domingo, 25 de outubro de 2009

A realidade e a cefaléia crônica...


Ao que parece, ao menos para o IBGE, a renda do brasileiro médio cresceu, o desemprego caiu e estaríamos voltando aos patamares da pré-crise. (E isso é bom?)


Mas a realidade, fora da estatística do IBGE prova-se inversa... Quer um exemplinho bem claro e objetivo?


No Rio de Janeiro, abriu-se vaga para concurso, vaga de gari. Ao que parece, eram 1.400 vagas disponíveis.

Benefícios: Vale-transporte, plano de saúde, tíquete-alimentação e claro, o “atrativo máximo”, o salário: R$ 486,10. O suficiente para atrair 109.193 inscritos até ontem (25/11/09, ultimo dia de inscrição), dos quais 45 doutores, 22 mestres, 1026 candidatos com nível superior completo e 3.180 com superior incompleto.


Diante de todos esses formados e estudiosos, seria absolutamente injusto para quem tem apenas a 4ª série do ensino fundamental concorrer a essa vaga. Porém, há o teste físico, e ai está a compensação... testes físicos provam-se muito mais úteis a essa profissão tão sofrida do que os títulos e canudos.


Sabe qual é o risco de tais pessoas prestarem essa prova? É o sujeito ou a fulana sair com a nítida impressão de que estudou tanto, mas nem para gari serve! ¬¬ rsrs...


Os formandos mal tiram a beca da tão sonhada formatura e o que acontece? O jornalista disputa qualquer vaguinha em qualquer repartição pública. A engenheira corre para um concurso de fiscal da Receita. Advogados caem Às pencas de toda a parte, desde taxistas até porteiros! E daí por diante...


Na terça-feira passada, nosso ilustre presidente nacional esteve todo orgulhosinho, ao afirmar que o ProUni colocou quase o mesmo número de estudantes que as universidades federais desde que elas existem... Mas eu pergunto... PARA QUE ?!


Encher indiscriminadamente entidades privadas com alunos, só tende a frustrá-los num futuro próximo. Profissionais com um diploma, mas, que provam-se inúteis, mero enfeite de sala! Há muito investimento a fazer em educação, inclusive no ensino público superior e no profissionalizante!


Será que é assim que se melhora o tal I.D.H (Índice de Desenvolvimento Humano), a qualidade do emprego e a própria educação?


O jeito por enquanto, é continuar matando cachorro a grito, e se preparar um pouco mais, para os tais testes de aptidão física... ¬¬

Guttwein, T.

80 Opiniões:

CAMILA de Araujo disse...

É o Brasil, amigo.
Essas coisas só acontecem no nosso país

www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

Anônimo disse...

A pergunta é: quando será que vamos deixar de matar cachorro a grito?... valeu!

Doutor Crimson disse...

Quando nós lemos algo desse tipo, logo vem na cabeça: "O Brasil é foda!".

Porém, acho que falta um pouco de competência pra esses profissionais, pois há muitas vagas pra pouco cara bom no mercado.

Eu acharia legal você abordar esse assunto!

Seu blog é ótimo.

David Aragon™ disse...

É uma tendência nova, a classe média escolarizada está toda correndo para os concursos públicos, mesmo aqueles que antes eram mais procurados pelas pessoas mais pobres.

Parece que o salário é pequeno, mas ser servidor público tem muitas vantagens - estabilidade, facilidade para conseguir financiamentos nos bancos (casa, carro), sem falar que você só é demitido se fizer uma merda muito grande.

CHINFRAS e TALS

Anônimo disse...

é amigo! mostra que a profissão de gari está em alta muito valorizada! rsss..

realmente para quem está desempregado tentando de tudo! uma vaga dessas até cairia bem no final do mês. nos dias de hoje quem tem seu emprego que seure. não está fácil!

G Santi disse...

Guttwein,

Quando eu entrei na página do UOl essa semana e vi essa notícia, fiquei chocado, mas nem tanto. A vaga de gari resolveria a vida de muita gente no Rio, gente que esta desempregada e desesperada por emprego. E quando se tem muitas dívidas, tudo vale para conseguir dinheiro e acertar a vida do brasileiro.
Parece piada, mas é a realidade. Já vi reportagem de mendigo em são Paulo formado em administração, direito e outros cursos, mas sem sucesso.
Concordo em termos com você. Pois você citou o prouni, como um programa ineficiente, será que você está certo disso?
Eu me formei pelo prouni, não paguei mensalidade, o que muitos da minha sala, em universidade particular, pagaram. De 70 alunos, 4 saíram trabalhando na área, eu fui um desses. Sorte ou dedicação?
Existe sim, erro do governo no programa educacional, formando jovens em áreas erradas e frustando esses em um futuro proximo. Isso por falta de orientação vocacional e inúmeros outros fatores que envolvem a hora de escolher a profissão p/ o resto da vida.
Rotular os formados em certos programas educacionais não é certo. Mas concordo em dizer que o Brasil tem muito a evoluir no processo educacional, que é o futuro da economia e do I.D.H. brasileiro.

Abraço.

MKTfocus

Vini e Carol disse...

Eu não estudaria para ser gari, mesmo respeitando e muito essa profissão.

O desemprego aqui é enorme, não só o que aparece na TV, o crescimento de nosso país está apenas para os jornalistas, nós mesmo não vemos nada crescendo...(só a roubalheira, juros, impostos e etc)

Rapha disse...

Brasil sempre Brasil!

Virgínia Larghi disse...

Pois é,mas ñ é a primeira,nem será a última vez que isso acontece;lamentavelmente enquanto tivermos aquele bando de canalhas constituindo nosso Congresso,a coisa vai rolar desse jeito.
Mas não devemos nos iludir achando que só no Brasil 'rola' isso,a crise tá generalizada,o problema é que aqui as coisas sempre se desenvovem de maneira pior.
Hasta la vista.

Dan. disse...

Não acredito nestas pesquisas!!!
Muito relativo!

Anônimo disse...

eh verooo! nosso querido brasil
infelismente realmente eh a realidade hehehehhehehe
cabe realmente a quem mudar isso?
ham?

iMarty Turbo disse...

é, so no brasil msm, nem sabia q um emprego de gari,era tão disputado assim...

Joycinha disse...

Fazer oque é o nosso brasil!

Carolina disse...

Oi ! Achei seu blog na comunidade do blogspot no orkut e vim comentar. Gostei mto dos seus textos ! Vou passar a te visitar mais vezes. =) E quanto ao post, é realmente triste ver a que ponto chegamos. Nos matamos de estudar p/ser "alguém na vida", mas nosso país simplesmente não garante as condições p/tal. Tanto que vários doutores, mestres e universitários estão disputando até vaga p/gari. Deprimente.

Pedro Prado disse...

Onde nós vamos parar?
Algumas pessoas trabalham pouco e ganham muito enquanto otras se esforçam para um sálario minimo!
Essa deve ser a tal da "TODOS SÃO IGUAIS"!
=(

Marcus disse...

Eu não acredito que uma pessoa tão estuda vai trabalhar como gari, eu acretito que essas pessoas fazem as provas só para fazer, conheço muitas pessoas que fazem concurso só como teste. Pelo menos no estado de São Paulo, quem tem estudo, consegue um bom emprego na maioria das vezes.

alexandre viola disse...

legal a postagem

Jeniffer Yara disse...

Caramba! Me tirou a vontade de fazer universidade e me formar! Infelizmente eu sei que é essa arealidade de nosso país,mas sinceramente não quero acreditar que vou gastar dinheiro e mais dinheiro e mais anos fazendo faculdade,para concorrer á uma vaga de agri por aí, o Brasil tem mesmo que investir mais em sua educação,e em seu mercado de trabalho,por que não adianta nada ter vários e vários formandos por aí, mas não ter vagas para os mesmos!

Bjs!

Fábio Flora disse...

Uma notícia como essa não pode desmotivar os estudantes. O diploma universitário ainda é (e continuará a ser) importantíssimo para quem quiser um futuro melhor. Abraços e sucesso com o blog!

Unknown disse...

Alguém conhece a música do Seu Jorge, "Trabalhador"?? kkk combina com essa notícia...

Bem legal o blog, parabéns!
Depois da uma passadinha no meu blog... Pra dar umas risadas e esquecer a realidade do Brasil... ;)
www.gengivadevaca.com.br

mulherices disse...

O Governo (qualquer governo) só está interessado nos números estatísticos, sobre os quais se promove, chamando para si todos os méritos.

Fato é que estamos bem longe de viver no país das maravilhas!

Anônimo disse...

Queridos amigos avassaladores...
Não sei se posso crer nesse volume de pessoas com titulos inscritas para gari com vistas a um salario minimo mais beneficios seja verdade... ou então deveriamos olhar mais profundamente e verificar o nivel dessa formação... Hoje em dia há cursos que não merecem diploma de ensino médio que dirá universitario...
Não creio que alguem que investiu dinheiro( e muito) e tempo para fazer um doutorado deseje ganhar um salario minimo...
Pode ser, mas não creio.
Quanto ao restante... acredito de ponta a ponta!

Anônimo disse...

Queridos amigos avassaladores... voltei porque lembrei de uma razão para tantas pessoas tentarem o concurso....Encontrar a fama e fortuna na pista do sambodromo e viajar o mundo todo fazendo apresnetaões de samba vestido de gari

Mariana Ohana disse...

é o brasil..

Dalete disse...

Ou seja!
estatisticas do IBJE totalmente FAIL!

Um cara disse...

Lastimável esses dados apresentados nesse post. De doutores a universitários concorrendo a vagas que, em geral, deveria ser preenchida por pessoas de pouca estudo, relamnte mostra que aquela balela de que "falta mão-de-obra qualificada" em certos lugares do país não passa de ser o que é, uma balela.

Anônimo disse...

isso só me leve a me entristecer pq estou no ultimo ano do ensino médio prestes a ir a uma facu
entao me pergunto pra que me formar...nem para gari eu sirvo?
não a fé é a ultima q morre kkk

Paulo Américo disse...

Sempre faltará alguma coisa, brasileiro parece que não consegue fazer algo certo. O que adianta socar diploma para os jovens se eles não tem vagas para exercer a profissão?

E por aí, vai, país que tem apenas esperança é o nosso.

::mônica:: disse...

O problema é que o brasileiro tem sempre que estar na vantagem. Vejo, por experiência própria, que se o empesário deixa de ganha cinquenta centavos em um mes isso já é motivo para colocar pessoal na rua. Acho impressionante a forma amadora com que a maior parte das empresas de medio porte no pais se comportam. Exploram o trabalhador e no primeiro momento de teste a solução é "manda uma porção embora e toca o barco..."

me indigina d++++ isso ¬¬'

Yaser Yusuf disse...

A GRANDE VERDADE É AQUELA QUE NÃO VEMOS...
ESSE PAIS É UMA GRANDE FARSA!
TODOS QUEREM LEVR VANTAGEM E QUE SE LIXE O PROXIMO...
SABE -SE LA DEUS QUANDO TODOS VAMSO ACORDAR!

OBRIGADO POR POSTAR EM MEU BLOG!

GRANDE ABRAÇO E BOA SEMANA!

Adriana Resende disse...

Tenho tando a dizer sobre este assunto que chega a ser chato.
Eu aos 31 anos estou fazendo um curso técnico, estou desempregada e recentemente fui desclassificada de uma seletiva de emprego por estudar, e pessoas mais jovens que eu e com mais estudo foram desclassificados por falta de experiência na área, e por aí vai...
Quanto à vaga de gari...é por estas e outras que várias pessoas vão de encontro a este tipo de concurso, rendendo dinheiros e mais dinheiros aos cofres públicos...

um abraço.

The Onna Girl disse...

É o Brasil né ....
O problema é que todo mundo quer levar ventagem, tipo, eles contratam um e matam ele de tarbalhar pra ganhar um misero salário, enquanto isso eles demitem um monte de funcionários...
Isso só desanima nós jovens que estamos estudando pra caramba, e quando termimarnos pra onde vai todo esse estudo ?
foda.

Parabééns pelo blog ^^

;**

Charles Bravowood disse...

Texto revelador e preciso. Bom de apreciar.

Charlie B.

Valéria lima disse...

Não acredito que uma pessoa com formação se canditaria a uma vaga de gari.

Dobby Mal disse...

O Emprego realmente aumentou no Brasil, isso é inegavel...
O Fato de ter uma alta procura para um determinado emprego não quer dizer nada...
O problema é que a oferta de emprego não esta "destribuida" com igualdade...
Há empregos, porem não nas grandes cidades...
Esse é o real probelma...

Anônimo disse...

Queridos amigos avassaladores...

Voltei para contar o que aconteceu hoje. Minha empregada estava reclamando sobre isso... pessoas com diplomas que se inscrevem para concorrer a vagas de trabalho com baixos salarios...Ela estava muito revoltada pois a fila já é grande e ainda mais com essa concorrencia desleal... e sabe de uma coisa... ela está certíssima!Não deveria ser aceita a inscrição de pessoas com qualificações acima do necessario.

Atrevido disse...

Aumentou, mas eu ainda vivo na treva sem ter um emprego próprio. Muito bom o seu post, bastante informativo.

Unknown disse...

Infelizmente a grande parte das pessoas saem da Escola ou Faculdade somente com o tíulo ou diploma. Conhecimento mínimo e criativade quase zero. Os trabalhadores atuais estão à procura do setor público, seja para qual cargo for. Dizem que é pela segurança. Não acredito que seja uma boa estratégia.
Inté...

Breno Alves disse...

kkkkkkk.... caramba fiquei impressionado no tanto de inscrito. Eita Brasil Fuleiro
hehhe

Karina Kate disse...

Realmente, é o Brasil!
Infelizmente temos que nos deparar frente a notícias como essa. Deprimente...

Unknown disse...

nossa...tudo isso pra vaga de garis...e um salario muito ruim eles deveiam ganhar muito mais...,as esse e nosso brasil...

Vinícius Cortez disse...

Interessantíssimo ponto levantado, amigo!

A dura verdade é que no Brasil há o mito do desemprego. Empregos é o que mais há, e dos bons, dos ótimos, o que falta é quem ocupá-los. De que adianta uma "quinta economia mundial" com cem mil candidatos a gari e uma multidão de lugares vagos nos laboratórios?

Abraços!

Mendy disse...

Isso é a total realidade e é uma realidade triste. Conheço varias pessoas que são formadas no ensino superior e estão longe de trabalhar em suas áreas. Eu tive uma professora de psicologia, ma faculdade, que disse que teve que tirar o mestrado do curriculo, para ser contratada. triste

Unknown disse...

Sinal dos tempos. Tantos qualifiados, mas sem espaço... e tantos sem muito preparo nos serviços informais... e a violência cresce!

Boa reflexão.

abs.
http://escondidin.blogspot.com/

Blog Ten disse...

Legal, mas eu não qro ser gari!

Mariana Ohana disse...

é, realmente.
e como o salrio é bom..

Camila disse...

Não acho ruim essa noticia, acho que quanto mais gente tiver acesso a educação superior, melhor será para todos...

Faculdade não é só para ter diplominha na parede e empreguinho que paga bem,,, é para fazer uma população mais culta e critica.

Espaço no mercado, vai ter para os melhores.

Praxedes de Oliveira. disse...

É como já disse, não sei quem: Na prática a teoria é outra.

Arnek disse...

No Brasil acho que existem vagas para todos o problema e que é necessário esforço dedicação e nunca parar de atualizar

Francis Martin disse...

Eu não acredito!!! Como um cara é Doutor e concorre a vaga de gari? Imagino o cara, doutor em literatura, corrigindo meus rascunhos que joguei no lixo. Ele chega para mim e diz "tive o cuidado de corrigir, essas locuções adverbiais estão totalmente errôneas, meu rapaz".

Millena disse...

Não se a pesquisa do IBGE as pessoas não entendem as perguntas e mentem ou se camuflam a verdade.
Concursos públicos são sempre muitos concorridos mesmo.
O problema é que tudo tem que ter experiência só que ninguém dá oportunidade para as pessoas terem o primeiro emprego.
Atualização é sempre importante em qualquer área.

Unknown disse...

A coisa tá feia! Até eu pensei em entrar nessa.

Anônimo disse...

nem sei o que dizer quanto à esse lance de doutor, mestre etc. prestarem concurso como esse de gari.
Sempre escuto falar que essa situação acontece, mas, acho no mínimo esquisito...
por que essas pessoas não prestam cuncurso em suas áreas?

Anônimo disse...

Ainda falta muito uma interação entre a escola e universidades e o mercado de trablaho no Brasil... somos todos provas vivas disso...


Visista ae qq hora:
http://catalepsiaprodutiva.blogspot.com/

Ingo disse...

Isso mostra a situação do BRASIL

Anônimo disse...

Os indices melhoraram sim, mas não é mágica, não é em poucos anos que problemas seculares são resolvidosm ainda mais sem a colaboração de uma população onde, até os que são um pouco esclarescidos, são muito ignorantes.

Abraço!

Rafa disse...

é o Brasil....

Eu esperava por isso, fruto do Mula, vc estuda e n trabalha, um mal que assola o pais... A proxima adm tera de olhar bem para isso

http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/2009/10/ao-mestre-pelo-dia-dos-professores.html

Igor Feijão disse...

Oq me deixa encucado eh q doutores e mestres se inscrevem para fazer o concurso.....nao temos empregos para dar a essas pessoas! ate q ponto xegamos!

Esther disse...

Bem graças a Deus ainda existe o Pro Uni, conheço dezenas de pessoas que os fizeram, alias alunos meus de capacitaçao profisinal e sei que foi importantissimo, fator chave mesmo para estes que nao tinham renda e puderam estudar e cuidar da família, geralmente constituída cedo!!
dou graças ao Presidente que nos fez realmente andar!!! pela primeira vez emprestamo\s dinheiro e NAO pedimos ao FMI!! viva LULA! que tornou a economia estável! e Deus proteja este país nos proximos anos pq nao sei como ficará sem ele!

Luiz Scalercio disse...

nao tem jeito brasl e assim
nao vai mudar ta.

Lucas Rodrigues disse...

Muito bom o blog, parabéns

Pobre esponja disse...

Oi, parceiros.
Então, concordo com o texto, mas tem um porém. O IBGE, o qual já trabalhei, é uma instituição séria, até segunda ordem é a única que creio na honestidade. Quando eles anunciam que o desemprego caiu é porque caiu, são dados; eles não estão dizendo que melhorou a vida é o número frio, cabendo a outros interpretarem.

abç
Pobre Esponja

Unknown disse...

É a Terra Dourada, que não cresce por estar em "berço estreito", nada esplêndido, nada...

Thâmara Cristina disse...

Valeu pela visita!

-Tri disse...

Pena que o doutor não vai varrer a rua, vai cair na peneira e fazer trabalho, ainda sujo, mas interno. E dai subir na empresa e mamar muita grana na teta do governo.

teste disse...

O nome disso é o desespero que nosso país vive! Uma vergonha e como vc mesmo disse, se preparar para o exame físico! KKKKKKKKK!!! Como já dizia Renato Russo " Que país é esse"!

Unknown disse...

Brasil, Brasil...
Muito bom o post,
é o 2° post que leio sobre esse concurso hoje, mas os dois com perspectivas distintas.

Anônimo disse...

Queridos amigos avassaladores...este assunto é tão absurdo que voltei... ontem vi no RJ-TV que dos inscritos que já confirmaram com pagamento da mesma, por volta de 50 candidatos declararam ter titulo de doutorado...Continuo descrente da sinceridade dessas pessoas em participar do concurso para gari....Há milhares de outros concursos e outras oportunidaes para quem tem tanto preparo...Porque essas pessoas estariam assumindo este lugar?

Unknown disse...

É... voltar a crise nunca é bom.. mas enfim, menos desemprego pra quem? Meu marido tem um excelente currículo e ficou cerca de 9 meses desempregado... o IBGE não vive n Brasil, né? OU foi alfabetizado em inglês... tsc tsc tsc.

Ana Célia disse...

nada contra a profissao de gari, que é muito importante para a nossa sociedade..mas doutores e mesres se candidatando a uma vaga por 400 e poucos reais? Realmente....estamos mtando cachorro a grito...mas, para o IBGE parece que não. Esse é o problema...pra esse país, somos apenas estatísticas, e não seres humanos!

Unknown disse...

Olá amigão, aki quem vos escreve é o seu amigo Érico do blog cinemeirosnews q vc tbém visitou recentemente. Bom, em primeiro lugar gostaria de agradecer seu comentário e sua força. Ainda estou no inicio mais um dia quem sabe chego no seu nível. Falando nisso, fiz até uma nova postagem sobre o nosso festival de cinema e se vc quiser depois confere lá ok. E com relação ao seu post, gostaria de dizer q é o tipo de texto q eu gosto de ler, uma leitura agradável e ao mesmo tempo informátiva mostrando um pouco da realidade em q se encontra o nosso país com relação ao desemprego e tbém à educação e suas tirados ironicas dão o tom de "acidez" necessária ao texto. Gostei tanto q acho q vou até virar seguidor. Grande abraço e sucesso sempre

Mangamen disse...

Cara, é só mesmo o Brasil que consegue isso!!!

Mas verdade seja dita: no Brasil, advogado é que nem mato!

E normal ver engenheiros como garçons, advogados como garis e medicos trabalhando no boteco da esquina. Não tem querer, aqui, de certa forma, não vale tanto a pena se formar, porque vai acabar ainda trabalhando na "Borracharia do Alemão" com um diploma de Doutorado pregado na tua parede lá de casa!

Bom texto.. Gostei.

Sou Eduardo Dörr, postando pelo tópico "Comente no Blog Acima" da comunidade do Orkut "[Ferramentas Blog]"

Boa Tarde!

Caroline disse...

Não me espanto mais com essas coisas... isso é Brasil.

Karina Kate disse...

A sua foto também me lembra o gari carioca, Renato Lourenço, que acorda as 4 horas da manhã e mesmo assim, independente de sua profissão e seu estado de vida, é o cara sorriso! alegre e incrívelmente feliz!

Braga disse...

é né o Brasil vai demorar a mudar se mudar =\
gostei do blog parabéns.

Jônatas disse...

ée gente :T

Blog do Jeco disse...

Isso pra mim é algo normal. Há poucos meses, aqui em Belém, teve um concurso para gari. No dia para a entrega de curriculos, havia várias pessoas que chegou a dá uma volta em dois quarterões. Dava pra notar que não era só gente paupérrima querendo uma vaga, havia pessoas com um grau de instrução elevado.
Isso é reflexo de um governo incopetente, que não garante um lugar para um médico (peguei ele como exempo) em um hsspital, Temos que sair mendigando atrás de oportunidade na área em que nos formamos.
Hoje, diploma não serve mais pra nada.
Abraços...

- BieL - disse...

nossa tava lendo esse texto e acabei lembrando da minha vida :S
lá onde trabalho sou um dos raros funcinários que tem ensino médio completo
tem gente lá que mal sabe escrever =x
Enfim, realidade brasileira!

Amandaa G. disse...

AUAIUDHAUHDIAUHSUIHD

Unknown disse...

Cresceu nada, só iria crescer se aumentasse p salário e as contas não, mas no Brasil antes de subir o salário já aumentam os transportes.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.com.br
www.twitter.com/rubenscorreia