Somente agora incrédulos amigos, é que os digníssimos Srs. do Tribunal Superior Eleitoral estudam (sim, ainda estão COGITANDO) adotar normas mais duras e por consequência, mais transparentes contra as tidas “doações ocultas” já para as próximas eleições (a se realizar em 2010).
O nobre objetivo é evitar que a destinação de recursos às campanhas seja descaradamente camuflada como “doações” aos partidos políticos e seus representantes. No Brasil, são os partidos que têm (de posse mesmo) eleitores, e não eleitores que têm um partido... uma inversão de valores notável!!!
O que vem acontecendo, é que parte significativa do dinheiro destinado aos candidatos é contabilizada como DOAÇÃO aos partidos. Segundo o jornal Folha de São Paulo, com dados levantados perante a Justiça Eleitoral, o total de doações “ocultas” chega perto da cifra de 260 milhões de reais!!!!!!!
Para tentar deixar menos escandaloso, obviamente, o TST ditará obrigatoriedade de abertura e utilização de uma conta bancária específica para receber e repassar as supostas doações às campanhas. OBVIAMENTE e não sei o porquê de somente fazer isso só agora, conhecer o vínculo entre candidatos e seus apoiadores é ultra saudável para isso que apelidamos atualmente de Democracia!.
É mais do que necessário ampliar a transparência sobre as doações!.
Porque vocês acham que os partidos demoram tanto para prestar contas quando diante de uma solicitação? rs... Tempo hábil para as manipulações (lê-se MUTRETAS mesmo...). Até onde sei, os candidatos, logo após eleitos, já precisam abrir suas contas, porém, e misteriosamente, os partidos tem até o dia 30 de Abril de cada ano vigente para fazerem o mesmo!.
Um caso gritante e não menos importante, são os dos recursos advindos de ONGs e de entidades que recebem verbas públicas – que NATURALMENTE são vedados aos candidatos... O projeto em questão, pretende estender também a proibição aos partidos políticos (já não sem tempo).
Agora é esperar, pra ver se a pizza será de 4 queijos ou se vai pra frente e diminui a safadeza!. Acabar que é bom, não acaba... mas diminuir já é alguma coisa!
1 Opiniões:
Isso tem jeito de abraço de afogado de algum político que viu diminuir sua verba.
Não que seja isso que tenha ocorrido... mas que está estranho está. Afinal, parece algo a favor do povo.
Medo.
Postar um comentário