segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Se fosse fácil... não teria graça

tudo são escolhas...

Conta-se nos dedos de apenas uma mão e olha lá. Pelo menos é essa minha visão... Você conhece alguém verdadeiramente feliz? E claro, aqueles que têm plena condição para tal, sempre arrumam algum entrave para complicar seu cotidiano.

Sogras e noras por exemplo, típico exemplo de ódio fútil e desnecessário. Irmãs que adorariam ver as cunhadas pelas costas e vice-versa. Erga as mãos para Odin se na sua família nunca existiu alguém que se engraçou com quem não devia. É raro, infelizmente, ter uma vida familiar nitidamente satisfatória. As relações entre parentes, ou entre aqueles que pretendem ingressar nela costumam ser explosivas, para dizer o mínimo. Pelo menos em algum momento da vida...


Mas não sejamos tão fatalistas. Vamos analisar outras situações...vai que melhora não é mesmo?
Suponhamos que com a Família esteja tudo bem, migremos então para a vida profissonal. Você chegou ao ponto que queria, após alguns anos de batalha: estabilizado financeiramente, com crédito e credibilidade na praça. Maravilha! Mas e o lado sentimental? Oras, também vai muito bem, obrigado. A família aceitou a relação com ela(e) numa boa, os amigos mais ainda... mora(am) numa casa bacana, o carro esta pago e já pensa em trocar. E modéstia a parte, o visual não deixa a desejar. É praticamente um tesão se admirar no espelho. E claro, mulheres (ou homens) não faltam na sua farta horta.

Não seriam razões para estar pulando de alegria?. São, até demais eu diria. Porém, é hora de inventar algo, mas qualquer coisa mesmo para sofrer, e sofrer muito! Até porque, não há nada mais trash do que viver a simplória e nada almejada felicidade! ¬¬


Um recurso comum e quase um clichê? O medo.


- E se eu ficar doente? E se ela(e) me deixar? E se minha mãe morrer? E se eu perder o emprego por causa disso? E se cair um meteoro na minha casa ou uma enchente levar meu carrão? E se minha inteligência desaparecer? Droga, e se a inflação retornar e as prestações começarem a atrasar por causa disso? – e por ai vai...


Quem está por baixo, geralmente é mais feliz, pelo menos eu penso assim – tais pessoas não têm medo de nada e nunca acham que a vida vai piorar, muito pelo contrário. Batalham a sua maneira e não ligam para a opinião alheia.

Mas quem está com a vida ganha, vida boa, sempre acha uma maneira de fatalizar, dramatizar com tudo.


Para o bicho homem, não há nada mais monótono do que a felicidade... é preciso arranjar pelo menos um problema, um pequenininho que seja, para que a vida fique mais “interessante”, que saia da rotina... e isso é mais simples do que parece.


Basta pensar: e se a nossa felicidade acabar agora? Hoje? Amanhã?

Guttwein, T.

54 Opiniões:

Árion Aleixo disse...

As pessoas traem. Para se trair deve-se haver um companheiro. Ninguém fará algo para prejudicar seu próprio ego, logo, traição é algo para buscar a felicidade, pois você está almejando uma coisa que você já tem, mais quer mais. Não há como se contentar com o que já se tem. É próprio do ser humano, a ambição. Não há sentido para a vida, um dos sentidos que o homem criou foi a ambição para justificar essa ausência de sentido de existência.

Anônimo disse...

Sabe realmente o que é felicidade? Entregar os seus caminhos a Jesus a tal ponto que, não importa o que, vc sabe que está seguro, firme nA Rocha. Ser feliz é descobrir Esse Deus e entregar-se a Ele a ponto dEle ser o Seu Guia!
O mundo jaz no maligno, assim diz A Palavra dO Senhor. Não há felicidade plena a não ser com Jesus, e na esperança do mundo vindouro, para os que são salvos. Mesmo porque, se olharmos o mundo com os olhos da carne, a trsiteza de nosso próximo, nos entristece... Devemos procurar viver em amor e procurando (no sentido de buscar literalmente) fazer o bem. Isso satisfaz a alma, e nos dá alento. Costumo pensar: Como Jesus agiria nesta situação? Não acerto sempre, ninguém nunca o faz, mas estou buscando o alvo.

Guilherme Bayara disse...

é impossivel ser completamente feliz.

Algum dia, algo ou alguem irá te irritar.

Não precisamos ir em busca de algo para não sermos felizes todo o tempo.

Nando! disse...

Acho que nunca se tem alguem completamente feliz.

Minerva disse...

Ninguem é totalmente feliz...
e se fosse assim o mundo ñ teria graça

Ana Paula Moreira disse...

A gente está sempre em busca da felicidade. Se já tivesse tudo perfeito pra que levantar todo dia pela manhã. Sempre queremos algo novo. Mas acho que a verdadeira felicidade não é deste mundo. Um dia ainda alcançaremos.

Unknown disse...

A vida é um desafio, um aprendizado, temos que viver diversas situações e experiências para sabermos como funciona o sistema, existe ingratidão, traição, sofrimento, mas tabém muitas coisas boas, só é sofrendo que conhecemos quem são nossos amigos.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.com.br
www.twitter.com/rubenscorreia

Neuro-Musical disse...

Pois é, tem pessoas que não felizes mas não sabem e tem pessoas que são infelizes e pensam que são felizes. Eu sou daqueles que acredito que sim, dinheiro traz felicidade e que podemos ser felizes eternamente. Os problemas que surgem, serão resolvidos uma hora ou outra.

http://cerebro-musical.blogspot.com

http://twitter.com/felipe_damasio

http://twitter.com/cerebromusical

Daniel Silva disse...

olha, gutt. se eu disse que não sou feliz estaria comentendo um pecado. tenho tudo o que quero. namorada, emprego, dinheiro, saúde... mas todas as pessoas têm aquele momento down, meio triste. mas no geral diria que sou feliz.

abraço

Ana Paula Moreira disse...

É Daniel.. vc é um cara de sorte. É muito dificil alguém ser feliz em todos os quesitos da vida. No amor, na saúde, no trabalho, com a família. Mas o bom da vida é correr atrás dos nossos sonhos e ter o gostinho de ver eles realizados.

Viviane Righi disse...

É isso aí, Gut.
É bobagem deixar de aproveitar momentos tranquilos da vida em troca de preocupações desnecessárias. Não que, para isso, seja preciso nos tornar pessoas alienadas e egoístas. Mas é que realmente temos o "dom" de complicar as coisas o tempo inteiro, quando não precisa ser assim.

Pensemos!

Abraços da Vivi

Yaser Yusuf disse...

ACREDITO ASSIM COMO A FELICIDADE O AMOR , O ODIO, A RAIVA ENTRE OUTROS SENTIMENTOS, SÃO SENTIMENTOS PASSAGEIROS, MOMENTANEOS, MAS NÃO DURADOUROS!
ASSIM TB COMO SÃO NOSSAS ESCOLHAS , O LIVRE ARBITRIO SIMBOLILZA JUSTAMENTE ESTA FOTO DO POST...NOSSAS ESCOLHAS, IR PARA UM DESTINO , OU PARA OUTRO, MENTIR OU DIZER A VERDADE, DIZER SIM OU NÃO!
ESCOLHAS QUE SOMOS CAPAZES E RESPONSAVEIS PARA FAZER!
BELO POST!

dany disse...

Seu blog é muito bom!(:
No meu modeo de ver a felicidade não é algo constante, até porque se fosse algo constante passaria despercebida...
Ela tem que ser vivida nso momensot e com as pessoas certas, pra então sabermos dar o devido valor a tudo de bom que temos na vida.
Gostei do seu texto e vou te seguir ;D
Passa lá quando quiser.
http://its-all-about-you-baby.blogspot.com

bjks:*

Uvirgilio disse...

E pior que é verdade, a pior cabeça para se entender é a do bicho homem. Todos bucam essa tal felicidade, mas quando a encontra bate um vazio. Eu prefiro viver a minha vidinha com dívidas no banco, sem mulher, com problemas familiares, não largaria isso por nada.

Erich Pontoldio disse...

Vivemos em extremos pois o homem precisa disso para viver...viver na felicidade plena seria um extremo perigoso pois colocaria uma venda nos olhos em possíveis problemas e acabaria gerando fugas.

Anônimo disse...

Eu digo que nossa vida deve e é feita de equilíbrio: nunca você vai estar totalmente feliz da vida, ou nunca vai passar o resto da vida triste. Sempre vai ter momentos alegres e tristes. O bom é aproveitar os momentos alegres.Refletir e aprender nos momentos tristes.
abs

FabioZen disse...

Visitando os amigos!Olha só,ontem mesmo eu estava teclando com um velho amigo de muitos anos para pedir conselhos por causa de alguns problemas de identidade,pré crise de meia idade.O cara tá lá on-line,alegre e sorridente,trocou de esposa,na praia,boa aparencia."Roberto,qual o segredo da tua felicidade?"-"Estas redondamente enganado.Não sou feliz,tenho momentos de felicidade."Eu já desconfiava disso há muito tempo...Abrç!

Rapha disse...

Nossa felicidade é momentanea sempre estamos em todos estados emocionais depende da situação

http://raphax.com/blog/post/Tempo.aspx

Blog Dri Viaro disse...

Olá, passei pra conhecer seu blog, e desejar bom fds.
bjsss

aguardo sua visita :)

Marina J. Gonçalves disse...

Eu acredito piamente que NINGUÉM é feliz de fato. Com certeza há momentos alegres, divertidos, descontraídos, felizes. Mas ser feliz o tempo todo, com qualquer situação que te rodeie? Acho realmente difícil. Sou feliz com a família que tenho, mas sempre haverá brigas. Amo meu namorado, mas sei que tudo pode acontecer. Amo minha escola e sei que profissão quero seguir, mas tudo pode MUDAR. Concordo com você quando diz que quem tem menos é mais feliz. Quem "tem tudo" na vida, sempre acha algo que atrapalhe, um empecilho qualquer. Já quem tem menos, que tenha esperança e tudo vai MELHORAR apenas! :)

Beijos

Blog Dri Viaro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Lima disse...

muiito bom o texto. parabens acabou de ganhar um novo leitor do seu blog
realmente a felicidade nunca é plena.. não nesse mundo
abraço =]

sidnei disse...

Cara muito bom seu texto vc tem talento!

http://seligainfo.blogspot.com/

Pedro Prado disse...

Heeey...
Acho que ninguém é completamente feliz!
Todo mundo tem problemas ( familia , relacionamentos), muitas pessoas acham que a terapia vai ajudar ( mas eu ja tive essa experiencia , terapia não faz ninguem feliz!!)..No mundo como ele tah hje ninguem tem paz , como vc pode viver sem paz?
BBom é isso!!

=)

Unknown disse...

Infelizmente tenho que concordar que essa historia de sogra e nora e' um saco,mas nem todas as vezes e' por motivo nenhum, eu tenho uma sogra quepelamordedeus, e' MUITO mala, e olha que nem tenho me reconhecido ultimamente,pra evitar confusao aguento calada...okay...as vezes escrevo um post ou outro falando mal dela para desabafar! hahahaha

gAng disse...

como disse o cara lá em cima
a maior felicidade é ter Jesus como Salvador^^

Evangélicos em sua maioria são felizes, a não ser aqueles que se matam dando o que não tem para pastores safados

Mas bem, ter uma vida espiritual resolvida é um bom começo para ser feliz.

www.hysteria-project.blogspot.com

Anônimo disse...

panelinhas familiares são as piores coisas do mundo

Srtª L disse...

Belo texto
ninguem é 100% feliz
quem diz isso mente a si mesmo.
e nem o dinheiro compra a felicidades...
mas é a vida...
gostei do blog
estou seguindo.!

Anônimo disse...

Acho que quem tem muito tem medo de perder e ficar co pouco, é dificil para uma pessoa que teve tudo se adaptar a uma vida com quase nada... Dai vem o medo...

Outra coisa que pode acontecer é que o ser humano sempre quer algo a mais, quando conseguimos o que queremos em pouco tempo enjoamos e partimos em busca de outro objeto de desejo. Uma pessoa que tem pouco ainda tem muito a desejar e a perseguir, portanto a realização de ter coisas novas é mais frequente e é maior quando se teve de batalhar por isso, já quem tem quase tudo, tem muito pouco a correr atrás e normalmente é tão fácil conseguir o que se quer que a busca se torna chata... A vida perde muito de sua graça...

Benhur disse...

Esse post me fez pensar e mudar meu ponto de vista. Já tem um tempo que eu to achando minha vida uma merda, mas devem ter várias formas de melhorar isso. E se tivesse tudo "perfeito" talvez eu ainda assim reclamaria. Acho que é isso aí mesmo, raramente nos sentimos 100% mas devemos nos sentir bem até pelos nossos problemas, porque como é dito seu post, eles servem "para que a vida fique mais interessante".

Pobre esponja disse...

Nem a essoa q vc crer ser feliz o tempo todo o é; nem a mais infeliz não sorri. E, sendo como for, tudo terá fim... momentos bons e ruins ...

abç
Pobre Esponja

.Caroline. disse...

Felicidade é a consequencia, dependendo do caminho que a gente escolhe né.
Ser feliz é antes sofrer, perder quase tudo que vc acha importante, levar vários tombos durante a sua vida, passar por desilusões, muitas desilusões, chegar perto do fundo do poço, no abismo e simplismente agradecer pela sua vida. Você pode ser feliz por estar ainda estar respirando ar puro, neste mundo cheio de poluições, você pode ser feliz por acordar, você pode ser feliz por voltar do trabalho são e salvo.
A felicidade está nas pequenas coisas, e a gente nem percebe.

Eduardo o/ disse...

gostei bastante do texto *_*


se puder passa lá

http://oarlecrim.blogspot.com

Inez disse...

As relações humanas são realmente difíceis, sempre há alguém do meio familiar ou social que não pode ver o outro feliz.
Não são as relações humanas que são complicadas, são as pessoas que complicam.
Parabéns pelo texto.

Anônimo disse...

verdade, temos que enfrentar dificuldades para aprendrer com a vida, ótimo blog, xoxo

Anônimo disse...

sinceramente discordo da maioria de suas ideias
mas gostei da escrita e do blog
parabens!

http://verbalkahn.blogspot.com/

kbritovb disse...

verdadeiramente feliz? complicado hein sempre falta algo pra algumas pessoas pra mim varias coisas mas tento ser feliz com o que tenho =]
axo que se manter feliz é mais importante que tá 100% feliz

Débora Francischini disse...

Ser feliz??? Creio que ser feliz é uma condição, estamos agora, daqui a pouco não estamos mais! Puro momento, que por medo ou por nào estamos satisfeitas não o estendemos... Então a felicidade acaba.
Nunca estamos completamente felizes, o acaso muitas vezes fazem com que deixemos este sentimento de lado, nos preocupando mais com os problemas do que com o que nos faz bem.

Parabéns pelo excelente texto, muito bem abordado.

Daniel Rodrigues Gomes disse...

Olha esse Marcelo Leite que imbecil! Jesus é chupa cu de merda! Felicidade é dinheiro no bolso e poder para pisar nos outros antes que eles pisem em você.

Rodrigo disse...

Não existe felicidade constante e sim momentos felizes. É por isso que temos que aproveitar esses momentos e vive-los da melhor forma possivel.

Vinicius Colares disse...

Concordo em genero, numero e grau, principalmente qnd vc fala que quem está por baixo geralmente é mais feliz... excelente reflexão!!!

Anônimo disse...

Apenas a constatação da busca do homem pelo que é eterno. Por isso mesmo essa insatisfação inglória.

Lucas Alves disse...

pontos de vista muito parecidos com os meus...
nao me acho pessimista,
tenho os pés no chao...
um medo de subir no alto da felicidade
e, depois dela, levar um tombo bem feio e dolorido...
vivamos entao o instante agora
e temos q refletir sobre ele.

veja tbm
www.ovolumeunico.blogspot.com

Unknown disse...

É como diz a música: "Viver e não ter a vergonha de ser FELIZ" q nada mais é do q um estado de espírito. Adorei o post e acho q depois desse vou virar até seguidor hehe...
Grande abraço, Érico do cinemeirosnews

Camile Christina disse...

Adorei o post concordo com basimente tudo que vc disse .
Felicidade ?
Viver realmente e complicado !

Unknown disse...

Algo só é nosso quando não é fácil de alcançar - é uma verdade na Qabalah e além dela.

Fácil não teria graça mesmo e seria totalmente entediante - e falso.

Apenas concordâncias com o texto, bueno!

Uacht!

Lacobos
http://dadonanet.blogspot.com/

Fabiano Roberto disse...

a parte sobre os medos e se acontecer.... me fez lembrar um outro texto que diz mais ou menos o seguinte que se você não muda por medo da desgraça não consegue impedir a degraça de chegar até você...

tudo muda neste mundo é impossível ficar parado

Anônimo disse...

Queridos amigos avassaladores... Uma das coisas mais chatas da vida é o marasmo!a mesmice... a falta de agito... pode ser briga de familia... qualquer coisa que movimente sua adrenalina, seretoninas etc e tal... Uma vida morna é horrivel! Viva o tumulto... brainstorm... toró de ideias... e emoções!A frase "se fosse facil, não seria tão divertido" fecha bem a ideia.

Anônimo disse...

Quer o melhor exemplo mais legal sobre isso? O filme "Em busca da felicidade", imagina-se que ele será um filme legal certo? Mas é sobre toda a tristeza que você pode encontrar. É aquilo, só sabemos o que é a felicidade quando estivemos triste. Precisamos da bendita comparação... afinal como medir? O ser humano é a máquina de ação, se está perfeito tem que estragar, se está estragado tem que consertar. Posso te dizer, eu sou feliz... mas procuro um problema pra me enfiar. Afinal ser feliz vira rotina, e rotina não alegra ninguém .. que triste não?

Dancer disse...

dificilmente a felicidade acaba, por que ela é um sentimento muito presente

depressão é uma anti-felicidade

todos os pontos, e sentimentos, são normais na nossa vida

com o tempo aprendemos coisas novas, e aprendemos que ver seus netos crescerem tmb é um ato de felicdade

bjosss

Blog do Jeco disse...

Gutt, outro post maravilhoso.

Cara, qunto ao título do post, você tem toda razão.

Tudo que vem fácil, vai fácil.

Não existe nada melhor do que realizar nossos objetivos com esforço próprio.

Deus está certo quando diz que não abençoa de UMA SÓ VEZ seu servo, pois ele é fraco e não saberá administrar com sabedoria tudo que recebeu.

Abraços..

Nah.D disse...

Eu acho que ninguem é 100% feliz em nenhum momento da vida,infelizmente

Anônimo disse...

Vc pode ter medo de ir pro inferno.

Unknown disse...

Parabéns, pois seus textos fazem pensarmos na essência da vida, ou qual nosso papel.
Abraços
Leonardo Bento