O tempo é curto e precisamos chegar a algum lugar. Cada um sabe onde é sua "linha de chegada", e se dedicam tanto a cruzá-la, que não sobra espaço para mais ninguém. "O casamento está em extinção"! É o que ouço por aí... Será mesmo?? Será que as pessoas não sonham mais em juntar as escovas de dente? O sonho dourado de viver feliz para sempre é coisa do passado?
Voltando às matérias que vi essa semana...
Na TV, juntaram casais de velhinhos que estão casados há mais de 50 anos e os questionaram sobre a fórmula mágica do amor! Qual seria o segredo para uma união tão longa? E os velhinhos respondiam: tolerância... paciência... saber ceder... bom humor...Na revista, juntaram casais jovens, mas que também são considerados verdadeiros recordistas na categoria amarrados para sempre. Casais com união de 10, 12, 15 anos, contavam seus segredinhos para a raridade conquistada. E diziam: fazer massagem nos pés da esposa após um exaustivo dia de trabalho... saber sorrir com ternura quando o marido está estressado... dividir a cozinha com ela... deixar o jantar pronto pra ele... saber dar um olhar diferente e cativante.
Enfim, receitas para quem ainda busca o matrimônio. Eu, que ainda sou uma das sonhadoras de plantão na questão, voltei minha atenção para um casal de velinhos que disse: "nossa cumplicidade é tamanha, que basta um olhar, e um já sabe o que o outro está pensando". E também outro em que a mulher disse: "o segredo é ceder". E prontamente o marido respondeu: "mas eu cedo mais!"; e em seguida uma gargalhada dos dois. No primeiro comentário, vemos a cumplicidade estampada; no segundo, vemos a paciência e a impaciência juntas, e o bom humor acima de tudo.
Isso me fez pensar que, todas essas coisas citadas, compõem um relacionamento estável e feliz. Mas, quem realmente quer manter uma união duradoura, desenvolverá seus próprios segredinhos pra isso. Afinal, viver junto é um aprendizado diário, em que ambos trocam suas experiências em benefício do sentimento maior que os uniu.
Casamento é a denominação que inventaram, mas o que faz mesmo sentido é o objetivo de cada um de estar junto e dividir tudo que vier. Uma felicidade na simplicidade do querer, do gostar... é a vontade de que sua história se misture com a história do outro, tornando o viver numa história só... "e que seja eterno enquanto dure"...
P.S.: eu sonho que, quando chegar a minha vez, dure mesmo a vida toda... rsrs!Ariane Aleixo
Nossas postagens no seu email!