quarta-feira, 14 de abril de 2010

Obviedades obscenas...

De onde será que surgiu essa idéia? Acho que a primeira pessoa na história que se deparou com isso deve sim, ter tomado um susto, caso estivesse atenta. Há de se concordar que, se hoje a idéia de andar por ai como um outdoor ambulante esta para lá de banalizada, outrora não foi assim, e isso só foi assegurado por algum criativo/desesperado/corajoso de um passado remoto, que aceitou pagar esse “mico”, tendo em vista sua causa.

Seja esse fulano longínquo, um vendedor matuto, um ativista político extremista ou até mesmo um simples vendedor dedicado as ânsias do patrãozinho, a verdade é que, ao inaugurar o antes virgem espaço nobre, localizado logo abaixo do pescoço como uma vitrine, nosso virtuoso desbravador jamais poderia imaginar os rumos que sua invenção tomaria...

Falo isso porque, outrora, o espaço até tinha como objetivo mor, transmitir uma mensagem positiva, tal como... “doe sangue”, “vá ao teatro”, e assim por diante, mas hoje, não passam de frases que não tem sentido algum, beirando o engraçado!

Se pararmos mesmo para refletir, acho que a graça não está tanto na estampa, mas sim no contexto no qual ela esta inserida. Em um domingo, em plena Av. Paulista, me deparo com um senhor já de idade, acompanhado de seu andador e seus óculos, trajando os seguintes dizeres devidamente traduzidos: “Essa máquina mata fascistas” (?) com um esboço de guitarra para complementar a coisa.
Fato: Ou ele passou em algum saldão que vira e mexe tem ali pela Paulista, ou foi agraciado por algum netinho espirituoso...rs

Depois disso, passei a observar melhor o que circula pelo corpo das pessoas e em inglês, cito a pérola, “I Love my big shit lifestyle(whatever)”. Bom, talvez dê para desculpar. Afinal, já amou-se tantas coisas ao longo dos anos, que talvez, o cara que estampou isso, ficou sem repertório... Agora, o triste é tentar imaginar o que leva alguém a comprar algo assim!

Óbvio que não fujo dessa classe que quer se expressar por meio de camisetas. Nunca me esqueço da primeira que ganhei desse gênero. Já traduzida, estava escrito “Faça aquilo que você mais teme”. Pra mim, até hoje, faz muito sentido, mas para a atual geração... Tenho lá minhas dúvidas.

Em suma, apesar desse meu exemplo que considerei positivo para meu desenvolvimento, a única explicação que tenho para justificar esse fenômeno de estamparias é de que a banalização, tanto da moda, quanto do discurso, transformou as camisetas em telas brancas a serviço da mediocridade. Falta mesmo é bom senso para a grande maioria. Expressar-se é uma coisa, querer ser palhaço ou fantoche manipulado é outra bem diferente...
Guttwein,T.

Além do que se vê...

Nossas postagens via FEED no seu email!

48 Opiniões:

@tiagohermano disse...

lol , ser corno deve ser phoda !
deus me livre :xx
muito bonita a história de vocês , parabéns!

dá uma passada :
http://otapanapantera.blogspot.com/

Unknown disse...

Ser corno :S

Unknown disse...

é agora é uma moda essas camisas com grandes letreiros, mas o pior são aqueles que usam camisas com grandes textos em inglês, que muitas vezes nem conhecem o significado, uma vez meu professor chegou p dar aula com uma camisa com o nome: "One, two, tree, Go!" => 'um, dois, árvore, vai!" OMG.
www.sintoonize.com

Unknown disse...

Eu já usei uma, um dia...!!! Ai meu Deus!! foi lá nos meus... anos... não importa agora.Lembro que era um fragmento de uma música do Legião Urbana. Agora não lembro qual era...Bom,depois eu lembro. Parabéns pelo Blog!!
abraço!!

Tiago disse...

Acredito que a grande maioria nem se dá conta do que veste, muito menos do que carrega escrito em seu corpo...principalmente se as palavras são de outro idioma...no caso da imagem acima, a estampa realmente é medíocre, sem algo a ser expresso...a não ser, como vc msm disse, se o indivíduo que a veste queira ser um fantoche para a alegria alheia....hehehe
Abrç

www.tiagoserrano.zip.net

Pobre esponja disse...

Cara, estou para lançar uma estamparia de camisetas mais ou menos nessa toada, mas autênticas e sem esses velhos clichês. Um humor que critique ou ofenda (que é uma forma de crítica). Mas entendo o que quis dizer.

abç
Pobre Esponja

Thamyzinha Iwasaki disse...

realmente o mundo esta mudando e uma coisa que antes era feita para dar graça como essas estampas agora só tem coisa boba.
belo blog

ate a proxima postagem

xau

Anônimo disse...

Gostei muito mesmo do seu texto.

Realmente, vemos camisetas hoje que até dá nojo!
Coisas do tipo: "salva as gatas, afoga as feias", "bebo pq é liquido, se fosse sólido eu comia.."

Fala sério, dá vergonha!

=/
Parabéns Gutt.
Um beijo.
Bruna Cabral

http://migre.me/wxIc

Daniel Silva disse...

espero que eu não tenha sido corno na vida! hehe

parabéns pelos dois anos de namoro, Gutt. recentemente também completei essa efeméride.

faz tempo que não venho por aqui. o blog sempre bombando.

abraço!

Unknown disse...

Demorei um pouco pra captar a mensagem, tive que ler e reler... é uma coisa interessante isso de "quem começou?" é de se pensar.

Porque quem começou, nao foi pra tirar sarro, com certezaz é uma forma de protesto silencioso..

engraçado.

Bom, acho que minha participação se encerra por aqui.
www.degaragem.com

Michelle disse...

Acho bacana camisetas com boas idéias, que defendam alguma causa ou inspirem de algum modo. Agora eu me pergunto: em que ajuda uma camiseta com oração do corno? Sinceramente, nem pra fazer rir, no máximo pra inspirar pena no pobre coitado que tá vestindo isso.

Daniel O'Malley disse...

Rezo* pra nunca ser corno. Tenho problema na coluna e isso não ia terminar bem pra minha saúde.
hahahahahhahahah


Daniel O'Malley
http://vidinhameiaboca.blogspot.com/


*Rezo nada!Sequer sou católico!

Michele disse...

o seu blog eh como eu queria que fosse o meu,critico e as vezes ate mesmo meio pesado,e bem pessoal mesmo...
Blog execelente,continue trabalhando assim....

Robinho Bravo disse...

Eu tenho mania de fazer camisetas "customizadas" também, mas nenhuma me chamando de corno.
Só com trocadilhos pseudo-intelectuais e idiotas!
hehehehe

Rodolpho Padovani disse...

Pois é, hj em dia a gente vê cada coisa q até põe a mão na testa (nada a ver com chifres, rsrs) e pensa: "não acredito que vi isso" Tem umas frases em camisetas q realmente exageram, uma bem típica e tosca é aquela "seu não namorado não faz direito, vem cá q eu faço", e outra, o brasileiro quer ser tão "americanizado" que compra camisetas com frases em inglês q nem sabem o q significam e ficam desfilando por ai como ridiculos ambulantes...
Enfim, muito bom o texto, mudei a frase mas o contexto é o msm "nossa, texto massa..." kkkk
Tô seguindo vcs...
Um grande abraço e um ótimo resto de semana, até a próxima =D

LightSpeed disse...

pourraa corno é foda o.o

ser fiel é facil,não vejo a dificuldade das pessoas nisso.
é estranho.

Unknown disse...

Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Realmente tem pessoas hoje em dia que não se importam em passar pelo ridículo se isso provocar algumas risadas em outras pessoas. Sem falar que essas blusas em outros idiomas são compradas sem a pessoa ao menos se dar nem ao trabalho de procurar saber o que está escrito, né.
Feliz aquele que ainda tem o mínimo de noção e senso de ridículo.
Beijos.

Unknown disse...

ser corno deve ser foda... Já pensou se você descobre...
Deve ser mto foda :S

http://www.limaotech.com/

Unknown disse...

Muito massa esse blog muito bem kara

de Oz disse...

se vc pensar na população brasileira que assiste a novela e acha natural e lindo a traição entre próprios irmãos...ou seja a mídia ja banalizou nossos sentimentos e relações e acabamos encarando isso como se fosse a única forma de viver...tennnso!

^-^¨cat disse...

a vida desse aí eh um livro aberto q ele distribui d graça pra quem quiser ler! ou eh bobo mesmo

Tiago disse...

Eu queria ter comentado no post anterior, mas comentarei aqui novamente...
Bem, não tenho muito pra falar a respeito de vcs....achei a história de amor realmente linda....Acredito muito no amor entre duas pessoas...as dificuldades e os obstáculos aparecem justamente para fortalecer a relação....afinal, para o amor não há obstáculos....Parabéns!!!
Abraço!!!

www.tiagoserrano.zip.net

Anônimo disse...

Eu quero uma camiseta escrita assim:
Vá ao Teatro.. na frente e atras:
Mas não me chame .

hehehe

Anônimo disse...

Coisa mais brega esse negócio de corno... mas valeu!

May Galdino disse...

Adorei!
Pensei que só eu pensava assim...Também gosto de camisetas estampadas com frases,mas que sejam frases boas!

Leo B. disse...

Só posso fazer um comentário... se você já colocou chifre em alguém pode ter certeza que também já levou, ISSO É FATO!

Agora voltando ao assunto do tópico(que acho que a maioria não se deu ao trabalho de ler) eu acho ridículo essas camisetas eu já vi coisas como "I LOVE MY PUSSY", tipo dúvido que a pessoa saiba o que estava escrito ali.

Unknown disse...

kkkkkkkkk lembrei de muitas camisetas rídiculas que ja vi na rua, facu, entre outros lugares.
é tem que saber o que esta vestindo e para que vc veste. Mas tive um professor de redação e outro de história(os dois super amigos) que tinha muitas talvez todas as camisetas deles tinham mensagens, e imagens extremamente inteligentes e reflexivas, ele mandava faxer as camisetas, até que ele decidiu abrir o próprio negócio com essas camisetas, acaba que vai virar meio modinha, mas...
besta o que não tem noção nem do que está vestindo. èh FoD !!abraços

Rodrigo Andolfato disse...

Pior são aquelas camisas escritas: "Alguém que me ama muito trouxe essa camisa de Pindaminhangaba pra mim". Da vontade se sair com uma escrito: "E daí?"

http://burrodemais.blogspot.com/

Unknown disse...

todosforam ou serão corno um dia! Só muda se irá ficar sabendo ou não!

Fernanda Pessanha disse...

Tem gente que passa uma vida inteira sem saber...

Fabrício Bezerra disse...

eu não gosto muit de andar com estas camisetas,as pessoas ficam olhando demia s a gen te pra ler o texto completo,nem aquelas de formatura(afundei o 2º grau...)eu gosto

Um Jardim para Maria disse...

ser corno ou nã ser (8) hahaha.

nooossa, tai uma coisa que é uma " grande verdade" (falo em relação as frases loucas e nn a ser corno, rs). Muitas das vezes vejo umas coisas sem noção nas ruas aqui do Rio ! As frases mais toscas são em inglês, que na maioria das vezes o cidadão nem sabe o que carrega como "estampa".
Blog maaara ! Parabéns (:

http://camilamilano.blogspot.com/

Adriana disse...

Quer ver um absurdo?
No youtube procure pelo vídeo " kombi branca" onde a "cantora" já beeem passadinha usa uma blusa escrita "PRETTY GIRL" !
Haha!
Sempre leio as mensagens das blusas dos transeuntes, muitas vezes é bem engraçado, outra como vc mesmo disse, a pessoa nm faz idéia do q está escrito!
Adorei o blog!
Beijos!

Alexandre Terra disse...

otimo texto, estava pensando sobre isso dia desses mesmo.......p falar a verdade acho q nao tenho nenhuma camiseta com essas frases.....rsrs

Tadeu Goulart disse...

Eu sempre quis comprar alguma camisa para traduzir um momento especial na minha vida, mas sabe como é... nem todo mundo mora em São Paulo hehe
mas mesmo nao sendo desculpa para tal, o máximo que tive foi uma escrita ''we're all pink inside''.

Unknown disse...

O melhor foi camiseta!
Acho válido as pessoas se expessarem atráves de estampas em camisetas. É uma forma legal de se expressar, mas claro que essa expressão não precisa ofender ninguém. Claro que tem algumas pessoas que compram camisetas por mensagem sem ao menos saber o que está escrito nela, comprou apenas porque achou bonito. E pode acbar passando vergonha. Sou a favor das pessoas se expressarem e por que não com camisetas engraçadas? Tem pessoas que precisam rir por aí, talvez se encontrar uma dessas camisetas, quem sabe não é roubado uma risada?!
Eu mesmo tenho uma camiseta escrito: "Amigos para sempre" Com um coco e um papel higiênico se abraçando.
Mas cada um usa o que quer.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jeh Pagliai disse...

Adorei o post.
Ahm, acho de essas coisas de "camisetas" depende muito...
Existem algumas que são mesmo um horror, mas outras, até que engraçadas...rs

Acho que varia muito...rs

Beijinhos

---
www.jehjeh.com

Francis Martin disse...

Pior que a camisa dos times de futebol não existe. Acho um pecado, uma camisa cheia de tradição e história ser pixada com anuncios.

Tatiane disse...

Pior do que frases que traduzam estilos, meios de ver a vida, frases cômicas, frases do estilo " salve o verde" ou com o simbolo da reciclagem é mesmo essas pessoas que morrem qdo a etiqueta de marca solta da camisa-blusa-shot-calça-camiseta etc..
Conheço pessoas que usam roupas horríveis só pq a etiqueta da marca consagrada está ali visivel gritando : olha eu tenho R$500 pra dá em uma camisa-blusa-saia-shot-camiseta etc..
é bem pior..

Anônimo disse...

Ei ou Hey How.

Ser corno ou não ser ..

Sou do antigo ymoura.wordpress.com, lembra ? Não ? Foda-se.

Criei outro blog, tô cagando por ai de novo, abrass

PCN disse...

A camiseta aplicada em lugar, digamos, adequado fica bem legal. As pessoas pecam quando andam pra qualquer lugar com suas camisetas tematicas!

Hahaha, lembrei que existe o "Bar dos Cornos", pesquisem!

http://papeisriscados.blogspot.com/

JASMINE TIGER disse...

eu sou a favor de usar uma blusa p defender uma idéia .mas tem cada texto..q só jesus
bjsssssss

Tahiana Andrade disse...

Sempre achei essas camisas ridículas. A única desse estilo que já me atrevi a usar contém a frase "odeio camisetas com frases". É engraça mas continua sendo boba!
Gostei muito do teu blog, voltarei mais vezes.

Ah, obrigada por visitarem o Idiotizando.

Abçs

Paty disse...

assim como as mídias, esta poderia ser uma maneira de formar opinião, mas também é mal utilizada. acho legal quando a camiseta tem uma mensagem p/ passar, mas o que tem de besteira por aí não tem tamanho, é usada p/ aparecer mesmo.

Anônimo disse...

seer coorno ou não ser ♪ ' ;x
goostei do teexo :D

Millena disse...

Traição, infelizmente tem se tornado cada vez mais comum...