , jogara a fumaça na sua cara preicipalmete em locais publicos
eu acho que o respeito vem em 1º lugar , sei também da necessidade do fumante quanto ao vicio.
abrç
www.celebritypoke.blogspot.com

Macaco Pipi disse...

VAMOS ANDAR COM BOM AR ;D

Diego Janjão disse...

Pra mim, a melhor LEI do Ano!

com certeza!

Nando! disse...

Rapaz, não fumo, e o pior para os não fumantes é a falta de respeito dos fumantes, que a qulauqe lugar tiram um cigarro do bolso e liberam fumaça pra tudo quanto é lado. Então, acho que deveriam permancer os fumodromos, e fora dali sim, não ser permitido fumar, já que nesses espaços todos fumam mesmo!

Plutonauta disse...

Concordo com a lei, tem que proibir mesmo ... claro que proibir a venda é o mais correto, porém proibir de fumar pode ser um passo para esse rumo, tem que começar por algum lugar .....

zouzer disse...

ja era tempo..!! lei mais do que certa..vi uma matéria de uma garçonete que sem fumar...era como se fumasse 10 cigarros por dia...só inalando a fumaça..
mas e a fiscalização?? será que vai ser como a Lei seca?

Luana S. Santos disse...

tinha que proibir geral.
a compra tb.
poxa isso preujudica a saúde...como pode uma pessoa ser viciada naquilo que pode matar ela?

oO

aah sou a favor da lei.
=)

Fernanda Maria disse...

ja dei muito minha opinião..nem tenho mais o que falar..mas vc ta certa sobre tudo

Leonardo Marques disse...

Pra mim foi umas das melhores leis criadas.
O que mais me intriga é que quem fuma depois de dar uma tragada não coloca o cigarro perto do seu nariz, coloca no nariz dos outros.
O governo esta fazendo isso não para deixarnos alienados, mas para ajudar na saude de todos os cidadãos.
----------------------------------
Lembra que você foi lá no meu blog e tentou advinhar quais eram os filmes dos cartazes quinta passada?!?
Depois passa lá pra conferir se seus palpites estavam certos ou não.

http://parada-ob.blogspot.com/
-----------------------------------

ederDBZ disse...

acredito que as campanhas de nada adiantariam...
a proibição é a maneira mais efetiva, pois necessitamos de algo rápido e direto, para que este vício maligno que é o tabagismo tenha fim... ou pelo menos uma grata diminuição, pois quem sofre mais são os 'fumantes por tabela'....

Anônimo disse...

Cara...sou fumante...e concordo que meu hábito incomoda sim muita gente... mas acho que enquanto somos privados do nosso cigarro em alguns ambientes acho que esses ambientes devem se adequar ao direito dos fumantes...(Sim eles existem!)... assim como devemos ser proibidos de fumar em alguns lugares esses lugares devem sim possuir aí as suas respectivas áreas abertas reservadas ao fumo... seja um restaurante... um bar...ou uma balada...

Um abraço!!

http://catalepsiaprodutiva.blogspot.com/

Anônimo disse...

Eii

Indiquei seu blog para um selo...
Passa lá no meu blogg qq hora:

Abraaaço

http://catalepsiaprodutiva.blogspot.com/

Unknown disse...

Muito, belo texto e otima tirinha.

http://onoticia.blogspot.com/

Lua- Eu Crio Moda disse...

concordo q temos nossos direito d nao inalar a fumaça do cigarro
mas tipo as pessoas vao continuar fumando do me jeito,pq mesmo se proibir o cigarro,o q é proibido é o q as pessoas procuram,por favor fume seu cigarro mas nao incomode,acho q devia ser assim

Thamii ~ disse...

de certa forma eu concordo com essa lei por motivos óbvius: fumar faz mal a saudade, é incomodo pra pessoas que estão por perto...
mas eu achei uma lei meio idiota... sem um proposito bom...
bem, eu não posso argumentar muito sobre o assunto porque eu sou meio leiga no tema, essa é a verdade, e acho que as questões que você levantou nessa sua matéria são otimas para a gente pensar a respeito..
e pra dizer a verdade eu entendo pouco de politica também, mas detesto o serra!!
~

e eu tava olhando as outras matérias do seu blog, muita coisa legal... eu vou tentar ler com calma cada uma delas... ^^

parabéns

Simplesmente, RÔ! disse...

Queridíssimos..
tenho um post com "selinho show" estendido a vcs no meu blog...(post de hj, 06/08)
comento para que tenham conhecimento da minha admiração por vcs!

bjos nos corações...
;)

iti disse...

eu concordo com a lei..
nao sou fumante...
porem nao tenho problema com fumantes e seus cigarros...
respeito eles como respeito os viados..
rs

www.maquinazero.com.br

Blog do Jeco disse...

Olá! Tudo beleza?
Passando pra dizer que tem um selo pra ti lá no meu blog.

Estou sempre lendo a tua página..

http://blogdojeco.blogspot.com/

Abraços...

Gus disse...

Então eu tbm não fumo e acho que a lei veio a calhar, só não sei se vai dar certo pq existem casa ai no fim do mundo...

mas meus pulmões agradecem

Anônimo disse...

Sinceramente?
Sou contra! Sou fumante sim!!!
E nem tanto por isso, acho que estão muito preocupados com pouca bosta ao invez de se preocuparem com a violência.
Pq ao invez dessa palhaçada não se dedicaram em criar uma lei mesmo fosse estadual, pra diminuir a maioridade penal?
Eu sinceramente fico indignada!
Faz fazer o que? Paciência!!

Parabéns pelo blog.
BjOs

Euzer Lopes disse...

A lei pode pegar, sim, se os fumantes tiverem um pouco de bom senso.
Só um pouco de bom senso mesmo.
Basta você respeitar o não fumante ao seu lado.
Ah, tem muito bar que não tem espaço ao ar livre para fumantes, mas eles vão dar um jeito de se adequar...

Léo disse...

Eu sou fumante e naum concordo!
Os incomodados que se mudem...

Inez disse...

Sou fumante, concordo que quem não fuma não é obrigado a aguentar a fumaça e o cheiro do cigarro, mas, acho que o governo de São Paulo está exagerando, colocar 500 fiscais para fiscalizar enquanto a criminalidade corre solta e falta policiamento em todos os lugares do estado.

Daniel A. S. disse...

Eu não concordo com essa lei, quem fuma sabe do mal que causa a si proprio, bares e boates sempre foram ambientes frequentados por fumantes e quem não fuma certamente não frequenta esses lugares todos os dias, tá incomodado? se afasta um pouco, sempre foi assim. Concordo quando vc fala que o governo ao invés de criar essas leis proibindo o fumo devia mesmo era criar políticas públicas de combate ao tabagismo, oferecendo tratamento gratuito a quem deseja deixar de fumar...

http://daniel.a.s.zip.net

Airton disse...

opaaa
curti sua charge..
sobre o fumo...eu achei uma decisão radical...acho que dava para regular...mas não proibir de vez

Anônimo disse...

Eu acho importante concientizar o povo de que cigarro faz mal, mas essa caça às bruxas já está ficando exagerada. Não sei... tem que respeitar a todos... Outro post interessantíssimo.

Abraço!

Anônimo disse...

Eu tinha visto isso na tv...

Lucas disse...

é uma pena que essa lei não é valida para o estado onde moro.


-
Arial 12

O util do inutil disse...

A lei esta a certa nao é justo pessoas q não fuman morrerem pelo cigarro

http://outildoinutil.blogspot.com

Furdunço disse...

olha o furdunço denovo...como falamos,essa lei é boa, mas desde que sem privilegios e que não afroxe!!

Junior disse...

Olá.
.
Desculpe a demora.

Maõs a obra:

A Lei concerteza é inspirada no mundo Europeu, onde, por exemplo deve ter como base a própria questão da maioria. Como o fumo causa mal-estar para o não-fumante.

Infelizmente essa lei pesa a favor do lado contrário do mundo que vive o "politicamente Correto". Poucas são as pessoas que prezam em se interessar por algo que não seja de sua real-necessidade de sobrevivência, portanto: Tanto faz fumar ou não perto de mim.

Em tempos de corrução hereditária o Brasil quer bancar um de certinho?

A lei vai dar certo sim, pois é polêmica, agora por que não prever leis onde existem condições de a população se auto-conscientizar e cumprir seu dever. A lei seca está ai, mas por que não respeitam?

Por fim, sabemos que para quem fuma, a rotina será outra, e para quem não fuma.... a vida corre melhor, mas não mais significante.

Minha opinião.

Att

Leonardo Ferreira disse...

Não fumar em local público não deveria ser lei, deveria ser bom senso



Mas, parece que brasileiro não nasce com esse software instalado, então...

Plugado disse...

Proibe sim, acho muito ruim esses fumantes não respeitar quem não fuma e ficar soltando fumaça em qualquer lugar.

visite meu site quando puder.
http://www.fiqueplugado.com/

Roberta Najar disse...

Devo confessar que sou fumante mas não é por isso que não concordo tanto com a lei também pq se o cigarro ainda está no comércio provavelmente é para ser consumido por quem opta pelo vício, e se é uma LEI deveria ser seguida não só no estado de São Paulo beneficiando uns e prejudicando outros em apenas uma capital... o certo seria então seria penalizar as indústrias do tipo Souza Cruz que apesar de ir à falência o governo conseguiria alcança o objetivo final : Não ao cigarro!. é meio complexo isso...

Unknown disse...

Muito boa essa lei, já veio tarde, quem sabe agora os outros estados copiam e fazem o mesmo.Imagine como é ruim, você na lanchonte comendo algo e uma pessoa ao seu lado fumando.

Árion Aleixo disse...

Não há como proibir o tabaco, simplesmente ainda há milhões de pessoas viciadas nessa substância. Como é dito no post, a venda gera lucros para o governo, proibir faria com que apenas os cigarros paraguaios (TE, Eight, Mill) fossem vendidos aqui no brasil sem pagarem impostos.

Acredito que fazer uma lei que discrimine o fumante custe bem mais barato para o governo do que promover o tratamento para os viciados.

CAMILA de Araujo disse...

Sou uma ex.fumante feliz :D

www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

NescauZin disse...

Isso é muito bom por que além de dar um "Ar" melhor ao lugar, não seremos mas fumantes passivos, mas daqui uns meses começaram protestos pela "Liberação da Fumaça" que ridíduclo, vão querer voltar a fumar onde quiser, cigarro deveria ser proibido no Brasil.

www.allersonblogger.blogspot.com

Anônimo disse...

cara eu acho uma falta de respeito tremenda as pessoa que fumam , jogara a fumaça na sua cara preicipalmete em locais publicos
eu acho que o respeito vem em 1º lugar , sei também da necessidade do fumante quanto ao vicio.
abrç
www.celebritypoke.blogspot.com

Pαυlσ нεŋяιquε ∂єєχℓσу disse...

eu não gosto de leis que tirem algum tipo de liberdade dos outros, mas como tem muita falta de respeito de muitos fumantes, então eu to torcendo pra essa lei dá certo . xD

Ricardo Pato disse...

Gostei da lei...não sou fumante e não obrigação de inalar fumaça dos outros, que vai foder meus pulmões!!!
Parabens pelo blog

Brazz

Matheus Galvão disse...

Qual a graça em fumar? Causa mal hálito, provoca câncer...
Já está mais do que na hora de acabar não com os fumantes. mas com os fumados: os cigarros.

Unknown disse...

:)

Léo disse...

muito bom o blog... parabensS!

Pedro Junior disse...

A presenção sempre é a melhor medta para soluionar esse tipo de problema, creio eu q com politicas publicas eficaz e com força de vontade, pode se fazer um traalho de prevewnção, e de tratamento. Acredito q seria o melho a fazer.

http://blogpedrojunior.blogspot.com/

Tenha um ótimo final de semana

ElFuser disse...

proibeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee pelamor de deus da vontade de mandar pra akele canto os fila da mae q fuma perto de min vey


muito bom essa postagem

www.downlodano.blogspot.com

Rosário disse...

Tenho tanta aversão a cigarro que qualquer lei contra o seu uso..ou coisa parecida, já é de bom tamanho. É melhor que nada.

Tenho que deixar meu endereço aqui,não tenho outra opção:
http://palavrasdevaneios.blogspot.com/

Nat Valarini disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nat Valarini disse...

Olá queridos, Ariane e Guttwein!

Gostei muito da abordagem do texto, principalmente, a parte em que diz "Quanto de lucro o cigarro não leva para os cofres da União não é mesmo? Pra que proibir a venda? Basta restringir (lê-se proibir) sua livre utilização!"
Há uns anos atrás, fiz estágio no Ministério da Saúde, em Brasília. No escritório do INCA (Inst. do Câncer). Chegou um relatório e eles me pediram para entregá-lo a um departamento dentro do Ministério da Agricultura. Chegando lá, conversei com o responsável e ele disse que se tratava de uma proposta para "apertar o cerco" ao tabagismo, entretanto tinha que ser estudado pelo M.A., pois envolvia a questão dos produtores de fumo, etc.
Resumindo : É um grande jogo de interesses do governo, de empresários e produtores.
Infelizmente, no Brasil, de uns tempos para cá (leia-se de 1.500 até hoje - risos..), a maioria dos políticos e/ou pessoas ligadas ao poder, tomam atitudes que, em geral, vão contra a realidade da população. Eu não fumo, não gosto de sentir o cheiro, porém, questiono se essa "caça as bruxas" é mesmo necessária.
O fumo é um hábito que vai ser banido naturalmente, a partir do momento em que os consumidores pararem de achar que é cool . Trata-se mais de uma questão de educação do que de proibição.

P.S.: Parabéns, o texto está excelente!

Gabriel Tubbs disse...

Como ex-fumante, eu fico dividido. Ao mesmo tempo que consigo entender o lado dos fumantes, que levaram um talho bonito com essa história de lei antifumo, eu fico satisfeito de poder respirar ar "puro" quando eu quiser ir pra um boteco tomar uma bira (eu pus as aspas porque a gente tem que considerar que a cidade é São Paulo).

Enfim, divagações à parte, eu queria avisar que vocês ganharam um selo. Ele está lá no Achômetro. Eu não sabia como avisar vocês, então estou arriscando tomar um talho ao avisar por aqui.

Beijo, abraço e parabéns!
Gabriel.

Ivens B. Iskiewicz disse...

Eu aprovo a lei, é extremamente incorfortável a quem não fuma, ser obrigado a sentir aquele cheiro horrível.

Abraços ;@

Itamar (japa) disse...

muito bom, deveria ser uma lei federal....

quer fumar:? os que estão ao redor não!!!

Ailton Sobrinho disse...

Só uma pergunta... O governo ainda se recorda da Lei Seca?! Pelo visto, criaram mais uma para logo, logo cair no esquecimento...

Pádua disse...

Eu não acho certo querer vetar a liberdade de quem fuma, existem locais que tem espaços pra fumantes, se quem não fuma não está gostando, vai pra um lugar de não fumantes.

Eu nao fumo mas nao tenho nada contra quem o faz.

kbritovb disse...

concordo com seu post cara
odiava cigarro e agora comecei a fumar haha
mas axo que tem coisas muito mais importantes para serem resolvidas em SP

GustavoSilva disse...

Ufa que alivio...agora poderemos respirar um ar mais puro!!

Marcus disse...

tem q proibi de vender essa merda!

Théo Borges disse...

Ótimo texto...
bem, acho a lei interessante, mas creio que nao será cumprida, é muito complicado fiscalizar os locais, e outra coisa, essa lei nao faz crescer a popularidade do Serra, pelo contrário, pois os fumantes que perderam esse "direito" de fumar livremente, iriao criar agora uma antipatia com o FUTURO PRESIDENTE!...

abraços casal!

visitem-me...

leituraopinativa.blogspot.com

Deni Maciel disse...

oieeeeee.
eta rapaiz [como diz minha vó]

...ééé vamos ver na pratik tdo isso..
nossa saude e bem estar agradecem..


aproveitando pra desejar um bom fds..
feliz dia do apontador em forma de ursinho cheiroso
e abraçoooo...

www.bocadekabide.blogspot.com

^-^¨cat disse...

proibe,eu nao tenho nada a ver com quem fuma, q fique distante! o q precisa acontecer c o tempo (espero q nao muito tempo) eh essa lei ser mais eficiente

Diego Janjão disse...

Como eu já havia dito antes, essa será a melhor lei de 2009! agora só falta proibir em qlqr lugar...

rsrs

Airton Leitão disse...

Os não fumantes - este é o meu caso - vão concordar com essa lei. Há estudos afirmando que o fumante passivo tem um prejuízo à sua saúde 30% maior que o do ativo.
O fumante passivo respira a fumaça que sai pela ponta do cigarro, o ativo, aspira pelo filtro. E o passivo ainda absorve a fumaça soprada pelo ativo, com todas as impurezas vindas de seu organismo.
Prevalece o velho ditado: "O seu direito (do fumante) termina onde começa o meu".
E estamos conversados.

Thiago disse...

A melhor lei de 2009, eu sou pré-adolescente e não sou obrigado a respirar fumaça de fumantes em restaurante, tanto que sempre que eu ia em restaurante que podiam fumar, eu só sentia o cheiro de cigarro, era horrível, ainda bem que criaram essa lei ! :D

ROdrigo disse...

Total de parabéns o Governo de SP pela excelente iniciativa.
Queira Deus q a Lei se espalhe pelo país

Lidiana de Moraes disse...

Torço muito que essa lei chegue até Porto Alegre!
Vai ser o paraíso sair de casa e não voltar fedendo a fumaça alheia!

Julia Macarenna disse...

É sinceramente essa nova lei tem pontos contra e a favor como todas,eu como não fumante dou graças a Deus que vou me livrar da fumaça horrivel e não to nem ai com as consequencia p/ qm não segue, mas tipo como o governo não pode vetar a distribuição dos cigarros, devido a questão da renda que os impostos da empresa p/ os cofres publicos, esse vetamento contibui sim com a diminuição do vicio, e como apoio programas p/ qm qr se livrar do fumo. E vcs podem concordar que muita gente diminuiu muito a quantidade de cigarros, então tem eficiencia.

beeijos

to seguindo

Inez disse...

Tem um selinho pra você no meu blog, passa lá pra pegar.

conduarte disse...

Olá meu amigo, gostei demais do seu post sobre a Lei que começa agora a proibir o cigarro aceso rssrsr em lugares públicos! Incrível isso, mas de tudo que mais me chamou a atenção no seu post, foi a pergunta: "Porque não proibir a venda do cigarro? " Já falamos isso muitas vezes em trabalho, nas rádios da vida, e em todo o lugar que frequento, no entanto, me parece que eles querem agradar gregos e troianos, e isso não vai dar certo. Fica muito escancarado os interesses subliminares que há por nisso tudo.

Incrível que seria mais prático mesmo! Mas o cigarro gera altos impostos, e deles, o governo não abra mão.

No mais, acredito que melhor assim, do que como era antes. Temos que ter freios com o apoio do governo.

Ainda que seja, de maneira estranha ou nem tão politicamente correta.

Um beijo, boa semana, CON

Branca disse...

Adorei sua visita, e estou aqui para retribuir. Seu blog é muito interessante e esse assunto um tanto polêmico. Fazer leis parece fácil, mas aplica-las é o mais dificil. A policia já tem tanta ocorrência para atender e agora mais essa. E as delegacias? Você já foi a uma delegacia registrar uma ocorrência? Quem já foi sabe.

Vamos ver com o tempo no que isso tudo vai dar. Eu concordo que a intenção é até boa. Eu não fumo e odeio fumaça de cigarro no meu nariz. Mas acho que isso é antes de tudo um problema de educação.

bjos

Anônimo disse...

proíbe sim! Eu não tenho que ficar fumando passivamente porque um fumante resolveu acender o cigarrinho dele num lugar fechado! Concordo plenamente com essa lei.

beeijo

Luciana

Unknown disse...

Não sou fumante, mas realmente achei essa lei uma banalização sem limites! Os bares e baladas só vão perder clientes, a economia vai perder lucros e as ruas vão ficar mais lotadas. Porque, por exemplo, se você for à um local com um amigo que fuma. Se ele sair para fumar, você não vai querer ficar sozinho e também vai sair com ele. Sinceramente, a consciência de um fumante não fumar "na cara" de um não-fumante, tinha que caber ao próprio fumante, não à uma lei que, como vocÊ disse, veta a liberdade de um fumante.

Anônimo disse...

Queridos amigos avassaldores...
Fui fumante regular por muitos anos. Parei e voltei varias vezes... agora fumo eventualmente nos fim de semana na balada.
Francamente, o cheiro do cigarro é nojento! A roupa que usei vai direto para maquina de lavar!!!
Tenho uma jaqueta que já está valendo uma fortuna só em conta de lavanderia para tirar a catinga do cigarro...
O ideal para mim seria que o proprio fumante pagasse a multa.

Blog do Jeco disse...

Ei, tu tá afim de trocar parceria?
Caso esteje interessado, me contacte depois.
blogdojeco.blogspot.com/

Abraços

bbros7 disse...

Realmente a Lei veio para o bem.
Mas concordo que hajam controvérsias...
Ainda tento descobrir porquê não proíbem o cigarro de vez. A única resposta que tenho é o dinheiro envolvido nisso, se é que entendem?!

bbros7 disse...

Aliás, obrigado por visitar meu blog!
E parabéns pelo seu!

Abraço!

Hique disse...

Enquanto a polícia cai no fumante, os assaltantes tão roubando mais uns três...


que besta...

os criminosos tão soltos, minha gente!!!!

Bardo disse...

Acho muito controversa esta lei. Realmente, mais eficiente seria proibir sua venda. Pontos negativos: Isto somente geraria mais tráfico.

Então, TALVEZ esta lei funcione, talvez não.

Mal não vai causar, na pior das hipóteses, vai diminuir um pouco da poluição em nosso ar. Cheiro de cigarro é horrível, apenas quem fuma que não consegue perceber isso, graças a dependência.

Fábio Flora disse...

Como muitos fumantes não entendem o mal que fazem à própria saúde e à dos que estão próximos, acho que essa lei pode ajudar a educá-los. Abraços e sucesso com o blog!

Prince Morbido disse...

Eu já havia visto uma reportagem do genero na TV e gostei da idéia eu fumo de vez enquando e odeio quando fumam perto de mim !
:D

http://princemorbido.blogspot.com

Pomba disse...

concordo com a lei pq muitos fumantes não respeita quem tá do lado
tudo bem que o incomodado que se mude ... agora o incomodados são eles vão ter que mudar de qualquer jeito

Cesar Higashijima disse...

essa lei é bastante interessante... porém, acho que a punição não é correta. Imagine o caso: um cliente qualquer entra em um bar, pede sua cerveja normalmente e de repente, sem mais nem menos acende um cigarro e naquele exato momento passa um fiscal. Resultado: multa para o estabelecimento.
E o sujeito que acendeu o cigarro, mesmo sabendo da proibição? Não recebe nenhuma punição?
Eu sou fumante, mas mesmo assim, sou a favor de multa também ao fumante.

Unknown disse...

vão nos proibir de fumar dentro de nossas casas!!

Spertnez disse...

Gostei da lei, na verdade é um complemento do que já estava sendo aplicado.
Agora, espero que aumentem de vez o preço do cigarro.

Zoadao.blogspot.com disse...

ah meo..essa lei do fumo era necessaria viu
mesmo como fumante admito q tava na hora de parar essa putaria de ficarem fumando em local fexado...eh ruim ateh pra quem eh fumante..acredite

David disse...

Muito boa a postagem, xD

Unknown disse...

No CQC da band de segunda-feira a policial que estava tomando conta da operação disse q nem incenso pode ... pelamordedeus

Hellen disse...

É muito desagradavel vc no restaurante no trabalho sei la...aí vem akele cheiro horrivel de cigarro..tipo ninguem é obrigado...
Seria muito bom se todos que quisecem fumar fosse pro lado de fora...

Unknown disse...

Essa lei é bem polemica né?
Mas eu so totalmente a favor, e acho que vai pegar sim, mesmo porque mexe no bolso, e toda lei/regra que envolve dinheiro acaba funcionando, assim como a foi com o cinto de segurança por exemplo.

Anônimo disse...

gostei da imgem muito rox

Versos Controversos - Alan Salgueiro disse...

E vem o RJ e MG sancionando as mesmas leis que SP aplicou, um grande avanço e um ganho para a saúde coletiva!

Binho Alcóck disse...

Eu não fumo, mas também não tenho nada contra a quem fuma. Porém muita gente se encomoda com o cigarro, e deve ser um horror oq essas pessoas passam, então acho que, quem não fuma, não merece passar por isso.

KGeo disse...

bem poderia se proibir o cigarro, mas eu acho que n funcionária direito

Habib Sarquis disse...

Sou totalmente a favor da lei. Os não fumantes não precisam respirar esse ar que prejudica os pulmões alheios. Não significa também que os fumantes não tenham seus direitos, tem e devem ser usados...mas sempre tem que ser usado pensando no próximo.

Blog: Cultura Dinâmica - www.culturadinamica.wordpress.com

L.A.G. disse...

Essa lei é realmente importante, e vai melhorar muito, principalmente para a saude dos não - fumantes!
Só qu agora tem o problema da sujeira que fica nas calçadas, quando o pessoal sai pra fumar e joga as cinzas no chão!

Paty disse...

eu sou a favor da lei, se o fumante não respeita educadamente os espaços proibidos p/ fumar, então tem que fazer uma lei e punir, é o único jeito. se as pessoas tivessem consciencia nao precisaria de lei.

Blog do Jeco disse...

Só quero dizer algo bem rápido:
só foi o estado de SP criar esta lei pro PA colocar ela em votação.
Por um lado é bom, mas isso já era pra ter sido aprovado muito antes. Bem antes que o estado paulista.
Não entenda isso com uma disputa...
Abraços...

Anônimo disse...

Concordo que Tem muito o que melhorar ainda. Mas acredito que essa "esmola" Faça a diferença na vida de muita gente no brasil.

de Oz disse...

Acho que essa é uma medida desesperada e sem nenhum embasamento. Existem milhares de formas mais sensatas de se pensar sobre este incoveniente de "fumar por tabela"

Unknown disse...

muito boa suas crônicas

Natália Cabido disse...

Eu adorei essa lei anti-fumo. Sempre que eu vou em algum barzinho, sempre tem algum fumante que desrepeita os não fumante e fica soltando fumaça na sua cara e ninguém merece eu não fumar e ser um fumante passivo né.