sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

UM BRINDE!!! Aos advogados-cidadãos!!!


UM BRINDE!!! A quê??? Não, não... a quem. Um brinde a mim e aos meus amigos (e só os amigos mesmo, do coração) de faculdade que cumpriram seu papel! Sim senhores, eis que são lançados no mercado mais uma leva de advogados (as). Mas, nós não somos iguais, e não somos arrogantes... porém, peço licença aos profissionais das outras áreas pra podermos nos vangloriar. E dizer com imenso orgulho: “Sou formada em Direito!”.

Apesar de eu não trabalhar na área, e ter me decepcionado muito com o mundo jurídico ao longo da minha faculdade, sinto orgulho do meu esforço, do meu estudo, dos conhecimentos que adquiri e o principal, de ser uma profunda conhecedora das leis desse país. E afirmo: Direito deveria ser um curso obrigatório! Sim, porque adoramos reclamar do Brasil, criticar as pessoas, os políticos, a miséria... e o que fazemos? Nós, cidadãos que somos, onde está nossa parcela de culpa? Para muitos é assim, o governo que se vire e pronto!

Muito do que o Brasil é hoje, é uma conseqüência das atitudes de cada um de nós. E vejo isso em pequenos gestos. Se compramos um produto com defeito, preferimos aceitar ao invés de processar o fornecedor. Se nossos utensílios domésticos queimam numa tempestade, jamais cogitamos a hipótese de responsabilizar juridicamente a companhia responsável pelo fornecimento de luz. Se o mecânico nos engana superfaturando no valor das peças, simplesmente pagamos por não entender do assunto. E outros milhões de casos que poderiam exemplificar a pacificidade dos cidadãos diante das coisas erradas.

É minha gente, a justiça está aí, as leis também! E ao contrário do que muitos pensam, ela não é ineficaz (claro, há sim reformas a serem feitas), mas temos leis poderosas e eficazes, como o Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto da Criança e do Adolescente e outras, apenas esperando que os cidadãos as utilizem como instrumento de justiça! E pra provar lhes digo: somente nesse semestre de 2008, minha mãe foi vencedora de 4 processos judiciais e eu estou prestes a vencer o terceiro. Ou seja, só aí temos 7 causas ganhas, sendo todas decididas no Juizado Especial Cível, no qual não é necessário ser representado por um advogado. Inclusive, minha mãe foi citada em uma matéria no Jornal da Tarde de São Paulo como exemplo de cidadã que busca seus direitos e faz com que as leis sejam cumpridas. E ainda tenho que escutar da minha gerente no trabalho: “mas que vergonha, sair no jornal por processar todo mundo”. Só coube a mim uma resposta, que serviu pra ela e serve também aos pacíficos de plantão: “vergonha é baixar a cabeça e aceitar o que está errado, estamos recorrendo aos NOSSOS direitos. Se tem alguém que deve sentir vergonha aqui, são os que enganam o consumidor!”.

Tudo isso pra dizer do orgulho que tenho em ter chegado até aqui. Homenagear os profissionais honestos, servidores da justiça. Os que carregam consigo a carteirinha vermelha almejada por muitos (OAB). Os meus amigos de faculdade, que muito lutaram!

E digam o que quiserem... que “nos achamos”, que somos arrogantes, que somos insuportáveis... Nós sabemos, somos uma parcela favorecida da população e por isso nos vangloriamos tanto.
UM BRINDE!!! Aos honestos detentores e conhecedores da LEI! Aos que questionam, exercem, e brigam por seus direitos e pelos direitos dos outros! Mais do que ADVOGADOS... CIDADÃOS!
Ariane Aleixo

3 Opiniões:

Unknown disse...

Que lindo! Fiquei emocionada!!
Tenho certeza Ary que faremos diferença para esse mundo! Somos diferentes, profissionais que não existem no mercado. Somos a nova geração do Direito! Chega de estereótipos. Cada um irá defender com garra o que acredita. Iremos proteger os injustiçados, prender quem merece e defender a coisa mais preciosa deste mundo, o meio ambiente (para mim pelo menos, e acredito que para você também.. rss..).
Vamos fazer a diferença!
Te adoro amiga!
Obrigada por todo apoio e amizade desses 5 anos!!
Beijos

Unknown disse...

Ahh essa menina é meu orgulho!!!
É Ary, só nos estudantes de direito sabemos como é essa luta contra a injustiça. Como é incarar uma faculdade de 5 anos para ajudar as pessoas. O que me deixa triste é ter um mercado extremamente lotado e com isso ñ dando vez para aquele que pode ser mto bom nisso!
Eu tenho muito orgulho de falar que sou formada em direito. Eu sou uma doutora!!! E não venham me falar que os unicos doutores são aqueles que fazem doutorado, pois conforme o Código de Napoleão, o bacharel de direito ja é um doutor!!!
Que Deus nos abençoe!!!
bjus

Gutt e Ariane disse...

É isso amiga! Faremos a diferença, firmes na proteção ao meio ambiente!
Obrigada pela amizade e pelo aprendizado!Te adoro Mi!

E é isso Mô!! Somos doutores e ninguém nos tirará isso!!! Uma chuva de bençãos pra nós! Te adoro!